DESAFIO PARA JOVENS SOBRE OBEDIÊNCIA ÀS AUTORIDADES

Por Pr. Jaime Kemp*

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

"Embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu",

Hebreus 5.8

 

Uma das lições básicas que Deus quer que todo jovem aprenda é saber viver sob as autoridades que Ele mesmo estabeleceu (Romanos 13.1).

Umas das personagens bíblicas que mais ilustra isso é o rei Josias.

Ele foi um dos mais brilhantes e destacados reis de Israel, a ponto da Bíblia dizer que: "depois dele nunca se levantou outro igual" (2 Reis 23.25). Já no início de sua vida ele começou a sobressair-se das demais crianças. Com apenas 8 anos já reinava em Jerusalém (2 Crônicas 34). Fico pensando que, se estivéssemos sob autoridade de um governante de oito anos de idade, estaríamos todos chupando pirulito!!

O que transformou esse menino em um monarca tão produtivo e marcante está revelado em 2 Crônicas 34.2: "Fez o que era reto perante o Senhor, … e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda."

Aqui estão algumas evidências do sucesso de Josias frente ao povo de Israel: no oitavo ano de seu reinado, com dezesseis anos de idade, começou a buscar o Deus de um de seus antecessores, Davi. A palavra "buscar" usada no versículo 3 significa: "procurar conhecer ao Senhor diligente e cuidadosamente", isto é, ele deu prioridade à leitura, meditação e obediência à Palavra de Deus.

Aos vinte anos de idade, Josias iniciou uma campanha para purificar Judá e Jerusalém a fim de acabar com a idolatria da nação. Seu compromisso com Deus era muito sério e sem temores ou dúvidas. A Bíblia diz que, resolutamente, ele: "… derrubou, despedaçou, quebrou, reduziu a pó", terminando com todos altares, postes ídolos e imagens das cidades (2 Crônicas 34.4-7). Isto, com vinte anos de idade! Mas ele fez ainda mais:

Fiquei tão abismado com as atitudes amadurecidas de Josias que, baseado nisso, cheguei a aferir: "Seu pai e avô devem ter sido homens irrepreensíveis!". Mas… que engano!

Vejamos, em primeiro lugar, seu avô Manassés. Em 2 Crônicas 33.1-2, lemos que Manassés reinou cinquenta e cinco anos em Israel - "e fez o que era mau perante o Senhor". Realmente, seu reinado foi desastroso:

Vamos agora, ao pai de Josias, Amon. Ele reinou em Jerusalém por dois anos e "fez o que era mau perante o Senhor, como fizera Manassés, seu pai" (2 Crônicas 33.22).

Por não ter sido humilde, por não ter reconhecido que prejudicou o reino, "conspiraram contra ele os seus servos e o mataram em sua casa" - v. 24.

É provável que o menino Josias tenha sido um dos espectadores dos desmandos de seu pai; talvez até mesmo tenha presenciado sua morte.

Como alguém, tendo um passado assim, pôde tornar-se uma pessoa de tanto valor, comprometida com Deus, desempenhando um governo tão responsável? Existem dois possíveis segredos que podemos observar na vida desse jovem rei. O primeiro está em 2 Crônicas 22.1: "Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Jedida…”.

Geralmente, nas genealogias dos rei, a mulher não é mencionada. Aqui, ela é destacada. Seu nome significa "amada de Jeová". Creio que essa santa mulher exerceu uma influência extremamente benéfica nos primeiros anos da vida e do reinado de seu filho. E foi exatamente nessa época que Josias aprendeu a submeter-se à autoridade de seus pais, habituando-se, desde cedo, a buscar e honrar ao Senhor.

O segundo segredo da vida do rei Josias é comentado em 2 Crônicas 23.25: "Antes dele não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro igual".

Gostaria de recordar que o jovem Josias tinha apenas dezesseis anos de idade e era submisso à liderança da Palavra de Deus em sua vida.

Pai, desenvolva na mente e no coração de seus filhos a disposição para obedecerem às autoridades impostas e o hábito de lerem, meditarem na Palavra, a fim de praticá-la.

Filho, resolva buscar ao Senhor, perceba que isso é a melhor coisa que você poderá fazer. Lembre-se, também que "as outras coisas, nos serão acrescentadas"! Quero desafiá-lo a ter uma vida como a de Josias. Para isso, é necessário, como ele, conhecer e cumprir estes dois segredos:

 

*JAIME KEMP é atualmente diretor da Sociedade Religiosa Lar Cristão. Foi missionário da Sepal por 31 anos e fundador da Missão Vencedores Por Cristo. É conferencista e autor de 33 livros. Aceita convites para seminários e palestras.