CHAMADO DE DEUS

1 PE 2.9-10 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

1. Desde o início, Deus tem chamado o homem para realizar tarefas especiais:

2. O primeiro chamado de Deus, foi em Adão, Gn 3.9, "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" Este chamado foi para cobrar-lhe o fato dele ter falhado em sua tarefa.

3. Deus sempre chamou o homem para a realização de tarefas específicas. Este chamado exige fé, obediência e disposição para autonegação, para confrontação com lutas e necessidades.

4. Há duas palavras usadas que se referem a chamado: A palavra "kaleo", que significa "chamado", e a palavra "klesis", que significa "vocação".

 

"VAMOS FALAR SOBRE VOCAÇÃO NO V.T. E VOCAÇÃO NO N.T.":

 

I - A VOCAÇÃO NOS PROFETAS, V.T.

 

1. A vocação de Jeremias, Jr 1.4-9, "4 Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. 6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. 7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. 8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. 9 E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca".

a. Deus o escolhera antes de seu nascimento, Vs. 5.

b. Jeremias tenta demonstrar sua incapacidade, Vs. 6.

c. Argumento não aceito por Deus, Vs. 7.

d. Deus o capacita para a obra, Vs. 8-9.

2. A vocação de Amós, Am 7.14-16, "14 E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. 15 Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel. 16 Agora, pois, ouve a palavra do Senhor: Tu dizes: Não profetizes contra Israel, nem fales contra a casa de Isaque".

a. Não era profeta, nem filho de profeta, Vs. 14.

b. Porém, era lavrador e boiadeiro, Vs. 14.

c. Com sua chamada teve que abandonar seu ofício, para cumprir a determinação divina, Vs. 15-16.

3. A vocação de Ezequiel, Ez 2.1-8, "1 E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. 2 Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. 3 E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. 4 E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. 5 E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. 6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. 7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. 8 Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou".

a. Aparentemente Ezequiel estava morto como o resto de seu povo. Estava envolvido em pecados, Vs. 1. Porém, foi revitalizado, Vs. 2.

b. Deus lhe deu a missão, Vs. 3-4.

c. Sua missão deveria ser cumprida a qualquer custo, Vs. 5-7.

d Deus o capacita, Vs. 8. Ver também Ez 3.3, "E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel".

4. Com o chamado, o profeta, tinha que romper com sua vida antigo, de tal forma que nenhum dos laços sociais subsistiam, Am 7.14-15, "14 E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. 15 Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo Israel".

5. O vocacionado, saia da sociedade, abandonava as garantias econômicas e sociais para depender de Yaweh, sem nenhuma outra segurança. Este quadro é bem visto em Jr 15.17, "Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação".

 

II - VOCAÇÃO NO N.T.

 

1. Deus dá sempre o primeiro passo, o que faz parte da característica de Deus em sempre tomar a iniciativa em benefício do homem, II Tm 1.9, "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos".

2. O chamamento, sempre se refere a Deus ou a Cristo:

a. Fp 3.14, "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

b. Rm 11.29, "Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento".

3. Sendo santo aquele que vocaciona, 1Pe 1.15, "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver", a vocação é também qualificada de:

a. Santa, 2 Tm 1.9, "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos".

b. Celestial, Hb 3.1, "Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão".

c. Soberana, Fp 3.14, "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

d. Todos estes atributos apontam para Deus, que em Jesus Cristo é o único autor da vocação.

4. A vocação atinge o homem como chamado à salvação e adquire uma dimensão universal, Rm 11.29-32, "29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. 30 Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31 Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia".

5. Esta vocação, não é apenas pessoal, mas também, comunitária, Cl 3.15, "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos". Devemos trabalhar na edificação do corpo de Cristo, Ef 4.11-12, "11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo".

6. A vocação é para serviço:

a. Quer nas relações humanas entre irmãos, Gl 5.13, "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor".

b. Quer no ministério da Igreja, sob todas as formas que Deus instituiu, 1Pe 4.10, "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus".

c. Não podemos nos esquecer do mundo para o qual somos enviados, pois é nele que nossa vocação deve tomar forma, dependentes inteiramente de Deus.

d. O Vocacionado passa a pertencer a um povo estrangeiro e peregrino sobre a terra, Hb 11.13, "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra", que deve manifestar nele sua condição tanto através do comportamento individual, como também social, I Pe 2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

7. Na carta 1 Pedro:

a. A vocação se dá para o cumprimento do dever para os cidadãos do novo Reino, 1 Pe 2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

b. Estes cidadãos, são chamados a uma vida de peregrinação, 1 Pe 2.11-12, "11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; 12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem".

c. Devem ser testemunhas de Cristo através do comportamento diário, 1 Pe 2.12, "Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem".

d. 1 Pe 1.3-9, "3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, 5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas". Temos aqui dois principais conceitos:

a. Os benefícios que temos, Vs. 3-5.

b. O que a vocação acarreta para nós, Vs. 6-9.

 

CONCLUSÃO:

 

1. Nós somos vocacionados por Deus, para realizarmos o seu trabalho:

a. Fortalecendo o Corpo de Cristo.

b. Dando crescimento espiritual e físico ao Corpo de Cristo.

2. Nem todos possuem chamados especiais, mas todos somos chamados para realizar sua obra. O que você tem gasto nesta obra? Sua Vida? Seu dinheiro?

3. Há dois tipos de chamada:

a. A chamada para salvação.

b. A chamada especial para uma missão especifica no Reino de Deus.