MISSÕES

JO 4.30-38

 

José Antônio Corrêa

 

Texto: "30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele. 31 E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come. 32 Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 33 Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? 34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. 35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. 36 E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. 37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. 38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho".

 

INTRODUÇÃO:

1. O cenário do presente texto da Palavra de Deus nos mostra Jesus encerrando uma conversa evangelística com uma mulher samaritana, junto ao poço de Jacó nas proximidades de Sicar, um pequeno vilarejo na província de Samaria. Seus discípulos haviam ido à cidade comprar provisões e quando retornaram, encontraram Jesus conversando com a samaritana, o que lhes causou surpresa, uma vez que, de acordo com as tradições judaicas daquele tempo, um homem jamais poderia conversar com uma mulher em público, ainda mais, sendo esta mulher samaritana, pois os samaritanos eram eternos inimigos dos judeus.

2. A partir do exemplo daquela mulher, Jesus aproveitou para transmitir instruções aos seus discípulos acerca do trabalho missionário. O presente estudo tem como objetivo analisar os itens principais abordados pelo Senhor em seu diálogo com eles, e como tais verdades podem influenciar nosso comportamento em relação à obra missionária. Vejamos quais são os pontos principais abordados pelo Mestre:

 

I. FAZER MISSÕES É ESTAR NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

VS. 32-34

"32 ...Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis. 33 Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer? 34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra".

1. Como filhos de Deus, temos constantemente a preocupação em conhecer a vontade de Deus para nossa vida em todas as áreas possíveis. Ao pensarmos em fazer missões, não poder nos esquecer que este sentimento está no coração de Deus. É da vontade de Deus que toda e qualquer pessoa em qualquer parte do mundo seja alcançada pela pregação da Palavra. Vejamos alguns textos:

a) 1 Tm 2.3-4, "3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade".

b) Jo 3.17, "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele".

c) Lc 19.10, "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido"

2. Muitos outros textos da Palavra poderiam comprovar a verdade de que é desejo de Deus que todos os homens cheguem ao conhecimento da verdade e sejam salvos do poder do pecado. Porém creio que os textos acima mostrados são mais do que suficientes para nos tirar toda e qualquer dúvida sobre este assunto. Para fazermos missões não podemos perder de vista o fato de isso é da vontade de Deus!

 

II. FAZER MISSÕES É TER CONSCIÊNCIA DA URGÊNCIA QUE ENVOLVE O TRABALHO MISSIONÁRIO

V. 35

"Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa".

1. Embora todos nós tenhamos nossas atividades particulares que são importantes, precisamos compreender que não há sobre a terra uma tarefa mais urgente e importante do que fazer missões! Cada minuto perdido, pode significar a perda de muitas vidas, que partem para a eternidade sem Deus e sem salvação. É por esta razão que precisamos olhar para o trabalho missionário, vislumbrando os campos prontos para serem ceifados. O lavrador sabe que se retardar a colheita do mantimento irá sofrer perdas irreparáveis; assim também acontece no reino espiritual. Não podemos perder tempo, sabendo que os "campos estão brancos para a ceifa"! Textos relativos:

a) Mt 4.18-22, "18 E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. 21 E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; 22 E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no".

b) Mt 8.21-22, "21 E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. 22 Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos".

c) Lc 9.61-62, "61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. 62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus".

2. Não podemos abraçar a obra missionária e ao mesmo tempo ficar envolvidos com afazeres mundanos. Ao sermos convocados pelo Senhor precisamos deixar tudo imediatamente e nos envolvermos com tudo o temos e somos, sob o risco de nos tornamos desobedientes a Deus!

 

III. FAZER MISSÕES É SER QUALIFICADO PARA RECEBER GALARDÕES

V. 36

"E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem".

1. Como filhos de Deus não podemos nos conformar em levar uma vida cristã sem um envolvimento mais profundo no reino. Muitos que se convertem ao Senhor, não passam de crentes desinteressados, alheios, apáticos, esquenta-bancos, etc. Como Deus é justo, podemos afirmar que tal tipo de crente, se de fato se converteu, tem garantida a sua salvação, uma vez que a salvação não depende das obras (Ef. 2.8-9 – "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie"). Porém este tipo de cristão, jamais provará os galardões oferecidos pelo Senhor para aqueles que se dedicam com amor ao seu trabalho.

2. Paulo nos alerta ao escrever sua primeira carta aos coríntios sobre esta verdade, demonstrando que alguns filhos de Deus, serão salvos "como que pelo fogo", pois no dia do juízo, suas obras serão queimadas por não serem consistentes, "12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo", 1 Co 3.12-15. São crentes que irão entrar no céu chamuscados!

3. Observe a palavra de Jesus no texto inicial: "E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna...". Pelo dizer do mestre, o envolvimento em missões atrai para a vida eterna os galardões prometidos. É evidente que estes galardões missionários não serão distribuídos para aqueles que não se envolvem com o trabalho de evangelização. A bíblia fala dos galardões para diversas tarefas dos filhos de Deus:

a) Mt 10.41, "Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo".

b) Ap 2.17, "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe".

c) Ap 11.18, "E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra".

d) Ap 22.12, "E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra".

4. Com certeza, tudo quando fizermos para Deus, receberá a paga, o galardão, separado para aquela atividade no reino. No tempo futuro, no julgamento das obras, quando nosso trabalho for provado, se de fato foi um trabalho consistente e feito em amor, será devidamente reconhecido e recompensado pelo Senhor. É por esta razão que Paulo nos aconselha: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens", Cl 3.23. Como estamos pensando em missões, podemos dizer que vinculado ao trabalho missionário, há inúmeros galardões a serem distribuídos pelo Senhor!

 

IV. FAZER MISSÕES É SE DISPOR AO TRABALHO COOPERATIVO

VS. 37-38

"37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa. 38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho".

1. Todo trabalho no reino é trabalho cooperativo. Nas atividades realizadas para Deus, jamais poderá existir o espírito individualista e a independência. Dependemos uns dos outros, dependemos do poder de Deus e qualquer irmão que tenta trabalhar sozinho não chegará a lugar algum. Paulo descreve a igreja como um corpo que possui muitos membros, mas cada um deles com uma função específica – "12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 16 E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; 23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. 24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela", 1 Co 12.12-24.

2. Pelo exemplo acima entendemos que fomos colocados no corpo de Cristo (a Igreja), para desempenharmos alguma função específica (dom espiritual); outros irmãos que também foram colocados no Corpo, são encarregados pelo Espírito Santo de desempenhar funções específicas e diferentes daquela que recebemos. Daí a dependência! Não poderei desempenhar bem o dom que não recebi, cabendo esta tarefa ao outro irmão e vice-versa. É notório que a Igreja do Senhor, para cumprir sua missão, precisa do exercício de todos os dons! Olhemos alguns textos que sugerem dependência e cooperação:

a) 1 Co 3.6-7, "6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento".

b) 1 Co 3.9, "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus".

c) Paulo alista muitos cooperadores em seu ministério:

- 2 Co 8.23, "Quanto a Tito, é meu companheiro, e cooperador para convosco; quanto a nossos irmãos, são embaixadores das igrejas e glória de Cristo".

- Fp 2.25, "Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades".

- Cl 4.11, "E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação".

- 1 Ts 3.2, "E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé".

3. Concluindo este ponto, precisamos entender que não podemos trabalhar sozinhos na obra do Senhor. Dependemos de outros irmãos com diferentes dons, para juntos levarmos avante o trabalho de Deus. Quando assim entendemos seremos vencedores!

CONCLUSÃO:

1. Como vimos, o trabalho missionário envolve:

  1. obediência à vontade de Deus;
  2. senso de urgência;
  3. conquista de galardões;
  4. disposição para o trabalho cooperativo.

2. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para o exercício de missões, dedicando nosso tempo e dinheiro, sabendo que certamente seremos abençoados no reino, uma vez que fazer missões é participar do maior projeto de Deus para o homem na terra. Trabalhar neste projeto é ser cooperador de Deus (1 Co 3.9, "Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus"). Não percamos de vista que o projeto missionário inicialmente partiu do coração de Deus, ao enviar seu único Filho para salvar o homem perdido – "Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados", 1 Jo 4.10.