ALGUMAS RECUSAS DE UM HOMEM CHAMADO POR DEUS

HB 11.23-26

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Definir "missão": "Missão é um serviço especial prestado a alguém que amamos".

2. Moisés foi preservado por Deus, desde o seu nascimento para uma missão especial.

3. Ele possuía os verdadeiros requisitos para desempenho de tal missão. "VEJAMOS ALGUMAS RECUSAS DE UM SERVO DE DEUS QUE O TORNAM APTO PARA UMA MISSÃO":

 

I - RECUSA DA SUA POSIÇÃO SOCIAL

Vs. 24, "Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó."

1. Em At 7.22, a Palavra de Deus nos mostra que Moisés "Foi educado em toda a ciência do Egito e que foi poderoso em palavras e obras".

2. Exemplo importante para nós foi o exemplo de Paulo, Fp 3.4-8, "4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo".

 

II - RECUSA DO PECADO

Vs. 25, "Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado".

1. Por ser o Egito, uma sociedade altamente corrompida, Moisés poderia se corromper com os pecados do Egito. Poderia ter as mulheres mais bonitas que lá havia.

2. Porém, ele sabia que o prazer do pecado é "transitório". Precisamos deixar o pecado e correr atrás do alvo, que é Cristo, Hb 12.1, "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta".

3. Rm 6.11, "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor". Aqui a Palavra de Deus nos diz para "nos considerarmos mortos para o pecado".

 

III - RECUSA DE INÚMERAS RIQUEZAS MATERIAIS

Vs. 26, "Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa".

1. O Egito era a nação mais rica e poderosa do mundo daquela época. Tudo iria passar para as suas mãos.

2. Considerou o "opróbrio de Cristo", superior aos tesouros do Egito. Com esta opção, Moisés haveria de sofrer os mesmos maus tratos sofridos por Cristo na liderança do Povo de Deus.

3. Os olhos de Moisés, estavam em outras riquezas, que eram superiores:

a. Ef 2.6-7, "6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Note a expressão: "Riqueza de sua graça".

b. Ef 3.8, "A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo". Veja as riquezas do Evangelho: "Evangelho das insondáveis riquezas".

c. Fp 4.19, "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus". Paulo fala aqui de "Riqueza em glória".

 

CONCLUSÃO:

1. Um jovem chamado por Deus para o trabalho de missões, precisa estar disposto a abandonar muitas coisas. Você não pode servir a Deus numa missão divina e conviver com:

a. Posição social.

b. Com o pecado.

c. Com riquezas materiais.

2. Deixe tudo o que possa impedir você de ser designado para uma missão especial no Reino de Deus.