Tema: Jesus Cristo, a Única Esperança de Restauração

Texto: Lc 18.35-43

Extraído do suplemento de missões "Pastor e Igreja", ano 2000

por Pr. Amiel L. Campos

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução:

Quando o ser humano caiu (Gn. 3), afastou-se de Deus. Como conseqüência, perdeu seus atributos originais. Tomou-se um ser fragmentado e sem esperança.

Nesta situação, nós vemos toda a humanidade enfrentando o caos, e não consegue encontrar uma saída. Por isso é necessário que o ser humano conheça e reconheça que Jesus Cristo é a única esperança de restauração.

 

1. Social (v. 35)

a) Aquele cego, que aqui representa a humanidade sem o conhecimento de Cristo, diz-nos o texto que está mendigando. Ele se encontra pedindo esmola, pelo fato de não poder trabalhar, não tem condições de manter-se financeiramente. Diante da sociedade ele é um ser improdutivo, não é visto como ser humano, precisa ser um objeto de produção. Imagine-se no lugar dele! Sem meios de subsistência, sem salário ou aposentadoria... Esta era sua situação.

b) Era marginalizado. Dependia dos outros, daquilo que lhe davam. Não podia participar de qualquer atividade social. É bem provável que vivia alheio aos acontecimentos políticos, e outros fatos importantes. Pelo fato da cegueira, não tinha leitura, não tinha liberdade de locomoção, emprego, e acima de tudo era humilhado e marginalizado.

Nesta situação existem milhões de pessoas, sem direitos, sem participação, sem dignidade, pessoas que necessitam de restauração. É preciso que a Igreja viva esta mensagem.

Nós estamos desejosos de ver a humanidade restaurada? Queremos o homem no seu estado original? O que estamos fazendo?

Proclamemos que Cristo é a única esperança de restauração, não só social, como também espiritual.

 

2. Afetiva (v. 38, 39)

a) Preconceito: A sociedade judaica era preconceituosa com as pessoas deficientes. Criam que era daquela maneira, por causa do pecado (Jo 9.13). E por causa deste preconceito, o cego estava só, sem auto-estima, amor próprio, sem afeição, e até mesmo sem um ombro amigo.

b) Solidão: Quando este homem clamou por compaixão, a multidão procurou abafar sua voz. Não queriam que ele perturbasse o Mestre.

Achavam que Jesus não se importaria com ele... "era só um cego...". Não! Jesus, não se importaria, aquele cego já era acostumado ao desprezo, nunca alguém se importou com ele, que se contentasse com as esmolas...!

Mas Jesus, se importou e o chamou, viu um homem, que precisava de amor diálogo, afeição e lhe pergunta: "O que queres que te faça?" Que maravilha! Jesus no meio da multidão busca alguém solitário, que tem sua vida afetiva despedaçada, causada por uma deficiência.

Se você olhar a sua volta perceberá que há tantas pessoas necessitadas de afeto, necessidade muitas vezes causada pelo abandono, pelo desinteresse das pessoas, pelo fracasso, decepção e angústia. Elas procuram a solução nas falsas religiões, vícios, jogos, sexos, e outras artimanhas satânicas que as escravizam.

Como Igreja, temos o papel de restaurar libertar mostrando Jesus Cristo, a única esperança para o homem que está em degradação afetiva.

Mas, o Senhor restaura o homem no aspecto social, afetivo e

 

3. Espiritual (v.42, 43)

a) Sem esperança de salvação: Aquele homem não tinha qualquer perspectiva de eternidade. Provavelmente ele ouvira dos milagres de Cristo, motivo que o levava a solicitar do Senhor apenas a visão física, v. 41b: "Respondeu ele: Senhor que eu veja". Para ele, que estava alheio a tantas situações, também era limitado na visão espiritual, realmente era "cego".

b) Visão da fé: naquele encontro com Jesus, o cego começou a ver pelos olhos da fé. E Jesus lhe abre estes olhos dizendo: "Vê: a tua fé te salvou". Este homem foi restaurado completamente agora, ele passou a ver o mundo, mas também a eternidade. Sua vida agora esta completa. Ele passou a ter novos valores... pois: "seguiu Jesus, glorificando a Deus".

Amados, em nosso país observamos a cegueira espiritual que envolve nossos irmãos brasileiros: a idolatria, feitiçaria, misticismo, todos buscando soluções para a vida.

Mas, nós temos Palavra da Verdade, verdade que liberta e restaura. Que nosso país saiba que Jesus Cristo é a única esperança de restauração espiritual.

 

Conclusão:

O ser humano, ao se separar de Deus porque preferiu ser independente, perdeu o privilégio de viver no seu estado original, tornou-se deformado na sua imagem e na semelhança do Criador. Agora é preciso restauração. Mas, só pode restaurá-lo aquele que o criou. Por isso Deus se fez carne para restaurar o homem caído. Vamos então levar o Brasil a descobrir Jesus Cristo, a única esperança.