MISSÕES: UM SONHO POSSÍVEL EM DEUS

 

Extraído do Caderno de Orientação Missões/São Paulo 2005, Junta de Missões Nacionais

por Carlos Roberto Constantino Santos, Missionário na Cidade de Pedreira

 

 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

 

Texto: Josué 14.6-13

 

 

Introdução:

 

Já completamos mais de 2000 anos de cristianismo. Todas as teorias, idéias e sonhos de um paraíso perfeito aqui na terra acabaram, caíram por terra. Fomos impactados nesse período por duas guerras mundiais e centenas de guerras locais.

 

A nossa sociedade de tão sábia tornou-se louca.

 

Estamos precisando atualmente de homens e mulheres que preencham a profecia de Joel, homens e mulheres que tenham sonhos e projetos para o Reino de Deus. Estamos precisando de homens e mulheres como Calebe.

 

Calebe era da Tribo de Judá, filho de Jefoné, um dos espias enviado por Moisés para espiar a Terra Prometida. O único juntamente com Josué que deu relatório perceptivo, por confiava em Deus para ajudá-los na batalha contra os gigantes de Canaã.

 

O nome Calebe significa corajoso ou capaz. Por que ele era otimista e não se enxergou como os outros, como gafanhotos, mas viu que Deus plantaria o seu nome na terra prometida e a possui ao lado de Josué. Mas agora com 85 anos de idade, já pressentindo que não tem mais muitos anos de vida pela frente, 45 anos depois da promessa de que onde colocasse a planta dos seus pés seria seu, continua com o mesmo espírito de luta, heroísmo e dignidade.

 

Esse Calebe tem os olhos nos montes, não vê cercas, muralhas, nem impedimentos, ele olha para o alto, por isso sonha e visualiza o Reino de Deus.

 

A montanha que Calebe deseja possuir estava habitada, pelos anaquins (homens enormes que permaneceram no Monte Hebron 45 anos resistindo às investiduras de Josué).

 

Semelhantes a Calebe nós da Igreja do Senhor temos promessas de Deus para conquistar o mundo. Salmos 2:8: “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da Terra por sua possessão”.

 

Essas promessas de Deus podem ser a nossa Canaã, que não precisa ser necessariamente uma área geográfica, mas uma conquista espiritual.

 

São Paulo é a nossa Canaã e vamos conquistá-la, por isso precisamos aprender com Calebe algumas lições:

 

 

I. NÃO HÁ CAMPO MISSIONÁRIO IMPENETRÁVEL PARA DEUS

V. 16

 

Deus um dia prometeu a Calebe aquele Monte. Foi o lugar que ele espiou e colocou a planta dos seus pés. E durante 45 anos a promessa parecia impossível.

 

Calebe nos ensina que não há campo missionário impenetrável para Deus porque com 85 anos de idade busca e conquista aquilo que ele sabe ser promessa de Deus.

 

 

II. DIANTE DE DEUS NENHUM INIMIGO É INVENCÍVEL

VS. 11, 12

 

Os anaquins resistiram ao longo dos anos. Parecia uma fortaleza indestrutível e que alguém jamais o derrubasse.

 

Olhamos para esses 250 municípios sem a nossa presença e muitos se sentem como gafanhotos diante dos gigantes de Canaã, por causa da idolatria, incredulidade e indiferença das pessoas que de levantam como inimigos poderosos da Igreja.

 

Mas eu tenho certeza de uma coisa: Todos os inimigos da Igreja do Senhor cairão por terra, e a Igreja do Senhor vai continuar com marcha missionária que ela sempre teve porque nós cremos que o nosso General é Cristo e que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus o Senhor.

 

 

III. LUTAR NÃO POR PRÊMIOS, MAS PELO REINO DE DEUS

 

O que deve motivar o ministério de um pastor ou de uma igreja não é o gosto da vitória humana, e sim ver o Reino de Deus sendo estabelecido.

 

Nós precisamos levantar nas Igrejas um grupo de pessoas que esteja disposto a entregar a própria vida pela causa de Cristo, sem querer recompensa a não ser está fazendo o melhor para Deus. Servir a Deus por nada pra nós é tudo.

 

E ao terminar possam colocar a cabeça no travesseiro e dizer: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

 

Calebe disse: Eu estou com 85 anos mas vou tentar, se não conseguir não importa, vou morrer tentando. Nós precisamos de pessoas assim, que estejam dispostas a dizer: Eu quero, eu posso.

 

A Bíblia Sagrada diz que Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, o Monte Hebron em herança. Quando colocarmos essas lições em prática Deus vai nos abençoar e nos dá Pedreira, São Paulo, O Brasil e o mundo para a Glória do Senhor.

 

Vamos em frente, desanimar jamais, nossa é a vitória em nome de Jesus.