PARA UMA GRANDE COLHEITA É NECESSÁRIO UM GRANDE ESFORÇO

MT 9.35-38

Pr. João Reinaldo Purin Júnior – IB Freguesia, Ilha do Governador, RJ

Caderno "Pastor e Igreja", da Junta de Missões Nacionais

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

O tempo passa de forma implacável. Dia a dia nos vemos em oportunidades para testemunhar que podem nunca mais se repetir. Basta um rápido olhar a sua volta para ver quão grande é o desafio que temos diante de nós e quão singulares são as oportunidades.

O Brasil é um país de dimensões continentais. Tão grande seu tamanho quanto seus desafios. Milhões de pessoas vêm e vão todos os dias pelas ruas das nossas cidades. Cada uma traz consigo uma história de dor, solidão e desespero. Violência, mortes, doenças, ideologias vazias, tragédias familiares

A realidade atual se apresenta como uma grande oportunidade de a igreja expressar o seu valor no tempo presente. O Brasil se revela como um grande campo dourado por estar pronto para ser colhido. Adiar a responsabilidade é por em risco a colheita. Para tanto, É preciso um grande esforço.

 

1. Um esforço de Amor

(v.36)

Desde a morte de Herodes, a repressão tornou-se mais severa. Os israelitas estampavam em suas faces o cansaço e o desânimo pelo sofrimento pelo qual passavam. Fome, injustiça e desigualdade eram as dores que Jesus via em cada rosto. Não bastasse o sistema sócio-político da região, as pessoas sofriam o peso de uma religiosidade impositiva, legalista e sobrepujante.

O Mestre olha para aquelas pessoas e as vê como presas fáceis para aproveitadores e falastrões. Ovelhas sem pastor são presas fáceis de lobos devoradores.

Por isso, Jesus as amava profundamente! Ele pôde sentir por elas os seus sofrimentos. Por andar no meio delas, ele as conhecia, doíam nele as feridas daquelas pessoas.

Nossa ação precisa estar revestida de compaixão. Devemos pedir que Deus nos faça chorar por ver os brasileiros morrendo sem conhecer a Verdade.

 

2. Um Esforço Integral

(v.35)

Aqui está o tripé da ação de Cristo: ensino, pregação e cura. Ação que visa atender as necessidades do homem como ser pleno.

Ensino que dá ao homem a oportunidade de conhecer Deus como ele quer ser conhecido. Formar no homem o caráter de Jesus. Tornar os discípulos iguais ao Mestre.

Pregação que denúncia o pecado. Profecia que anuncia a vinda do reino de Deus. Palavras de vida e poder que transformam o homem por completo.

Cura que traz alívio, que restaura, que revela a glória do Céu, que reintegra.

A Igreja deve estar disposta a atender às necessidades do homem vendo nele um ser Integral, cuja imagem e semelhança de Deus foi corrompida pelo pecado.

 

3. Um Esforço Urgente

(v.37)

Nas diversas áreas profissionais, a procura é sempre maior do que a oferta. As filas por empregos estão cada vez mais longas. Ao contrário, na mais urgente das vocações poucas pessoas se oferecem. A obra de Deus continua contando com o que sobra.

É hora de o esforço evangelístico voltar a ser prioridade da igreja. Sem trabalhadores a colheita será perdida. Jesus está delegando esta responsabilidade a mim e a você. E esta tarefa é inadiável!

Frutos que não são colhidos caem no chão, apodrecem, são pisados... perdem-se!

 

4. Um Esforço Cooperativo

(v.38)

Temos aqui a maior ferramenta para o sucesso deste esforço a união. Nossas igrejas unidas podem fazer mais. O apelo que Cristo apresenta é para mim e para você. Deus quer mandar mais trabalhadores. E na lista de convocação estão o meu e o seu nome. Russel N. Champlin comenta: "Se houver trabalhadores suficientes, isto é, homens de fala e de coração cristãos muitos serão ganhos para Deus".

Deus convoca homens e mulheres, jovens e crianças que vejam a vida como o Campo de Deus, que trabalhem cheios de esperança, que vivam em amor por seus semelhantes, que se unam para que nada se perca.

Cooperando fazemos mais em menos tempo.

 

Conclusão

Tão grande quanto o Brasil e tão grande quanto o desafio, estou certo de que a recompensa também é grande. C Brasil tem em suas ruas e em seus campos pessoas que vivem aflitas e desamparadas, que não sabem para onde ir, pois não há quem lhes Indique.

Este grande desafio clama por um grande esforço da parte dos batistas brasileiros. Que seja um esforço de amor ao Brasil, um esforço integral pelo homem, um esforço urgente e inadiável e um esforço que seja resultado da nossa união.