A SANTIDADE DE VIDA

Extraído de "Pontos Salientes", Ano 84, 4º Trimestre, Lição 13

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Texto Bíblico: Levítico 20.1-8; Hebreus 12.14; I Pedro 3.8-22; Texto Áureo: I Pedro 3:15

LEITURAS DIÁRIAS: Segunda: Levítico 20.1-8; Terça: 2 Coríntios 6.11-18; Quarta: 1 João 2.3-16; Quinta: 1 João 3.1-10; Sexta: Romanos 8.1-8; Sábado: Gálatas 5.16-26; Domingo: Levítico 20.22-27.

Santificação é o supremo ideal de Deus para o crente. Somos salvos quando aceitamos Jesus Cristo como Salvador. Nesse dia o Espírito Santo veio habitar em nós para começar a obra da santificação de nossas vidas. A salvação é instantânea. Recebemo-la, de uma vez e para sempre, no momento em que cremos em Jesus. A santificação é um processo contínuo. É a ação divina do Espírito Santo no coração do crente, mas exige que o crente a deseje e a busque o que implica em sua cooperação com a obra que o Espírito Santo quer realizar nele.

O         crente em Jesus Cristo é uma pessoa diferente, dotada de novo poder, de novos propósitos de novos motivos, de novos interesses e de novos desejos implantados em sua alma pelo Espírito Santo. Isto porém não significa que ele esteja fora do alcance das forças que se opõem aos seus impulsos espirituais. O crente não é só espírito. Enquanto estiver neste mundo, lutará contra as tendências da carne, que se esforçam por sufocar nele os anseios de santidade.

O mundo não proporciona um ambiente propício do desenvolvimento espiritual, porque está em oposição a Deus (Tg 4.4). Mas é no mundo cada vez mais corrompido que o crente tem que viver e testemunhar. O crente não pertence ao mundo. A degradação moral do homem sem Cristo não leva Deus a rebaixar os seus padrões. A santificação é o apelo em que Deus concita o homem a subir uns pouco mais, qualquer que seja a sua condição espiritual. Diante de nós está um alvo posto por Deus: "...que todos cheguemos... à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Ef 4.13).

 

SANTIFICAÇÃO — UMA EXIGÊNCIA DIVINA

Levítico 20.7-8

"7 Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. 8 Guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor, que vos santifico".

O desejo de Deus é que a santificação seja uma realidade na experiência do crente. Ao dizer "santificai-vos, e sede santos". Deus mostrou que tal exigência é motivada por ser ele um Deus santo. Temos de agir de modo que sejamos dignos do Deus com quem afirmamos ter comunhão. Há uma fábula persa que diz ter um caminhante encontrado um pedaço de argila do qual se desprendia estranha fragrância. Crendo que se tratasse de nardo disfarçado em argila, o caminhante indagou: "Por que tanta fragrância?" A resposta foi: "Porque tenho vivido perto de uma rosa". Nós também, como vasos de barro, quando nos aproximamos daquele que é santo, sentimos penetrar em nosso ser a fragrância dos nardos celestiais, e o nosso rosto brilha em meio à escuridão em que vive o mundo.

A santificação é fruto do trabalho do homem e de Deus. Só a alcançaremos se realmente a desejarmos e a buscarmos. Só por seu esforço, porém, o homem nunca poderá alcançá-la. Por isso, Deus diz: "Eu sou o Senhor, que vos santifico". Santidade é um atributo pessoal de Deus. Procurando elevar-se às alturas em que Deus está, o crente vai escalando, pouco a pouco, os degraus desta ascensão sublime. Não se consegue a santificação num instante. É obra para toda a vida. Diante de cada crente está a figura máxima, o motivo inspirador, o varão perfeito, que é Cristo, o Senhor. Ele é a razão pela qual o nosso vida deve transformar-se, dia a dia, na maior semelhança de sua pessoa.

 

SANTIFICAÇÃO — UMA NECESSIDADE HUMANA

Hebreus 12.14

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"

É a presença de Deus na alma que produz a santificação. Escrevendo aos crentes de Corinto, o apóstolo Pauto lhes disse: "Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que a Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3.16). Realmente santo só existe um ser em todo o universo. Nunca seríamos santos sem a atuação de Deus em nós.

A santidade de vida é a glória de Deus refletida pelo crente. Quando o homem está cheio da paz de Deus, naturalmente procura viver em paz com os seus semelhantes. Por falta de santidade na vida, ocorre miopia, para não dizermos a cegueira espiritual. A condição exclusiva para se ver a Deus em sua Palavra, na vida diária, na natureza ou no companheirismo íntimo, é a santidade. Jesus ensinou: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" (Mt 5.8).

 

ASPECTOS PRÁTICOS DA SANTIFICAÇÃO

1 Pedro 3.8-15

"8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; 11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. 12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. 13 Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis; 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós".

A santificação tem finalidades éticas. Não se busca a santidade apenas para uma vida contemplativa. Não foi este, pelo menos, o exemplo de Jesus. Nada no evangelho é estático. A santidade também é dinâmica. Por isso, o apóstolo diz que o crente, pertencendo à grande família dos remidos do Senhor, buscará viver em harmonia com os seus irmãos, solidarizando-se com eles nas suas tristezas e alegrias, manifestando-lhes misericórdia e tratando-os com humildade. Isto é fruto do amor fraternal (v. 8).

Quem sabe sofrer um mal ou uma injúria revela maior força moral do que aquele que "paga com a mesma moeda", como se costuma dizer. Num plano ainda mais elevado se encontra aquele que é capaz de bendizer quem o injuria ou quem lhe deseja mal. Não estamos dizendo que seja fácil agir assim. Mas Jesus não nos chamou para andarmos pelos caminhos fáceis da vida. É nisto que provamos a nossa relação com ele, que é, para nós, o modelo sublime de santidade.

Os que conviveram com Jesus são unânimes em afirmar que sua vida foi inatacável, e que não foi achado engano na sua boca. Por isso, a Escritura recomenda: "Santificai em vossos corações a Cristo como Senhor". Só a santidade realiza milagres de glória. Se crescermos em santidade, a nossa igreja também subirá de nível, e daremos a Deus melhores condições de usar-nos em sua santa causa.

 

A VERDADE EM AÇÃO

 

A SANTIDADE

 

1. É atributo de Deus. "Santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus" (Lv 20.7). Sendo a santidade atributo de Deus, é mister que nos santifiquemos para que possamos ter comunhão com ele.

2. É ordem de Deus. "Guardai os meus estatutos" (Lv 20.8). O caminho apontado por Deus para a santificação da vida é a obediência às normas estabelecidas por ele em sua santa palavra.

3. É operação de Deus. "Eu sou o Senhor que vos santifico" (Lv 20.8). Ao crente cumpre buscar a santidade. Nunca, porém, a alcançaríamos sem a atuação de Deus em nós.

4. É exigência de Deus. "Segui a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). A santificação desvenda os olhos da alma para que tenhamos uma visão cada vez mais clara do Deus que apenas vemos pela fé, e que passa a habitar em nossos corações.

5. É solidarizar-se com os irmãos. "Sede todos de um mesmo sentimento... porque para isto fostes chamados" (1 Pe 3.8-9). A santificação leva o crente a amar os seus irmãos em Cristo, e a demonstrar, na prática, a realidade desse amor.

6. É viver o exemplo de Cristo. "Não retribuindo mal por mal... antes, pelo contrário, bendizendo" (1 Pe 3.9). É apertado e difícil o caminho da santidade, porque é viver como Cristo. Ele é, para nós, o modelo da santidade de vida, que alcançaremos por seguir os seus ensinos ou por imitar o seu exemplo.

7. É glorificar a Cristo. "Santificai em vossos corações a Cristo como Senhor" (1 Pe 3.1). O Coração do crente é um santuário divino, purificado pela presença de Cristo e santificado pela atuação benéfica do Espírito Santo. O culto mais expressivo que prestamos a Cristo consiste no reconhecimento de sua soberania em nossas vidas. Ele é o Senhor, a quem devemos obediência, se almejamos a santidade de vida.