DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA AGRADARMOS A DEUS(2)

GN 22.1-14

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

"1 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. 4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. 5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. 6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. 7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. 10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; 11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. 13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. 14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá".

INTRODUÇÃO:

1. Vimos na semana passada no episódio do Monte Moriá, onde Deus pediu a Abraão o sacrifício de seu filho Isaque, DUAS DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA AGRADARMOS A DEUS. São elas:

a. A disposição de obedecermos a Deus. Vimos que Abraão não procurou questionar o pedido de Deus. Devemos lembrar que o pedido feito não era um pedido comum, mas era o sacrifício do filho da promessa, Isaque. Imediatamente Abraão disse a Deus: "Eis-me aqui". Tal prontidão para obedecer deve ser vista por nós com um exemplo marcante em nossa vida de obediência ao Senhor. Somos chamados por Pedro de "filhos da obediência", I Pe 1.14, "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente". Temos nós honrado este título?

b. A disposição para confiarmos em Deus. Abraão confiou no fato de que Deus seria poderoso até mesmo, para ressuscitar Isaque se tivesse que obedecer indo até as últimas conseqüências, ou seja o seu sacrifício no topo do Monte Moriá. É isto que nos fala o escritor da Carta aos Hebreus, Hb 11.17-18, "17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. 18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar". Temos nós confiado plenamente no Senhor?

2. Hoje queremos continuar a partir do texto visto, falando sobre mais "DUAS DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA AGRADARMOS A DEUS". Vejamos quais são elas:

III - DISPOSIÇÃO PARA AMAR A DEUS ACIMA DE QUALQUER COISA

1. Certamente, Abraão amava muito a seu filho Isaque, sendo isto percebido por Deus, Vs. 1. É o que podemos deduzir da expressão: "Aquele a quem tu amas", Vs. 2.

2. Porém, acima do amor que tinha por seu filho, Abraão deveria amar ao Deus Eterno. Esta era a prova que o Senhor queria ver e realmente Abraão demonstrou como vemos no Vs. 12, "Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho".

3. Deus é zeloso em sua Palavra e não admite ser trocado por nada neste mundo:

a. A resposta de Jesus à pergunta do doutor da Lei, Mc 12.30, "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força". Nosso amor a Deus deve ser demonstrado por atos, sendo isto que sugere a palavra "ágape" que aparece no original. Este amor deve envolver:

- Nosso coração. Temos no original a palavra "kardia" - kadia que não somente significava para a cultura dos judeus o coração como órgão físico, mas também o coração como sendo as "entranhas", a parte mais interior do homem.

- Nossa alma. A palavra alma no original é "quch" - psiquê, que envolve o "sentimento", "desejo", "afeto", "vontade", "raciocínio", etc.

- Nosso entendimento. Temos no original a palavra grega "dianoia" - dianóia, que significa "a mente como uma faculdade de entender", "sentindo", "desejando", "entendendo".

Daí podemos concluir o que Jesus queria dizer ao Dr. da Lei. Em nosso amor a Deus deve haver o envolvimento de toda a nossa personalidade, de todo nosso ser.

b. A questão dos dois senhores, Mt 6.24, "Ninguém pode servir a dois senhores, porque há de aborrecer-se de um, e amar o outro; ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas". A idéia principal deste versículo está no fato de que Deus não aceita um "servir dividido". Muitos querem servir a Deus, mas também são servos do dinheiro, de bens materiais, da televisão, etc. Ou servimos a Deus com tudo o que temos, ou não o agradaremos com nossa atitude e comportamento.

c. A questão do mundanismo, 1 Jo 2.15, "Não ameis o mundo. nem as coisas que no mundo há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele". Quando fazemos opção por amar o mundo e seu conteúdo, estamos desprezando o amor de deus. Ou amamos Deus e desprezamos o mundo, ou amamos o mundo e desprezamos a Deus. O amor a ambos é incompatível. Quantas pessoas em virtude de seu amor ao mundo a muito perderam o amor de Deus. Paulo nos fala de um homem que procedeu desta maneira nos dias de seu ministério, 2 Timóteo 4:10 "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia...".

4. O ensino no Sl 1, "1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5 Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá".

IV - DISPOSIÇÃO PARA CULTUAR A DEUS

1. Vs. 5, "...havendo adorado voltaremos...". Abraão tinha consciência de adoração. Ele não subiu aquelas montanhas sem estar consciente de prestar um culto a Deus.

a. A palavra adoração vem do hebraico "hxv" - shachah e do grego "proskunew" proskuneo, que tinha as seguintes conotações:

- beijar a mão para como um, em símbolo de reverência,

- entre o Orientais, era cair nos joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de reverência profunda,

- no NT ajoelhando ou prostrando para fazer homenagem para um governante ou divindade.

- uso de homenagem mostrada aos homens e seres de grau superior.

b. Temos ainda no NT para "adoração", a palavra grega "latreia" - latreia, que originalmente significava "o serviço prestado pelos escravos ou empregados". Posteriormente, passou a descrever "o serviço sagrado".

c. Para prestar adoração a Deus, os servos de Deus devem prostrar-se, manifestando temor reverente e admiração por aquele que é o Senhor do culto. Um exemplo está em 1 Cr 29.20, "Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de vossos pais todos inclinaram a cabeça, adoraram ao Senhor, e se prostraram perante o Rei".

2. Vs. 9, "... Ali edificou Abraão um altar". O altar era o lugar do sacrifício. No culto e na adoração do V.T., os altares eram fundamentais. Temos no VT a palavra hebraica "xbzm" - mizbeah, traduzida por "altar", que significa "o lugar do sacrifício". No tabernáculo havia dois altares: O "Altar das Ofertas Queimadas" (coberto de bronze e ficava no Átrio), e o "Altar do Incenso" (coberto de ouro e ficava no Santo Lugar). No altar dos sacrifícios as ofertas eram queimadas e no altar do incenso se queimava, como o próprio nome diz, o incenso (aroma agradável). Abraão construiu muitos altares para sacrificar a Deus:

a. Em Siquém, Gn 12.7, "...Ali edificou Abrão um altar ao Senhor...". Este altar foi erguido quando Abraão saiu em demanda à terra da promessa para obedecer a Deus.

b. Em Hebrom, Gn 13.18, "...Levantou ali um altar ao Senhor". Este altar foi erigido após sua separação de Ló.

3. Vs. 13, "...Tomou Abraão o cordeiro e o ofereceu em holocausto...". Esta palavra (holocausto) alude ao sacrifício expiatório. Ela significa "imolar", "sacrificar". Abraão, tinha consciência de seus pecados e para tratá-los, a vítima precisava morrer.

4. Devemos ter disposição para cultuar a Deus em nossos atos de culto:

a. Somos convidados a adorar, Sl 95.6, "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou".

b. Devemos adorar com inteligência, Mt 15.8-9, "Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram ensinando doutrinas que são preceitos de homens".

c. Devemos aprender a adorar a Deus no Espírito, FP 3.3, "...Nós que adoramos a Deus no Espírito".

CONCLUSÃO:

1. Quais são as principais lições que aprendemos com a vida Abraão?

a. A lição da obediência a Deus,

b. A lição da confiança absoluta em Deus,

c. A lição do amor absoluto em Deus. Temos nós amado a Deus acima de qualquer coisa?

d. A lição do culto verdadeiro e agradável a Deus, Rm 12.1, "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional". Nosso culto o tem agradado?

2. Não crente: Deus exige também de você obediência e amor, Mc 12.30, "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração...".