O PACTO DE DEUS COM SEU POVO

GN 17.1-10

ESBOÇO EXTRAÍDO DE "PONTOS SALIENTES", ANO 1979, 2T, LIÇÃO 5, COM NOTAS E ACRÉSCIMOS PELO PR JOSÉ ANTÔNIO.

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

A IMPORTÂNCIA DO PACTO DE DEUS COM ABRAÃO - PRIMEIRA PARTE

 

INTRODUÇÃO:

1. Se olharmos para qualquer dicionário da língua portuguesa, teremos a seguinte definição da palavra pacto:

a) Ajuste, convenção, contrato.

b) Contrato acessório.

c) Pacto de sangue. Aquele em que os pactuantes dão em si mesmos um corte e fazem, depois, que se lhes misturem os sangues, em penhor do cumprimento do pacto; juramento de sangue.

2. Dentro da língua grega, a língua em que o NT foi escrito, temos a palavra "diayhkh" - diatheke, que é comumente traduzida para nossa língua por "Aliança", "testamento", "pacto". O conceito desta palavra subentende uma aliança bilateral, entre duas pessoas, ou entre Deus e o homem.

3. Muitos foram os pactos de Deus com o homem. No AT são mencionados pelo menos oito deles:

a) O Pacto do Éden, Gn 1.26-28.

b) O Pacto Adâmico, Gn 3.14-19.

c) O Pacto Noaico, Gn 9.1.

d) A Pacto Abraâmico, Gn 15.18.

e) O Pacto Mosaico, Êx 19.25.

f) O Pacto Palestino, Dt 28-30.

g) O Pacto Davídico, 2Sm 7.8-17.

h) O Novo Pacto, 2 Co 3.6.

4. Queremos falar nesta noite sobre o Pacto Abraâmico. Vamos ver quais foram os

 

"PRINCIPAIS ASPECTOS DESTE PACTO E SUAS IMPLICAÇÕES A NÓS NO DIA DE HOJE":

 

I - PRIMEIRO ASPECTO: O PACTO DE DEUS COM ABRAÃO, FOI UM PACTO PROPOSTO PELO PRÓPRIO DEUS

1. "Eu sou o Deus Todo-Poderoso e firmarei o meu pacto contigo", Vs. 1-2.

2. Em qualquer pacto de Deus com o homem tanto no Antigo como no Novo Testamento, sempre é Deus quem o propõe. Talvez seja assim, porque o homem não tem qualquer condição de fazer proposições para algo de tão grande importância. Além do Pacto de Deus com Abraão, podemos ver esta unilateralidade em outros exemplos:

a) Pacto com Noé: Gn 9.8-9, "8 E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: 9 E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós".

b) Pacto com Isaque: Gn 26. 24, "24 E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo".

c) O Novo Pacto: 1 Co 11.25, "25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim".

3. Em qualquer ato de Deus em relação ao homem, podemos notar que a iniciativa é sempre dEle. Talvez isto seja porque o homem em seu estado pecaminoso não pode se aproximar do Criador, sem que ele abra o caminho, Jo 6.44, "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer...".

4. O Deus onipotente, criador e preservador do universo, estabeleceu um pacto com o homem, que deve sentir-se honrado e ter prazer em cumprir a sua parte, Sl 119.111, "Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração". Dois pontos importantes:

a) A palavra "testemunhos", tem a ver com "leis", "ordenanças", "preceitos", etc. Eles fazem parte do conjunto de regras de um pacto, que devem ser obedecidas. Aqui Davi relata a sua identificação com os testemunhos de Deus, bem como o valor perpétuo deles para a sua vida.

b) Podemos ver que estes preceitos não se constituem para Davi uma "carga pesada", imposta sobre ele pelo Senhor, mas algo que traz alegria, gozo ao seu coração. Devemos obedecer a Deus não pelo medo de punição, mas com alegria em nossos corações. Os preceitos do Senhor não são como cargas difíceis de suportar, mas fardos leves, Mt 11.30, "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

5. Deus tem conosco um pacto, onde ele se compromete em nos abençoar, não exigindo de nós outra coisa senão a obediência. Este pacto foi realizado exclusivamente pela vontade e iniciativa de Deus e não por qualquer desejo por parte do homem.

 

II - SEGUNDO ASPECTO: O PACTO DE DEUS COM ABRAÃO, FOI UM PACTO ENVOLVIDO PELA GRAÇA DIVINA

1. "Far-te-ei frutificar... de ti farei nações... dar-te-ei...", Vs. 6-8. Deus estava prometendo tudo para Abraão, em troca de sua obediência.

2. Que poderá haver de bom que Deus não tenha feito por nós? Seu amor é dinâmico e sua graça é imensurável. No texto podemos observar que as bênçãos oferecidas a Abraão e seus descendentes, não estão condicionadas a qualquer pagamento, a não ser somente à obediência:

a) "Far-te-ei frutificar...".

b) "de ti farei nações...".

c) "dar-te-ei...".

3. A maior dádiva de Deus a nós, está no Novo Pacto, na pessoa de Jesus. Ele "deu o seu Filho Unigênito para que todos o que nele crê não pereça", Jo 3.16. Jesus é o maior presente que Deus pode dar ao homem em todas as épocas da história.

4. O melhor de tudo neste novo pacto é que tudo também nos é oferecido gratuitamente, pela fé, Ef 2.8-9, "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Alguns pontos:

a) A palavra "graça", vem do termo grego "cariv" - charis, que significa "presente", "favor imerecido". Isto quer dizer que somos imerecedores da graça de Deus que se manifesta em nosso favor graças ao amor profundo de Deus pelo homem.

b) A graça de Deus não elimina a obediência e a fé, que são virtudes que devem ser mostradas pelo homem no processo de salvação, o maior presente de Deus: "Pela graça sois salvos, mediante a fé". Fé, implica também em obediência, uma vez que "sem fé é impossível agradar a Deus", Hb 11.6.

c) Também fica claro neste texto de Efésios que a graça de Deus exclui qualquer pagamento por parte do homem: "Não vem das obras...". Muitas pessoas querem comprar os benefícios de Deus por meio de boas obras (esmolas, favores, obras sociais, etc.), porém a graça de Deus não é tão barata. Nos é dada gratuitamente, através do amor e da misericórdia de Deus.

d) O motivo principal da graça é que o homem jamais poderá comprá-la e Deus também não tolera a vanglória, "...para que ninguém se glorie". Existem muitos crentes enfatuados em seu orgulho carnal, achando que são alguma coisa. Porém, todos nós nada poderíamos ser sem a graça de Deus, 1 Co 15.10, "Mas pela graça de Deus sou o que sou...".

4. A graça de Deus está acima de qualquer ação humana. Ela é o resultado do grande amor de Deus.

 

III - TERCEIRO ASPECTO: O PACTO DE DEUS COM ABRAÃO, FOI UM PACTO QUE EXIGIA PERFEIÇÃO

1. "Anda em minha presença e sê perfeito", Vs. 1.

2. A graça de Deus é sempre maior do que o pecado do homem em seu relacionamento com Deus, Rm 5.20, "...onde o pecado abundou, superabundou a graça". Tal afirmação de Paulo nos mostra a grandeza da graça de Deus. Não importa o quanto um homem possa ser pecador (assassino, adultero, ladrão, etc.), a graça de Deus é suficiente para perdoá-lo de todos os seus pecados, bastando apenas o arrependimento e a conversão.

3. Outro ponto também, é que Deus põe diante do homem o alvo a ser alcançado: "...sê perfeito". Paulo nos fala sobre o "estado de homem perfeito", mediante Jesus Cristo, que deve ser o alvo de cada filho de Deus, Ef 4.13, "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo".

a) A expressão "homem perfeito", "anyrwpov teleiov" - anthropos teleion (no grego), pode ser traduzida por "perfeita varonilidade", "varonilidade madura", o que significa, um desenvolvimento espiritual que atinge um alto grau de maturidade. Isto pode ser comparado ao "novo homem" de Ef 2.15, "Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um "novo homem", fazendo a paz".

b) O termo "anthropos teleion", também significa "homem sem qualquer deficiência ou defeito", fazendo contraste com a palavra "meninos" no Vs. 14, "Para que não sejais como meninos inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina...". O contraste está no fato de que a imperfeição espiritual aqui é aplicada a crentes que ainda são "crianças" na fé.

4. A única maneira do homem atingir a perfeição é "andar na presença de Deus". Quanto mais nos aproximamos de Deus, tanto mais seremos perfeitos. Dois exemplos bíblicos:

a) Enoque, Gn 5.24, "E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou". Tal foi a intimidade de Enoque com o Senhor que num dado momento começou a caminhar na terra na presença de Deus e de repente já estava caminhando no céu.

b) Noé, Gn 6.8-9, "8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. 9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus". O que foi que levou Noé a "achar graça aos olhos de Deus"? Deus viu nele "justiça" e "perfeição". Este estado de justiça e perfeição foi atingido, pelo fato de Noé "andar com Deus".

5. Como filhos de Deus, devemos buscar a perfeição, para desfrutarmos de todas as bênçãos do Novo Pacto, que é superior ao Pacto que Deus fez com Abraão, 2 Co 3.6, "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica".

 

CONCLUSÃO:

1. Vimos nesta alguns aspectos do Pacto de Deus com Abraão, aspectos estes que são aplicáveis a nós. Quero finalizar destacando dois deles:

a) Graça. A graça é o lado de Deus. Tudo o que temos e o que podemos ter em termos espirituais, nos vem pela graça de Deus, sem qualquer pagamento por parte do homem.

b) Perfeição. Temos aqui o lado do homem. Porém, sem a graça de Deus, não podemos atingir a perfeição. Esta perfeição vem a nós quando desfrutamos de uma comunhão com Deus e literalmente "andamos com Ele".

2. Não crente: Fora da graça de Deus não há salvação, Ef 2.8-9, "Pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras para que ninguém se glorie".