IGREJA DE FILADÉLFIA

AP 3.7-13

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

"7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: 8 Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. 9 Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. 10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. 11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas".

1. O nome "Filadélfia", significa "amor fraternal".

2. A cidade de Filadélfia, foi fundada por Eumenes, Rei de Pérgamo, no século II a.C. O nome da cidade foi uma homenagem que Eumenes, fez a seu irmão Átalo, que em razão de sua lealdade havia recebido o nome de "Filadelfos".

3. A cidade era localizada num planalto, cuja terra era muito fértil, o que lhe dava grande prosperidade. No ano 17 a.C., a cidade foi destruída por um terremoto. Mas uma doação imperial ajudou sua reconstrução. Recebeu, então, o nome de Neokaisaréia, e posteriormente, no período do Imperador Vespasiano, recebeu o nome de Flávia.

4. Como todas as cidades da região, Filadélfia, também entrou de "cabeça", na idolatria e na prática do culto ao Imperador e para isto construiu grandes templos e havia também lá, muitas festas religiosas, seguindo os rituais pagãos que eram normais naqueles cultos. A localidade da cidade, é hoje ocupada por uma pequena aldeia turca de nome Allah Shehr, que significa "cidade de Deus".

5. Foi a esta cidade que Jesus endereçou sua sexta carta. Vejamos seus termos:

I - IDENTIFICAÇÃO

VS. 3.7

"Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá".

1. O Senhor se apresenta como aquele que tem o caráter "Santo e Verdadeiro":

a. Santo: Este título, é um título aplicado a Deus, devido a seu caráter de santidade, Is 6.3, "E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória". Porém, João não exista em aplicá-lo também a Jesus. A santidade de Jesus, tem a ver com sua separação em relação ao pecado, Hb 4.15, "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado".

b. Verdadeiro: Ou seja, sua mensagem é autêntica, veraz. Cristo é a própria Verdade, Jo 14.6, "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".

2. O Senhor, também se apresenta como aquele que tem "as chaves de Davi". A chave de Davi, era um símbolo do poder e da autoridade de seu ofício real. Temos aqui uma alusão ao trecho onde o profeta Isaías predisse a subida de Eliaquim ao ofício de Governador do Palácio, Is 22.22, "Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá". Jesus é detentor de todo poder e autoridade, Mt 28.18, "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra". Como Igreja de Cristo, devemos estar debaixo da autoridade do Senhor do Senhor da obra:

a. Hb 12:9, "Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos?" A palavra submissão vem do termo grego "upotassw" – hupotasso, e significa "sujeição", "submissão", "subordinação", "obediência". Devemos obedecer a Deus sem reservas, incondicionalmente.

b. Tg 4.7, "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós". Temos aqui também a ocorrência do mesmo termo de Hb 12.9 - "upotassw" – hupotasso. Para sermos bem sucedidos contra os ataques do Diabo, precisamos estar em inteira submissão a Deus.

II - LOUVOR

VS. 3.8

"Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome".

1. Esta é uma Igreja que Cristo só fala bem dela. Vamos ver:

a. "Eis que pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar". Esta porta aberta, é sem dúvida, a porta da pregação da Palavra de Deus, a Porta de Missões. Quando Cristo abre a porta, a Palavra de Deus, é recebida com mais intensidade, At 8.4-8, "4 Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. 5 Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. 6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. 7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. 8 E houve grande alegria naquela cidade".

b. "Tens pouca força, entretanto guardaste a Palavra e não negaste o meu nome". Aparentemente, era uma Igreja pequena, sem muitos recursos, entretanto mantinha sua fidelidade ao Senhor. Não adianta ser uma Igreja considerada forte, mas ser infiel. Aliás, a Palavra de Deus nos mostra que através da fraqueza, podemos "tirar forças":

Hb 11.34, "extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros".

2 Co 12.10, "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte".

- De acordo em estas passagens da Escritura, podemos ver que quando nos colocamos em submissão a Deus, o Senhor nos torna "gigantes" na sua obra, e podemos derrotar os "golias" que aparecem em nosso caminho.

2. É preciso manter nossa fidelidade ao Senhor, não importando o tamanho que somos.

III - PROMESSAS

VS. 3.9, 10, 12

"9 Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. 10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. 12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome".

1. Os judeus falsos (sinagoga de Satanás), seriam forçados a se prostrarem aos pés da Igreja, amada pelo Senhor Jesus, Vs. 9. Temos aqui o termo "proskuneo" - proskuneo, que significa "Prostrar-se", "adorar", "inclinar-se", "homenagear". Isto quer dizer que aqueles falsos judeus, iriam reconhecer seus erros e curvar-se ante o ensino da Igreja, ou então seriam reduzidos a nada, desmascarados, e os resultados de sua hostilidade seriam revertidos. Seriam alvos de sua própria semeadura, Gl 6.7-8, "7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna".

2. Por terem agido com fidelidade, o Senhor promete sua graça sustentadora na tribulação que estaria para vir sobre o mundo inteiro. Esta tribulação, jamais os venceria, Vs. 10. A tribulação aqui referida, foi uma série de acontecimentos que atingiram a original Igreja de Filadélfia, talvez vinculada às perseguições por causa do culto ao Imperador. Uma grande tribulação está para vir ao mundo e só será guardada a Igreja que permanecer fiel ao Senhor e guardar sua Palavra:

Dn 12.1, "Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro".

Mt 24.15, 21, "15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda), 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais".

IV - AVISO

VS. 3.11

"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa".

1. "Venho sem demora, guarda o que tens, para que ninguém tome tua coroa":

a. Cristo fala de sua segunda vinda, o advento que todos nós esperamos, At 1.9-11, "9 Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir".

b. Precisamos esperar preparados. Muitos poderão ser pegos de surpresa e automaticamente despreparados e com isto perder até o que já ganharam, Mt 25.1-13, "1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. 2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. 5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! 7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. 8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. 9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. 10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora".

 

CONCLUSÃO:

 

1. Muitas vezes, você se acha fraco e sem poder. Cristo pode transformar sua fraqueza em poder no seu Reino.

2. Há portas abertas diante de você. As portas que o Senhor abre, ninguém pode fechar.

3. Guarde a Palavra de Deus, mantenha sua fidelidade ao Senhor, que Ele te encherá bens e ninguém poderá tomar tua coroa.

Esboço extraído do Livro "A Mensagem do Apocalipse" de Ray Summers, com notas acréscimos e supressões pelo Pr. José Antônio Corrêa.