A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO(4)

AP 1

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução:

1. Temos considerado aqui no capítulo 1 do Livro de Apocalipse, algumas figuras na visão que João teve do "Cristo Glorificado". No Domingo passado analisamos as seguintes:

a. "Seus pés semelhante ao bronze polido", que para nós representam o "poder e a autoridade" do Senhor Jesus. Este poder e autoridade foi transferido aos filhos de Deus para a realização da obra de Jesus na terra. Jesus declara isto em Mt 28.18-20, 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". Temos o mesmo conceito também em Lc 10.19, "Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano".

b. "Sua voz e sua boca". A voz como "voz de trombeta", ou "voz como o barulho de muitas águas", nos mostram que a voz do Senhor será ouvida por todos. Ela é ouvida hoje pelo ministério filhos de Deus, mediante a ação do Espírito Santo, que usa a nossa boca para falar das grandezas de Deus aos homens. Porém a voz de Cristo, será ouvida com clareza e com alto e bom som quando vier em sua segunda vinda para buscar sua igreja e condenar o mundo de então. A "espada de dois gumes", que saia de sua boca, é a Palavra de Deus que penetra até "as profundezas do coração do homem", tanto para salvá-lo como para condená-lo, Jr 23:29, "Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?"

2. Queremos terminar hoje a descrição desta primeira visão. "VAMOS VER NESTA NOITE, MAIS ALGUNS ASPECTOS DA APARÊNCIA DE CRISTO EM SUA GLÓRIA":

VII - SUA DESTRA

Vs. 1.16-17, 20, "16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. 17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. 19 Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. 20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas".

1. A palavra "destra", como freqüentemente é usada nas Escrituras, vem do termo grego "dexiov" - déxios e nos traz a idéia de "mão direita", "à direita", "um lugar de honra ou de autoridade". Sem sombra de dúvidas, denota uma "posição de autoridade divina ou suprema", e também "lugar de proteção". Dois pontos são importantes aqui para serem mencionados:

a. Cristo, após a sua ressurreição e ascensão aos céus, ocupou a posição "à direita do Pai". Paulo fala isto em Ef 1.20, "o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais". O mesmo destaque podemos ver em Hb 1:3: "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas". Estando à destra do Pai, Cristo sempre age como seu Pai agiria.

b. Outro ponto importante é que Cristo mantém à sua direita aqueles que ministram ao seu povo na terra, Vs. 20, "Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas". Já ouvimos dizer: "Esta pessoa é o meu braço direito". Tal expressão, traz a implicação de que a alguém foi delegada autoridade e que se torna indispensável.

2. Como vimos, o apóstolo informa que as sete estrelas na destra de Cristo, são os anjos das sete Igrejas. O que, ou quem são estas sete estrelas? Vejamos:

a. Seriam anjos da guarda? Para alguns teólogos e estudiosos da Palavra de Deus estes "anjos das igrejas", seriam "guardiões", que são designados por Deus para exercerem ministério em favor dessas igrejas. Porém, é impossível conciliar esta posição com a advertência e reprovação ocorrida no texto de Ap 2.1, 4-5: "1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas". Devemos notar que Paulo não esta falando a anjos, mas à uma igreja, e mais especificamente à liderança daquela igreja.

b. A interpretação mais comum, é que os anjos das igrejas, sejam os ministros principais, ou anciãos, pastores, presidentes de uma congregação. É confortante saber que todos os que servem ao Senhor em posição de responsabilidade, estão em sua destra, o lugar de possessão e segurança, Jo 10.28-30, "28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 30 Eu e o Pai somos um".

c. Walter Scott, um pesquisador das Sagradas Escrituras, faz um comentário importante sobre as "sete estrelas em sua destra": "Declara-se que as estrelas são anjos, ou representantes das igrejas. O Anjo da igreja, é o representante simbólico da Assembléia vista naquele que é o responsável por ela, o que deveras, todos realmente o são. As estrelas como símbolo, são a expressão de:

c.1. Multidões incontáveis, Gn 15.5, "Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade".

c.2. Poderes menores, ou subordinados em geral, Gn 37.9, "9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim"; Ap 12.1, "Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça".

Toda autoridade da Igreja, todo o ministério e toda a regência espiritual de cada Assembléia, tem sua autoridade em Cristo. Sua competência para dar ou retirar, preservar ou sustentar cada ministro de Deus, é a idéia fundamental das estrelas de sua destra".

c. Um outro ponto aqui para ser considerado é que a palavra "anjo", vem do termo grego "aggelos", que significa "mensageiro", "enviado", "um que é enviado", "um mensageiro de Deus". Embora a palavra "aggelos" possa nos dar a idéia de alguém que é enviado, "um missionário", ela também nos sugere alguém que traz uma mensagem, "um mensageiro". Ora, não são os pregadores e pastores mensageiros de Deus à frente de seu povo?

3. A destra representa autoridade e honra supremas, Sl 110.1, "Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés". Que posição responsável cada dirigente da igreja ocupa?

VIII - SEU ROSTO COMO O SOL

Vs. 16, "Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força".

1. O sol irradia luz. Ele não empresta luz de fonte nenhuma, mas em si mesmo é fonte de luz e calor. Os planetas que formam o sistema solar, são meros refletores da luz que recebem do sol. A palavra "sol", vem do grego "hliov" - helios" e pode significar "o sol", "os raios do sol", "a luz do dia". Jesus tem uma glória transcendente e toda sua. Esta glória é acentuada de três maneiras:

a. Para o mundo, Ele é a Luz, Jo 8.12, "De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida". Sabemos que o mundo sem Deus vive em trevas e que a proposta de salvação outorgada por Deus é libertar o homem das trevas, reconduzindo-o à "Luz". Foi isso que Jesus fez por aqueles que o receberam. Compare Ef 5.8, "Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" com Cl 1.13, "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor".

b. Para Israel, Ele é o Sol da Justiça, Ml 4.2, "Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria". A expressão "sol da justiça", significa o "brilho da justiça". Um dos atributos de Deus é "justiça". Este conceito era tão forte para o salmista que ele chama a Deus de "Deus da minha justiça", Sl 4.1, "Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração". Temos neste salmo um dos nomes de Deus no Antigo Testamento, "Myhla hqdu" - 'elohiym tsedeq (Deus, minha Justiça). Um ponto que não podemos ignorar aqui e o conceito de justiça a partir do termo hebraico "hqdu", que significa "o que é reto", "a justa medida", "o que é devido", etc. A justiça verdadeira não vem pelos tribunais humanos mas pelo Deus Todo Poderoso.

c. Para a Igreja, Ele é a Resplandecente Estrela da Manhã, Ap 22.16, "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã". A expressão "estrela da manhã" é uma alusão ao planeta Vênus. Esta estrela simbolizava para os antigos a imortalidade, que de forma contundente é garantida por Cristo a todos os seus fiéis. No dizer de Pedro, esta estrela precisa nascer em nossos corações, 2 Pe 1.19, "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração".

2. Na sua humilhação, Cristo teve o seu rosto desfigurado, para além da aparência humana.

a. Uma vez seu rosto foi coberto por um cuspo vil, Mt 26.67, "67 Então, uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros...".

b. Porém, agora, seu rosto brilhante, brilha para além do brilho do Sol. Tal foi a reação de João a esta visão ofuscante, que ele caiu aos pés de Cristo, sendo tranqüilizado pelas suas palavras, Vs. 17-18, "17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno".

CONCLUSÃO:

1. De tudo o que pudemos ver, o Cristo da Glória, é tremendo. Não é somente um Jesus humilde que viveu entre "nós, fazendo o bem a todos, curando os enfermos e oprimidos pelo Diabo", At 10.38, "como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele", mas é o Cristo Poderoso, cheio de glória.

2. Ao contemplarmos o Cristo glorificado, chegamos à conclusão de que, precisamos abraçá-lo como todas as nossas forças, vivendo somente para Ele. Hoje somos representantes do Senhor na terra, somos a sua voz, as suas mãos, os seus pés, etc., para realizarmos as suas obras, Jo 14:12, "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai".

3. Não crente: O que você pensa do Jesus glorificado? Ou você se coloca ao lado dele, ou você será pisado pelos seus pés, semelhantes ao bronze polido. Ou você se coloca ao lado dele, ou você ouvirá o duro Juízo que sairá de sua boca.