AS ÁGUAS PURIFICADORAS

EZ 47.1-12

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

"1 Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar. 2 Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta exterior, pelo caminho da porta oriental; e eis que corriam umas águas pelo lado meridional. 3 Saindo o homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir, mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. 4 De novo mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. 5 Ainda mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau. 6 E me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar à margem do rio. 7 Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia árvores em grande número, de uma e de outra banda. 8 Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis. 9 E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. 10 Os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva. 11 Mas os seus charcos e os seus pântanos não sararão; serão deixados para sal.12 E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio".

 

INTRODUÇÃO:

1.Ezequiel, filho de Buzi, (1.3), exerceu seu ministério durante o cativeiro babilônico. Ele, assim como Jeremias, era um sacerdote chamado para o ministério profético. Seu ofício sacerdotal, pode ser visto claramente em sua preocupação com o templo, o sacerdócio, os sacrifícios, a Shekinah. Sua mensagem profética está recheada de parábolas, sinais, símbolos, etc., onde ele dramatiza a Palavra de Deus para uma compreensão melhor de seus ouvintes. Assim como Daniel e Apocalipse, este livro pode ser chamado de apocalíptico devido ao material simbólico e de mistério nele inserido.

2. No presente capítulo, observamos Ezequiel tendo uma visão interessante. Orientado por um "homem" (provavelmente um anjo do Senhor), o profeta se posiciona à entrada do templo de onde pode ver as "...águas que saíam de debaixo do limiar do templo...", v. 1. O "homem" que o conduzia, possuindo em suas mãos um instrumento de medição, mediu as águas em pontos diferentes por onde elas corriam, detectando crescentes graus de profundidade. Deixando um pouco de lado os detalhes da referida visão, queremos ver nela "ALGUNS SIGNIFICADOS E APLICAÇÕES PARA OS DIAS ATUAIS":

 

I. SIGNIFICADO DO "TEMPLO"

1. No A.T., Deus habitava no interior do Templo, no "Santo dos Santos", onde estava o propiciatório sobre a arca da aliança, "Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos", Êx 26.34. Era nesse local que o sumo-sacerdote entrava uma vez ao ano no "dia da expiação", para oferecer sacrifícios por si mesmo e pelos pecados do povo, Hb 9.6-7, "6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados; 7 mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo".

2. Já no N.T., Deus não mais habita em templos feitos por mãos humanas, "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens", At 17.24. Ver ainda Atos 7.48: "...mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens...". Sua habitação ocorre agora no interior daqueles que são redimidos, salvos, através do sacrifício de Cristo:

a) 1 Co 3.16-17, "16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós".

b) 1 Co 6.19, "Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

c) Gl 4.6, "E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai".

3. É no mais interior do crente que o Espírito habita e ministra, Rm 8.16, "O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus".

 

II. SIGNIFICADO DAS ÁGUAS

1. A água nas Escrituras, pode significar:

a) A Palavra de Deus.

- No V.T., o sacerdote precisava lavar-se na Pia de Bronze, antes de ministrar perante o Senhor, cumprindo o ritual da purificação, "Então farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da revelação e os lavarás, com água", Êx 29.4.

- No N.T., Jesus lavou os pés dos discípulos, um tipo das purificações do V.T., "Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido", Jo 13.5. Quando Pedro pediu ao Senhor que lhe lavasse não somente os pés, "...mas também as mãos e a cabeça" (v. 9), Jesus acrescenta: "...aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos", Jo 13.10. Mais adiante neste mesmo Evangelho, Jesus diz aos discípulos: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado", Jo 15. 3.

b) O Espírito Santo, "37 Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. 39 Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado", Jo 7.37-38.

2. Neste texto de Ezequiel, podemos afirmar que as "águas que saiam de debaixo do limiar do templo", significam nosso envolvimento com a Palavra e o Espírito de Deus. Observe a progressão mostrada por aquele homem que foi designado para medir a profundidade das águas:

a) "...águas que me davam pelos artelhos", v. 3.

b) "...águas que me davam pelos joelhos", v. 4.

c) "...águas que me davam pelos lombos", v. 4.

d) "...mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau", v. 5.

d) É preciso que nos envolvamos com a Palavra de Deus e Seu Espírito, ao ponto de "nadarmos" numa vida espiritual com real significado!

 

III. APLICAÇÕES

1. Observe que as águas descritas tinham o poder de dar vida a todos os seres por onde quer que elas passassem:

a) V. 8, "...entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis".

b) V. 9, "...por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente"...; "...e viverá tudo por onde quer que entrar este rio...".

c) V. 12, "...junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer".

2. Outra observação é que não somente estas águas fariam viver tudo o que estava sem vida, mas também provocariam uma frutificação em todos os seres vivificados:

a) V. 9, "...haverá muitíssimo peixe".

b) V. 10, "...o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva".

c) V. 12, "...não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio".

3. Quando as águas (o Espírito de Deus e Sua Palavra) passam por nosso interior, o nosso homem velho que estava morto pelos pecados recebe a vida de Deus. Paulo descreve este processo em sua Carta aos Efésios: "4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus", Ef 2.4-6. Note como o apóstolo usa tanto o verbo "vivificar", como também o verbo "ressuscitar", os quais têm a mesma conotação, ou seja exprimem a idéia de "dar viva àquilo que está morto".

4. Esta vida de Deus, enxertada em nós pelo Espírito e pela Palavra, cria condições especiais para a nossa produção de frutos no reino, onde seremos não apenas abençoados, mas também abençoadores, Jo 15.5, "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer".

 

CONCLUSÃO:

1. Ao entregarmos nossa vida a Cristo, devemos estar conscientes de que nos tornamos santuários do Espírito Santo e depositários da Palavra de Deus, e isto, na medida em que nos relacionamos com o Senhor. Quanto mais tempo investirmos em oração e leitura da Palavra, tanto mais seremos cheios do poder de Deus! Muitos querem "nadar" nas profundezas de Deus, mas não estão dispostos a pagar o preço de uma entrega absoluta! Não raramente as "águas de Deus" não passam de nossos artelhos, quando deveriam nos envolver totalmente!

2. Que possamos permitir ao Espírito de Deus nos dominar, nos abençoar, nos tornando "abençoadores" de outras vidas. Assim como as águas produziam vida e frutificação por onde passavam, que nós também nos tornemos doadores da vida de Deus e frutifiquemos, abençoando aqueles que precisam de nós!