OS PERIGOS DA OCIOSIDADE

2 SM 11.1-18

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

"1 Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. 2 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. 3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. 4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa. 5 A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida. 6 Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi. 7 Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra. 8 Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei. 9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa. 10 Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste a tua casa? 11 Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa. 12 Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. 13 Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa. 14 Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias. 15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra. 16 Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes. 17 Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu. 18 Então, Joabe enviou notícias e fez saber a Davi tudo o que se dera na batalha".

 

INTRODUÇÃO:

 

1. A palavra desta noite está baseada numa experiência não muito agradável do grande rei Davi. Embora Davi tenha sido o "homem segundo o coração de Deus", At 13.22, sua vida apresentou falhas, erros, pecados que foram marcantes, altamente destrutivos, pecados, erros e falhas, que qualquer um de nós repudiaríamos sem qualquer sombra de dúvidas. Ninguém em sã consciência poderia aprovar o comportamento de Davi descrito neste capítulo 11 do Segundo Livro de Samuel.

2. Tal relato nos mostra que precisamos como servos de Deus, estar atentos, vigilantes, para não sermos vítimas de nosso adversário, colhendo posteriormente os resultados nada favoráveis, como Davi pode colher em sua vida familiar e em seu Reino. Sabemos que a vida do rei, depois deste episódio, nunca mais foi a mesma. Ele entrou num vale de lágrimas e sofrimento pelo resto de sua vida, em razão de seu pecado contra Deus.

3. Certamente que, o que provocou a avalanche de pecados sobre suas costas, foi a sua ociosidade, um tipo de comportamento que muitas vezes não é levado em conta, mas que pode nos envolver, assim como envolveu Davi numa escalada altamente perigosa. Queremos ver nesta noite:

 

"OS PERIGOS A QUE ESTAMOS SUJEITO EM RAZÃO DE NOSSA OCIOSIDADE":

 

I – PERIGO DE PECAR

 

1. Notem que o texto bíblico nos diz que era o "tempo em que os reis costumavam sair para a guerra", Vs. 1. Ao invés de Davi acompanhar seu exército na frente de batalha, que era sua responsabilidade, preferiu ficar no palácio real, dando lugar à ociosidade. Foi esta ociosidade que o levou a passear no terraço da casa real de onde pode observar Bate-Seba, mulher de Urias que tomava banho, sentindo-se atraído por ela, consumando a prática do adultério. Dois pecados foram cometidos por Davi, numa sequência lógica, no sentido de que um leva ao outro. Vejamos:

a) Cobiça. A cobiça é o portão de entrada para diversos pecados, como adultério, roubo, fraude, etc. Este pecado consta da lista dos 10 mandamentos: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo", Êx 20.17. Temos aqui o verbo hebraico "dmx" – chamad e significa "desejar", "se encantar", "desejar ardentemente".

b) Adultério. Normalmente o adultério é subsequente à cobiça. Foi esta a colocação que fez o Senhor: "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela", Mt 5.28. Notem que Jesus fala do olhar que leva à cobiça e consequentemente ao adultério. A expressão "intenção impura", vem do termo grego "epiyumew" – epithumeo e significa "desejo ou propensão para coisas proibidas". O adultério é também um pecado que consta dos 10 mandamentos: "não adulterarás", Êx 20.14.

c) Um terceiro pecado foi cometido, mas não queremos fazer menção dele agora, que foi o assassinato de Urias.

2. Queridos irmãos, precisamos ter o cuidado de não vivermos na ociosidade, para não sermos levados à prática do pecado. Um provérbio muito comum que poderíamos citar é aquele que diz: "mente desocupada é oficina de Satanás". Certamente nosso inimigo gosta de atingir aqueles que andam de maneira ociosa. A Palavra de Deus nos alerta sobre as artimanhas do diabo para "pegar" aqueles que não são cuidadosos de sua vida espiritual:

a) 1Pe 5.8, "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar". Notem que Pedro usa aqui duas palavras importantes para nos alertar a viver a vida cristã de maneira cuidadosa:

a1) A palavra "sóbrio", que vem do grego "nhfw" – nepho, que significa "temperado", "ponderado", "espírito tranquilo". Na língua portuguesa, segundo Aurélio, esta palavra tem origem na palavra latina "sóbrio" e significa "aquele que é moderado no comer e beber", "aquele que não está sobre o efeito do álcool".

a2) A palavra "vigilante", que vem do grego "grhgorew" – gregoreuo e significa "aquele que está desperto", "atencioso", "cuidadoso", "ativo", "aquele que está atento a tudo que ocorre à sua volta, para que nenhuma calamidade destrutiva o apanhe de surpresa".

b) Ef 4.25-27, "25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo". Neste texto o apóstolo Paulo nos alerta sobre o fato de que nossa vida cristã deve apresentar qualidades que abominem a mentira, um pecado comum do homem; a ira, que leva ao ódio, uma vez que tais pecados abrem uma "brecha" ao diabo para nos atacar com sucesso.

3. Preocupado com seus discípulos Jesus mostrou o caminho para que deixemos a ociosidade e possamos vencer Satanás, com seus ardis:

a) Mt 6.13, "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!".

b) Mt 26.41, "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.

4. Vejam também o conselho de Tiago: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós", Tg 4.7.

5. Livre-se da ociosidade, pois ela é uma abertura tremenda para o diabo invadir sua vida!

 

II – PERIGO DE DESERTAR-SE

 

1. Outro ponto importante no texto é o fato de que Davi, deveria estar na frente de batalha. Era sua obrigação, uma vez que o texto diz que "era tempo dos reis irem para a guerra". A grande verdade é que esta omissão por parte do rei, o transformou num desertor, alheio ao que estava acontecendo na guerra.

2. Muitos crentes também têm-se tornado desertores, alheios à batalha que a Igreja de Cristo tem enfrentado no dia a dia. São vidas desinteressadas, descompromissadas. Não precisamos dizer que crentes que assim procedem são presas fáceis do inimigo. Muitos deles já estão laçados, presos, cativos pelo pecado e consequentemente instrumentos do inimigo.

3. Irmãos, uma das coisas que observamos no procedimento da Igreja Primitiva é que todos os crentes estavam envolvidos na obra de Deus, At 2.42-44, "42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum". Uma igreja, cujos membros estão envolvidos na obra de Deus, será sempre uma igreja operosa em todas as áreas.

4. Jesus nos alertou contra os perigos da deserção e do não compromisso: "57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. 58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. 61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. 62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus". Alguns pontos são importantes e precisam ser destacados:

a) No primeiro caso de nosso texto, encontramos alguém que gostaria de se envolver, mas exigia uma compensação financeira. O Evangelho atual tem se caracterizado por este perfil, onde vantagens são oferecidas àqueles que querem abraçar a fé. Porém, Jesus alerta: "o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Você pode até obter vantagens quando se torna um servo de Deus, mas, nenhuma vantagem lhe é oferecida no momento de você abraçar a fé, muito pelo contrário você poderá até perder, "Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo", Fp 3.7.

b) No segundo caso, encontramos alguém que também gostaria de se envolver com Cristo e sua obra, mas não queria se desvincular de outros compromissos menos importantes. São aqueles que querem servir a dois senhores: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro...", Mt 6.24. Esta é uma outra classe de crentes. São os chamados crentes nominais, que ainda permanecem com um dos pés no mundo. A estes Jesus disse: "Deixa os mortos o sepultar os seus próprios mortos". São aqueles que gostam de estar na Casa de Deus, no meio dos irmãos, mas gostam também de participar daquilo que o mundo oferece: bebidas, sexo errado, vícios, prazeres, etc..

c) No terceiro caso, encontramos alguém que também gostaria de se envolver na obra de Deus, mas é devagar. É aquele crente que caminha a passos lentos, em virtude de seu olhar divagante, pois gosta de ficar olhando para traz. A este tipo de crente Jesus disse: "Ninguém que lança a mão ao arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". Existem muitos crentes que de tanto olhar para traz, já perderam a visão do Reino. Existe um ditado usado na área de alimentação que diz o seguinte: "Nós somos aquilo que comemos". Poderíamos dizer em termos espirituais: "Nós somos aquilo em que fixamos os nossos olhos". Vejam o que Jesus falou acerca dos olhos: "22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!"

5. Na obra de Deus não há lugar para os indecisos, os descompromissados, os alheios, etc. Ou nos envolvemos com todo nosso ser, ou seremos devedores a Deus.

 

III – PERIGO DE PREJUDICAR OUTROS

 

1. Quando Davi, cometeu o pecado com Bate-Seba, que ficou grávida, quis dar um jeitinho para acomodar a situação, tentando encobrir sua culpa. O marido de Bate-Seba estava no campo de batalha, cumprindo sua função de soldado devidamente compromissado com seu exército. Davi manda chamá-lo de volta ao palácio, no sentido de provocar um encontro íntimo de Urias com sua mulher, na tentativa de disfarçar a gravidez pecaminosa de Bate-Seba. Davi queria que todos pensassem, que o filho que nasceria fosse de Urias. Porém depois de fracassadas as diversas tentativas para um encontro amoroso entre Urias e Bate-Seba, Davi decidiu matá-lo, mandando-o para a frente de Batalha, para que fosse ferido pelos seus inimigos, no que obteve total êxito.

2. Notem a que ponto chega alguém que se mantém ocioso na obra de Deus. É isto que o salmista denomina de "um abismo que chama outro abismo", Sl 42.7, "Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim". Quando não há arrependimento em relação a determinado pecado cometido, outro pecado certamente virá, numa proporção cada vez maior, afundando o pecador num lamaçal sem tamanho. Foi o que aconteceu com Davi, e certamente acontecerá conosco se não tratarmos o pecado com a seriedade devida, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça", 1 Jo 1.9.

3. Porém um fato que merece destaque aqui, é o fato de que Davi não somente estava longe do exército em guerra, como também provocou a baixa de um de seus melhores soldados. Ele conseguiu matar e tirar fora da batalha um dos seus melhores soldados. Muitos crentes além de não fazerem nada na obra de Deus, ainda acabam destruindo outras vidas que estão envolvidas no trabalho. Existes alguns tipos de comportamento que podem causar "baixas" no meio do povo de Deus:

a) Mau uso da língua:

a1) Pv 18.7-8, "7 A boca do insensato é a sua própria destruição, e os seus lábios, um laço para a sua alma. 8 As palavras do maldizente são doces bocados que descem para o mais interior do ventre". A expressão "doce bocado", vem da palavra hebraica "Mhl" – laham e tem como sentido "tragar", "engolir". Evidentemente que as palavras malditas, podem ser gostosas no falar, mas depois de engolidas, irão provocar má digestão, tanto no que fala, como também no que ouve.

a2) Tg 3.5-6, "5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! 6 Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno". Aqui Tiago coloca o fogo como metáfora da língua; da mesma forma que o fogo espalha terror e morte (fogo nos EUA), a língua quando usada para o mal leva no seu bojo desavença, discórdia e morte.

a3) Ef 4.29-30, "29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção". A palavra "torpe", vem do termo grego "saprov" – sapros e significa "pobre", "corrompida", "ruim", "impróprio para o uso", "inútil".

b) Crítica Destrutiva. Este tipo de crítica para mim acaba-se enquadrando no mau uso da língua, com apenas com uma diferença: na maledicência fala-se às escondidas, por traz e na crítica destrutiva, pode-se falar na frente do criticado. Porém, tanto uma como outra, são condenadas pela Palavra de Deus, e podem provocar baixas de irmãos valorosos no Reino de Deus.

4. A grande verdade é que existem muitos crentes que morreram, naufragaram na fé porque foram vítimas de línguas maldizentes. Paulo menciona o exemplo de dois homens, cujas línguas provocavam gangrena, câncer nos seus ouvintes: "16 Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. 17 Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto", 2Tm 2.16-17. A palavra "corrói", vem do termo grego "ecw" – echo e significa "segurar o ego de uma pessoa a uma coisa", "aderir ou agarrar". Quando uma pessoa contrai o câncer, este se agrega ao seu organismo provocando a morte. Nossa palavra deve provocar edificação, e nunca a destruição das pessoas. Vale aqui também aquele provérbio: "Nós somos o que falamos".

5. Que possamos trabalhar no sentido de arregimentar, ajuntar, equipar pessoas para trabalhar no Reino de Deus, e nunca sermos instrumentos que provoquem baixas, morte!

 

CONCLUSÃO:

 

1. Não resta dúvida sobre o fato de que precisamos cuidar para que não sejamos envolvidos pela ociosidade. Vimos como a ociosidade de Davi, o expôs a perigos inevitáveis, tais como:

a.    Perigo de pecar;

b.    Perigo de se desertar;

c.    Perigo de provocar baixas no povo de Deus.

2. O crente que não se envolve de corpo e alma no trabalho de Deus, corre o risco de manchar sua vida cristã com os mais vis pecados. Precisamos assumir uma posição frente ao serviço de Deus, para não sermos envolvidos pelo Diabo em suas armadilhas!