SANTIDADE DE DEUS A

Extraído da Revista "Jovens e Adultos", 3Tm de 1982, Juerp

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Texto Bíblico: Êxodo 1-3; Habacuque 1-3; 1; Pedro 1:13-2:10; Texto Básico: Êxodo 3:1-6; Habacuque 1:12, 13; Isaías 6:1-7; 1 Pedro 1:15, 16; Texto Áureo: Salmos 99:9

 

            ÊXODO 3:1-6: "1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus. 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; 3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima. 4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. 6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

            HABACUQUE 1.12-13: "12 Não és tu desde a eternidade, ó Senhor meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. O Senhor, para juízo puseste este povo; e tu, ó Rocha, o estabeleceste para correção. 13 Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?"

            ISAÍAS 6.1-7: "1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. 2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. 4     E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! 6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado".

            1 PEDRO 1.15-16: "15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; 16 porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo".

 

INTRODUÇÃO:

            O termo "SANTIDADE" denota a transcendência de Deus, sua separação do mundo e de todas as coisas criadas. Consiste na qualidade divina de estar distinguido (separado) das coisas criadas e finitas. O termo, ao longo da história, nunca perdeu o seu sentido de transcendência ou separação do mundo. O termo em si não representava necessariamente uma importância ética, o que se demonstra pelo fato de que as coisas de uso secular eram consideradas santas quando separadas e consagradas ao serviço de Jeová — tais como o templo, o sacrifício, o sábado. Qualquer coisa relacionada diretamente com o culto ou presença de Jeová era considerada santa — Jerusalém era a Cidade Santa porque ali habitava Jeová e manifestava-se a seu povo.

            É evidente que a idéia de santidade não é primariamente ética em si, mas o sentido bíblico conferido ao conceito de "santo" é proeminentemente ético. Nos Salmos, Profetas e no Novo Testamento, a idéia de transcendência está presente, porém uma transcendência ética — Deus é uma pessoa, e seus caminhos e pensamentos transcendem aos do homem; Deus transcende ao homem em bondade, e isto é um aspecto ético.

            A santidade de Deus se define mais corretamente como sendo a perfeição moral de seu caráter. Essa perfeição moral do caráter divino inclui três aspectos básicos:

1. A Transcendência Ética de Deus - A bondade divina é maior do que a de qualquer ser criado. É uma bondade na forma absoluta, eterna, e que não se deriva de nada. Foi neste sentido que Jesus declarou que somente Deus é BOM (Marcos 10:18).

2. O Elemento de Severidade ou Justiça em Deus — Deus tem que condenar a impureza, o fracasso ético e o pecado no homem. A natureza da perfeita bondade de Deus se opõe naturalmente a tudo que represente ou leve consigo algo de mal.

3. A Misericórdia ou Graça de Deus — Esta incluí tudo o que possamos conceber como inerente à bondade ética ou à perfeição. Certamente do ponto-de-vista cristão, Deus não seria perfeito se não fosse um Deus de amor.

Apesar de a santidade divina incluir a idéia de transcendência ética, não quer isto dizer que não possa ser imitada pelo homem. A santidade de Deus é a razão pela qual o homem deveria ser santo, e também é o modelo da santidade para o homem (Lv 11:44; 1Pe 1:16). A bondade perfeita de Deus é o modelo de bondade para o homem. Esta verdade foi encarnada por aquele que é o Varão Perfeito, o modelo de vida e conduta para o homem — Jesus Cristo.

 

O DEUS SANTO SE REVELA E CUIDA DOS SEUS

            Antes do surgimento do povo de Israel, Deus se revelara a pessoas distintamente, preservando aqueles que lhe eram fiéis, como Abraão, Isaque e Jacó. Mais tarde, quando o povo assumia forma definida durante o cativeiro egípcio, Moisés (criado na corte faraônica), tomando consciência de sua origem, assumiu a defesa dos seus. Por causa desta posição, teve que fugir para o deserto, onde passou a viver com seu sogro Jetro. Durante este período, teve uma visão e encontro com Deus, que o orientou para o livramento de Israel, que passava a ser o povo eleito de Deus.

Este encontro de Moisés com Deus nos mostra alguns aspectos da ação divina: O lugar em que Deus se manifesta é santo, porque Deus o separou para este fim. O verso 5 expressa instruções de Deus com relação à conduta no lugar que Deus mesmo declara santo (separado para o fim ao qual foi destinado). A santidade de Deus é demonstrada na atitude de Moisés, pois só um Deus santo poderia declarar um lugar santo, e Moisés esconde seu olhar, temendo — o que quer dizer, respeitando e reconhecendo o seu estado de pecado. Deus separa Moisés para uma missão especial com relação ao povo escolhido (povo santo). Deus é um ser vivo, e se interessa pelos que lhe pertencem.

A partir deste encontro, torna-se mais clara a orientação de que tudo o que for separado (santificado) para o serviço de culto a Deus deve ser considerado santo (separado). Deste ponto-de-vista, podemos entender porque o crente é santo — não porque é perfeito, uma vez que não o é, mas porque Deus habita no crente, e este é separado para uma obra especial, conforme o plano divino para cada um de nós, obra que será realizada não por nós mas por Deus, através de nós.

 

O DEUS SANTO DO LIVRAMENTO

Habacuque profetizou durante o meio da carreira do profeta Jeremias. O profeta tem a mais elevada concepção de Jeová, cuja preeminência é universal. Habacuque reconhece a suprema santidade de Deus, o que é demonstrado no verso 12, quando chama Deus de "meu Santo". Para o profeta Deus é puro, e por isso não pode conviver, nem mesmo ver, o mal nem a iniqüidade.

O povo de Deus realmente naqueles dias estava pecando grandemente, e conforme o verso 3 vemos que constava contra o povo a iniqüidade, a opressão, a destruição, a violência, as contendas, o litígio, o afrouxamento da lei e a perversão da justiça. Habacuque aprendera que Deus é santo, e que tais coisas não podiam permanecer existentes no povo que Deus escolhera para seus santos e eternos propósitos. Como então Deus permitia a continuidade desses atos, e mais estranhamente, para o profeta, Deus permitia que fosse feita justiça através de um povo caracteristicamente mais ímpio ainda? O profeta reconhecia que a iniqüidade do povo não podia continuar, e que a santidade de Deus estava oposta àqueles costumes; mas ver Deus castigar o seu povo escolhido com um povo em piores condições morais não podia ser entendido pelo profeta — não seria próprio da santidade divina, de acordo com os padrões de Habacuque. É por esta razão o que o profeta clama a Deus, e pede uma resposta às suas dúvidas.

Na continuidade do texto do profeta, demonstra-se que ele entende que Deus usa meios às vezes paradoxais aos nossos olhos, porém sempre tendo em vista a correção daqueles que lhe são queridos. O profeta, no final do texto, mostra-se confiante, reafirmando sua fé em Deus, na firme esperança de que somente de Deus pode vir o socorro certo e o livramento para o povo. Deus, que é santo, deseja a santidade do seu povo, e para tanto é obrigado a castigar, para corrigir; mas ao fazer isto, provê também a salvação necessária, não abandonando o seu povo. Deus corrige, mas também ampara com amor.

 

O DEUS SANTO PURIFICADOR

            Como em outras ocasiões relatadas no Velho Testamento, também aqui em Isaías 6 vemos que ao se ver colocado diante de Deus, a santidade e soberania divinas são de tal modo majestosas, que a reação do ser humano é de imediato temor e reconhecimento do seu estado pecaminoso (v. 5).

Em todas estas ocasiões, no entanto, era Deus se revelando ao homem, aproximando-se dele, para dar-lhe oportunidade de vencer o pecado, não por meios próprios, mas com o auxílio do soberano Senhor de todos os tempos. Como não tolera a iniquidade (Hc 1:13), e não faz concessões ao pecado, Deus toma a iniciativa purificadora do homem, toda vez que vê sinceridade e autenticidade no seu coração (Is 6:5, 7).

Outro elemento importante no texto em questão é a extensão da soberania divina — "A terra toda está cheia de sua glória" (Is 6:3) — Deus é soberano de todo o mundo, queiram ou não os homens. A Bíblia nos revela um Deus santo e senhor soberano sobre toda a criação, e mais cedo ou mais tarde todos hão de reconhecer a sua santa soberania.

No caráter de Deus como santo, tal qual o vê Isaías, havia evidentemente o elemento de severidade. Isaías é imediatamente ferido com o sentimento de convicção e condenação; ele se confessa pecador e indigno. Ele vê toda ordem moral de coisas, de que ele é parte, como corrompida. Todos são imundos de lábios. Não obstante, surge ao mesmo tempo o elemento de misericórdia nesta santidade — a brasa do altar lhe remove o pecado. Existe poder curador bem como poder condenatório na visão da santidade de Deus. A santidade de Deus, portanto, inclui o elemento de misericórdia ou graça bem como o elemento de severidade ou justiça.

 

O DEUS SANTO CONVIDA A SANTIDADE

No decorrer do nosso estudo, vimos que a santidade de Deus repudia tudo aquilo que se opõe à perfeição divina. Como conseqüência deste entendimento, Pedro (1 Pe 1:15,16) apela aos crentes para assumirem uma atividade definitiva de repúdio às concupiscências características de suas vidas antes do encontro decisivo com Jesus Cristo.

Neste apelo de Pedro, o argumento principal se constitui na declaração de Deus quando diz: "Sereis santos, porque eu sou santo." Deus nos convida a participar de sua santidade, e toma a iniciativa para tornar isto possível. A única coisa que o crente tem que fazer é imitar a santidade divina, fazer como Jesus mostrou que devêssemos fazer — esta é a vontade de Deus.

Para que possa haver real comunhão entre Deus e os homens, que se tornaram seus filhos em Jesus Cristo, Deus quer que seus servos sejam igualmente santos. Mas este não é apenas o desejo ou a vontade de Deus, pois Deus convida e promete que verdadeiramente alcançaremos a santidade, porque ele é santo.

 

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS DA SANTIDADE DE DEUS O DEUS SANTO:

1. Revela-se ao homem. Para que o homem possa conhecer a Deus, é necessário que ele se revele, e revelando sua santidade nos revela os seus padrões morais, que devem nortear nossa conduta moral.

2. Não tolera a iniqüidade. Esta característica faz com que Deus permita o castigo, com finalidades corretivas, oferecendo ao mesmo tempo graça e misericórdia de perdão.

3. É soberano universal. A Bíblia nos revela um soberano Senhor de todo o mundo, e que escolheu um povo para ser o caminho de sua revelação a todo este mundo.

4. Perdoa o pecador. Por meio do perdão, Deus purifica o pecador, tornando-o apto a receber sua revelação, e dá-lhe oportunidade de usar sua vida como instrumento de testemunho da graça o do amor de Deus.

5. Convida à santidade. Deus faz com que aqueles que participam, por meio da fé em Jesus Cristo, na herança eterna do trono da graça, sejam santos como ele, tornando assim possível a íntima comunhão entre o Criador — Senhor de todo o mundo — e os homens.