ENOQUE
Extraído do livro
"Personalidade em Gênesis", NAISMITH, JAMES , Edições Cristãs,
Ourinhos, São Paulo adaptado com notas, acréscimos e supressões pelo
Pr José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1. Vimos no
Domingo passado alguns pontos importantes sobre a vida de Enoque, que teve um
dos maiores privilégios que um ser humano pode ter, o de ser transferido para a
eternidade sem ter que passar pela morte física. Somente Enoque e Elias, dentre
todos os viventes puderam provar esta experiência.
2. Sua
experiência de ser transladado, arrebatado, só foi possível, graças ao fato de
Enoque haver desfrutado de uma comunhão íntima com Deus. A Bíblia descreve por
duas vezes no capítulo 5 de Gênesis que "ele andou com Deus". Este
"andar com Deus" descreve a seu relacionamento com o Senhor. Vimos
que o verbo hebraico que é traduzido por "andar", "Klh"
– halak, que tem o sentido de "andar", "caminhar",
"maneira de vida", tem também o sentido de "caminhar aproximadamente",
o que denota a "proximidade" que Enoque tinha do Senhor.
3. Notamos
também que, embora Enoque viveu em grande adversidade, no meio de uma geração
corrompida, perversa, maligna, tais condições não enfraqueceram sua vida
espiritual, pelo contrário, criaram nele uma forte motivação para viver de uma
maneira que agradou a Deus. Não se deixou levar pelas contaminações do mundo de
sua época, nem mesmo se deixou abater pelas "palavras insolentes",
"ofensivas", "escarnecedoras", proferidas contra ele. Sua
fé se tornou inabalável e pode vencer as tentações e as oposições de seus
adversários.
4. Nesta
noite, queremos continuar observando mais algumas verdades sobre a vida deste
servo de Deus e consequentemente as aplicações que estas verdades têm para
nossas vidas nos dias atuais. Vejamos quais são:
II. ELE AGRADOU A DEUS
Hb 11.5, "Pela fé,
Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o
trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado
a Deus".
a) Um bom
exemplo que temos na Palavra de Deus é o exemplo do Senhor Jesus que durante o
seu ministério terreno, procurou não "agradar a si mesmo", Rm 15.3,
"Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito:
As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim". Aqui está um dos
maiores problemas que enfrentamos como filhos de Deus. Muitas vezes perdemos o
favor do Senhor, porque desejamos agradar a nós mesmos, ao invés de procurarmos
agradá-lo. Nosso ego é colocado numa posição superior à posição que deveríamos
dar a Deus e aí fracassamos.
b) Jesus não
somente deixou de "agradar a si mesmo", mas sempre fez coisas que
agradavam ao Pai, Jo 8.29, "E aquele que me enviou está comigo, não
me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada". Note o advérbio
"sempre", que nos sugere em "todas as ocasiões" e em
"quaisquer situações". Acima de qualquer coisa, Jesus agradava
primeiramente a Deus.
c) O nosso
principal alvo deve ser o fato de lhe sermos agradáveis, 2 Co 5.9,
"É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para
lhe sermos agradáveis".
c.1) Para
assumirmos esta posição é necessário estar cientes de que isto requer de nós
tremendo esforço. A palavra "esforçar", vem do termo grego "filotimeomai",
philotimeomai, e nos traz a idéia de "ser compungido", "ser
movido por amor". Não basta agir como agimos com as pessoas de nosso
relacionamento, pois muitas vezes demostramos algo bem diferente do que na
realidade somos ou pensamos. Muitas vezes o nosso rosto expressa um sorriso
cativante, enquanto o nosso coração chora copiosamente.
c.2) Porém
quando se trata de agrarmos a Deus, o que menos funciona é a hipocrisia, uma
vez que o Senhor conhece o nosso coração, Sl 139.1-4, "1 SENHOR, tu
me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de
longe penetras os meus pensamentos. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e
conheces todos os meus caminhos. 4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e
tu, SENHOR, já a conheces toda". Deus pode nos contemplar profundamente. A
palavra "sondar", que aparece neste texto vem do termo hebraico
"rqx" – chaqar, e significa "examinar
completamente", "averiguar", "explorar",
"investigar". No grego temos "ereunaw" – ereunao, e
traz o sentido de "procurar", "examinar". Isto nos mostra
que Deus tem domínio sobre tudo o que se passa em nosso íntimo.
d. A base de
agradar a Deus é, para nós, como foi para Enoque a fé. "Porque sem fé é
impossível agradar a Deus", Hb 11.6. Fé que crê, confia e obedece a
Deus. Já vimos que a palavra fé no original significa "ter uma forte
convicção", "certeza", "confiança". Sem esta convicção
das verdades de Deus e acerca de sua pessoa não seremos compungidos a agradá-lo.
III. ELE PROFETIZOU PARA DEUS
Jd 14, 15, "14 Quanto a
estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis
que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra
todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias
que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios
pecadores proferiram contra ele".
1. Aqui no
Livro de Judas temos algumas verdades que não aparecem no Livro de Gênesis e a
principal delas é o fato de Enoque haver profetizado acerca de fatos que
aconteceriam num futuro distante. Se Enoque não desfrutasse de estreita
intimidade com Deus, jamais conheceria os propósitos futuros do Criador para os
homens.
2. Diante
disto podemos entender que Enoque foi, evidentemente, o primeiro profeta
humano, embora que a primeira profecia esteja registrada em Gn 3.15,
"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu
descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Sua
profecia: "Eis que vem o Senhor", tem sido repetida freqüentemente
nas Escrituras:
a) Is
40.10, "Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará;
eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa".
Nesta passagem das Escrituras, encontramos o profeta Isaías usando as mesmas
palavras usadas por Enoque ("Eis que o Senhor Deus virá..."), só que
falando de um tempo em que Judá seria liberto do cativeiro das nações,
recebendo do Senhor "galardões" e "recompensa".
b) Ap 1.7,
"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o
traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente.
Amém!" Já aqui, João, o vidente, usando também as mesmas palavras de
Enoque ("Eis que vem..."), pôde descrever antecipadamente, o que se
dará por ocasião da segunda vinda do Senhor Jesus sobre a terra, ou seja ele
faz alusão à realidade de que todo ser vivo, contemplará a descida do Senhor
nos ares para vir ao encontro de sua Igreja e ao mesmo tempo trazer juízo aos
homens pecadores.
c) Ap
22.7, 12, 20, "7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que
guarda as palavras da profecia deste livro 12 E eis que venho sem demora, e
comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras
20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora.
Amém! Vem, Senhor Jesus!".
c.1) Da
mesma forma neste trecho, usando a expressão dita pelo Senhor, "Eis que
venho sem demora", João descreve de maneira antecipada como o Senhor
distribuirá os galardões àqueles que se mantiverem fiéis até aquele dia, quando
ele voltar.
c.2) Notem
que os "galardões", serão outorgados de acordo com as obras que
praticarmos, o que difere da salvação que não é conseguida mediante às obras,
mas pela fé em Cristo, Ef 2.8-9, "8 Porque pela graça sois salvos,
mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que
ninguém se glorie".
3. Um fato
interessante é que a profecia de Enoque está ligada com a vinda do Senhor em
julgamento. Podemos confiar em sua profecia? Ele fez outra profecia que foi
cumprida com exatidão extraordinária. No nome de seu primeiro filho, Metusalém,
que significa "Quando ele for morto será mandado" há uma referência
ao dilúvio (Bíblia de Newberry). Vejamos como esta profecia se cumpriu:
a) Quando
Metusalém estava com 187 anos, Lameque, seu filho nasceu, Gn 5.25,
"Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque"; 182
anos mais tarde, Noé nasceu - Metusalém agora tinha 369 anos de idade, Vs.
28, "Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho".
b) Quando
Noé tinha 600 anos de idade veio o dilúvio, Gn 7.11, "No ano
seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia
romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se
abriram"; Nesta altura, Metusalém tinha 969 anos - justamente a idade com
que faleceu, Gn 5.27, "Todos os dias de Metusalém foram novecentos
e sessenta e nove anos; e morreu.
4. Como foi
exata a profecia de Enoque! Podia profetizar porque andava com Deus em contato
constante com ele, portanto, conhecia a sua vontade. Nós também, somente
podemos conhecer a vontade de Deus por estarmos em contato constante com Ele.
IV. ELE FOI TOMADO POR DEUS
Gn 5.24, "Andou Enoque
com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si"; Hb 11.5,
"Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado,
porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de
haver agradado a Deus".
2. Na
verdade a Igreja de Cristo aguarda o evento chamado na Palavra de Deus de
"Arrebatamento", que ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Cristo.
Pelos menos em dois texto do Novo Testamento esta doutrina é clara:
a) 1 Ts
5.15-18, "15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto:
nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum
precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de
ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos,
os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o
encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18
Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".
a.1) A
palavra arrebatamento, vem do termo grego "arpazw" – harpazo,
e significa "captura para cima", "arrancar", "puxar
para fora". Será desta maneira o arrebatamento: Num dado momento da
história Cristo chegará sobre as nuvens e tirará sua Igreja deste mundo,
levando os filhos de Deus para as moradas eternas. De alguma maneira, podemos
entender que Enoque nos sugere uma simbologia perfeita do futuro arrebatamento.
a.2) Notem
que nesta passagem das Escrituras Paulo, o apóstolo está falando sobre o
destino tanto daqueles que "morreram em Cristo", como daqueles que
estiverem "vivos" por ocasião da segunda vinda de Cristo. Segundo sua
doutrina, os que morreram em Cristo "ressuscitarão primeiro", e
depois nós os que estivermos vivos seremos transformados, 1 Co 15.51-52,
"51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados
seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da
última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e
nós seremos transformados".
- A palavra
transformar, vem do termo grego "allassw" – allasso, que quer
dizer "mudar", "trocar de uma coisa para outra". Paulo fala
que o nosso corpo corruptível, será mudado para um corpo incorruptível. Já a
palavra corruptível, vendo do grego "fyartov" – phthartos, e
significa "aquilo que deteriora", "o que perece". O corpo
que receberemos por ocasião do arrebatamento, não estará mais sujeito a doenças
e consequentemente a morte não terá mais sobre ele qualquer domínio, Ap
21.3-4, "3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o
tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de
Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e
a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as
primeiras coisas passaram".
- Alguns
estudiosos da Palavra de Deus acreditam que o corpo que receberemos será
semelhante ao corpo do Senhor, logo após a sua ressurreição, que não mais
estava limitado ao tempo e ao espaço, Lc 24.30-31,. "30 E aconteceu
que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido,
lhes deu; 31 então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu
da presença deles".
a.3) Logo
após a transformação de nosso corpo de um corpo corruptível a um corpo
incorruptível, seremos arrebatados juntamente com os que ressuscitaram, e
subiremos ao encontro do Senhor nos ares, onde estaremos para sempre com o Senhor.
b) Jo
14.1-3, "1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também
em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo
teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar
lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou,
estejais vós também. A palavra "receberei", também pode ser traduzida
por "tomarei", "levarei". Temos aqui o termo grego "paralambnw"
– paralambano que nos traz a idéia de "levar até", "aceitar ou
reconhecer", "receber". O sentido desta palavra, juntamente com
o restante do texto, nos sugere que Cristo voltou para o Pai, onde está
preparando moradias e num determinado tempo da história voltará e nos levará
para ocupar estas moradias, o que torna clara a verdade do arrebatamento.
CONCLUSÃO:
1. Vimos
nesta noite três verdades relacionadas com Enoque:
a) Ele
agradou a Deus;
b) Ele foi
porta-voz de Deus para profetizar acerca de eventos futuros;
c) Ele foi
tomado por Deus.
2. Como
filhos de Deus devemos também estar agradando a Deus com nossos atos e
comportamento, e convivermos com a certeza de que um dia seremos também
tomados, arrebatados para vivermos para sempre com o Senhor.