ENOQUE

Extraído do livro "Personalidade em Gênesis", NAISMITH, JAMES , Edições Cristãs, Ourinhos, São Paulo adaptado com notas, acréscimos e supressões pelo

 

Pr José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

1. Vimos no Domingo passado alguns pontos importantes sobre a vida de Enoque, que teve um dos maiores privilégios que um ser humano pode ter, o de ser transferido para a eternidade sem ter que passar pela morte física. Somente Enoque e Elias, dentre todos os viventes puderam provar esta experiência.

2. Sua experiência de ser transladado, arrebatado, só foi possível, graças ao fato de Enoque haver desfrutado de uma comunhão íntima com Deus. A Bíblia descreve por duas vezes no capítulo 5 de Gênesis que "ele andou com Deus". Este "andar com Deus" descreve a seu relacionamento com o Senhor. Vimos que o verbo hebraico que é traduzido por "andar", "Klh" – halak, que tem o sentido de "andar", "caminhar", "maneira de vida", tem também o sentido de "caminhar aproximadamente", o que denota a "proximidade" que Enoque tinha do Senhor.

3. Notamos também que, embora Enoque viveu em grande adversidade, no meio de uma geração corrompida, perversa, maligna, tais condições não enfraqueceram sua vida espiritual, pelo contrário, criaram nele uma forte motivação para viver de uma maneira que agradou a Deus. Não se deixou levar pelas contaminações do mundo de sua época, nem mesmo se deixou abater pelas "palavras insolentes", "ofensivas", "escarnecedoras", proferidas contra ele. Sua fé se tornou inabalável e pode vencer as tentações e as oposições de seus adversários.

4. Nesta noite, queremos continuar observando mais algumas verdades sobre a vida deste servo de Deus e consequentemente as aplicações que estas verdades têm para nossas vidas nos dias atuais. Vejamos quais são:

 

II. ELE AGRADOU A DEUS

 

Hb 11.5, "Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus".

1. A palavra "agradar", vem do termo grego "euarestew", euaresteo, que significa "ser bem agradável", "ser amável". Enoque soube como ser agradável a Deus. Em outras palavra ele conquistou o favor do Senhor, pela sua amabilidade. Talvez este seja o maior elogio que alguém possa receber. Alguns pontos:

a) Um bom exemplo que temos na Palavra de Deus é o exemplo do Senhor Jesus que durante o seu ministério terreno, procurou não "agradar a si mesmo", Rm 15.3, "Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim". Aqui está um dos maiores problemas que enfrentamos como filhos de Deus. Muitas vezes perdemos o favor do Senhor, porque desejamos agradar a nós mesmos, ao invés de procurarmos agradá-lo. Nosso ego é colocado numa posição superior à posição que deveríamos dar a Deus e aí fracassamos.

b) Jesus não somente deixou de "agradar a si mesmo", mas sempre fez coisas que agradavam ao Pai, Jo 8.29, "E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada". Note o advérbio "sempre", que nos sugere em "todas as ocasiões" e em "quaisquer situações". Acima de qualquer coisa, Jesus agradava primeiramente a Deus.

c) O nosso principal alvo deve ser o fato de lhe sermos agradáveis, 2 Co 5.9, "É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis".

c.1) Para assumirmos esta posição é necessário estar cientes de que isto requer de nós tremendo esforço. A palavra "esforçar", vem do termo grego "filotimeomai", philotimeomai, e nos traz a idéia de "ser compungido", "ser movido por amor". Não basta agir como agimos com as pessoas de nosso relacionamento, pois muitas vezes demostramos algo bem diferente do que na realidade somos ou pensamos. Muitas vezes o nosso rosto expressa um sorriso cativante, enquanto o nosso coração chora copiosamente.

c.2) Porém quando se trata de agrarmos a Deus, o que menos funciona é a hipocrisia, uma vez que o Senhor conhece o nosso coração, Sl 139.1-4, "1 SENHOR, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. 4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda". Deus pode nos contemplar profundamente. A palavra "sondar", que aparece neste texto vem do termo hebraico "rqx" – chaqar, e significa "examinar completamente", "averiguar", "explorar", "investigar". No grego temos "ereunaw" – ereunao, e traz o sentido de "procurar", "examinar". Isto nos mostra que Deus tem domínio sobre tudo o que se passa em nosso íntimo.

d. A base de agradar a Deus é, para nós, como foi para Enoque a fé. "Porque sem fé é impossível agradar a Deus", Hb 11.6. Fé que crê, confia e obedece a Deus. Já vimos que a palavra fé no original significa "ter uma forte convicção", "certeza", "confiança". Sem esta convicção das verdades de Deus e acerca de sua pessoa não seremos compungidos a agradá-lo.

 

III. ELE PROFETIZOU PARA DEUS

 

Jd 14, 15, "14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele".

1. Aqui no Livro de Judas temos algumas verdades que não aparecem no Livro de Gênesis e a principal delas é o fato de Enoque haver profetizado acerca de fatos que aconteceriam num futuro distante. Se Enoque não desfrutasse de estreita intimidade com Deus, jamais conheceria os propósitos futuros do Criador para os homens.

2. Diante disto podemos entender que Enoque foi, evidentemente, o primeiro profeta humano, embora que a primeira profecia esteja registrada em Gn 3.15, "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Sua profecia: "Eis que vem o Senhor", tem sido repetida freqüentemente nas Escrituras:

a) Is 40.10, "Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa". Nesta passagem das Escrituras, encontramos o profeta Isaías usando as mesmas palavras usadas por Enoque ("Eis que o Senhor Deus virá..."), só que falando de um tempo em que Judá seria liberto do cativeiro das nações, recebendo do Senhor "galardões" e "recompensa".

b) Ap 1.7, "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!" Já aqui, João, o vidente, usando também as mesmas palavras de Enoque ("Eis que vem..."), pôde descrever antecipadamente, o que se dará por ocasião da segunda vinda do Senhor Jesus sobre a terra, ou seja ele faz alusão à realidade de que todo ser vivo, contemplará a descida do Senhor nos ares para vir ao encontro de sua Igreja e ao mesmo tempo trazer juízo aos homens pecadores.

c) Ap 22.7, 12, 20, "7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro 12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras 20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!".

c.1) Da mesma forma neste trecho, usando a expressão dita pelo Senhor, "Eis que venho sem demora", João descreve de maneira antecipada como o Senhor distribuirá os galardões àqueles que se mantiverem fiéis até aquele dia, quando ele voltar.

c.2) Notem que os "galardões", serão outorgados de acordo com as obras que praticarmos, o que difere da salvação que não é conseguida mediante às obras, mas pela fé em Cristo, Ef 2.8-9, "8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie".

3. Um fato interessante é que a profecia de Enoque está ligada com a vinda do Senhor em julgamento. Podemos confiar em sua profecia? Ele fez outra profecia que foi cumprida com exatidão extraordinária. No nome de seu primeiro filho, Metusalém, que significa "Quando ele for morto será mandado" há uma referência ao dilúvio (Bíblia de Newberry). Vejamos como esta profecia se cumpriu:

a) Quando Metusalém estava com 187 anos, Lameque, seu filho nasceu, Gn 5.25, "Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque"; 182 anos mais tarde, Noé nasceu - Metusalém agora tinha 369 anos de idade, Vs. 28, "Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho".

b) Quando Noé tinha 600 anos de idade veio o dilúvio, Gn 7.11, "No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram"; Nesta altura, Metusalém tinha 969 anos - justamente a idade com que faleceu, Gn 5.27, "Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.

4. Como foi exata a profecia de Enoque! Podia profetizar porque andava com Deus em contato constante com ele, portanto, conhecia a sua vontade. Nós também, somente podemos conhecer a vontade de Deus por estarmos em contato constante com Ele.

 

IV. ELE FOI TOMADO POR DEUS

 

Gn 5.24, "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si"; Hb 11.5, "Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus".

1. A Versão dos Setenta (Septuaginta) traduz esta cláusula como o faz o escritor aos Hebreus: "Deus o trasladara", quer dizer, levou-o da terra para o céu. A morte não interveio. Assim Enoque é um tipo de muitos santos que estarão vivos quando o Senhor vier e serão trasladados sem morrer - pouco antes do "dilúvio" de julgamento divino sobre a terra.

2. Na verdade a Igreja de Cristo aguarda o evento chamado na Palavra de Deus de "Arrebatamento", que ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Cristo. Pelos menos em dois texto do Novo Testamento esta doutrina é clara:

a) 1 Ts 5.15-18, "15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".

a.1) A palavra arrebatamento, vem do termo grego "arpazw" – harpazo, e significa "captura para cima", "arrancar", "puxar para fora". Será desta maneira o arrebatamento: Num dado momento da história Cristo chegará sobre as nuvens e tirará sua Igreja deste mundo, levando os filhos de Deus para as moradas eternas. De alguma maneira, podemos entender que Enoque nos sugere uma simbologia perfeita do futuro arrebatamento.

a.2) Notem que nesta passagem das Escrituras Paulo, o apóstolo está falando sobre o destino tanto daqueles que "morreram em Cristo", como daqueles que estiverem "vivos" por ocasião da segunda vinda de Cristo. Segundo sua doutrina, os que morreram em Cristo "ressuscitarão primeiro", e depois nós os que estivermos vivos seremos transformados, 1 Co 15.51-52, "51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados".

- A palavra transformar, vem do termo grego "allassw" – allasso, que quer dizer "mudar", "trocar de uma coisa para outra". Paulo fala que o nosso corpo corruptível, será mudado para um corpo incorruptível. Já a palavra corruptível, vendo do grego "fyartov" – phthartos, e significa "aquilo que deteriora", "o que perece". O corpo que receberemos por ocasião do arrebatamento, não estará mais sujeito a doenças e consequentemente a morte não terá mais sobre ele qualquer domínio, Ap 21.3-4, "3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. 4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram".

- Alguns estudiosos da Palavra de Deus acreditam que o corpo que receberemos será semelhante ao corpo do Senhor, logo após a sua ressurreição, que não mais estava limitado ao tempo e ao espaço, Lc 24.30-31,. "30 E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; 31 então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles".

a.3) Logo após a transformação de nosso corpo de um corpo corruptível a um corpo incorruptível, seremos arrebatados juntamente com os que ressuscitaram, e subiremos ao encontro do Senhor nos ares, onde estaremos para sempre com o Senhor.

b) Jo 14.1-3, "1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. A palavra "receberei", também pode ser traduzida por "tomarei", "levarei". Temos aqui o termo grego "paralambnw" – paralambano que nos traz a idéia de "levar até", "aceitar ou reconhecer", "receber". O sentido desta palavra, juntamente com o restante do texto, nos sugere que Cristo voltou para o Pai, onde está preparando moradias e num determinado tempo da história voltará e nos levará para ocupar estas moradias, o que torna clara a verdade do arrebatamento.

CONCLUSÃO:

 

1. Vimos nesta noite três verdades relacionadas com Enoque:

a) Ele agradou a Deus;

b) Ele foi porta-voz de Deus para profetizar acerca de eventos futuros;

c) Ele foi tomado por Deus.

2. Como filhos de Deus devemos também estar agradando a Deus com nossos atos e comportamento, e convivermos com a certeza de que um dia seremos também tomados, arrebatados para vivermos para sempre com o Senhor.