SERMÃO 1 - O QUE É AVIVAMENTO ESPIRITUAL

Pr. Edison Queiroz

 

José Antônio Corrêa

 

ESBOÇO AMPLIADO

 

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”, Gl 2.20.

 

INTRODUÇÃO

 

Fala-se muito em avivamento, mas parece que há mais “animamento” que avivamento.

 

Avivamento Espiritual é uma intervenção de Deus no meio de uma sociedade, provocando um movimento de volta à comunhão com Ele.

 

É caracterizado por um retorno ao temor a Deus, seguido de confissão de pecados, consertos nos relacionamentos e restituições.

 

Resumindo é uma volta para Deus.

 

O Pastor Roy Hession no seu livro “A Senda do Calvário” (Editora Betânia) apresenta as seguintes marcas do avivamento espiritual:

 

- Uma nova experiência de convicção de pecado entre os salvos.

 

- Uma nova visão da cruz de Jesus e da redenção.

 

- Uma nova disposição para o quebrantamento, o arrependimento, a confissão e a restituição.

 

- Uma alegre experiência do poder do sangue de Jesus para limpar completamente do pecado, restaurar e curar tudo que o pecado arruinou e tudo que nos fez perder.

 

- Uma nova compreensão da plenitude do Espírito Santo e do seu poder de realizar sua própria obra através do seu povo

 

- Uma nova volta dos perdidos para Jesus.

 

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”, Gl 2.20.

 

Esta afirmação bíblica mostra a essência de um avivamento espiritual.  O Senhor Jesus é a vida (Jo 14.6).

 

Portanto somente nele teremos a verdadeira vida espiritual.

 

Os detalhes do texto apresentam o caminho para o verdadeiro avivamento espiritual:

 

I. FUI CRUCIFICADO COM CRISTO

 

Claro que o texto não está falando da crucificação do corpo, mas do velho homem, que são as tendências de maldade e pecado da pessoa sem Cristo.

 

O mesmo Apostolo Paulo afirma o seguinte:

 

“Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado”, Rm 6.6.

 

Devemos, então, nos considerar mortos para o pecado, para o mundo, para o diabo e para os costumes do velho homem.

 

II. CRISTO VIVE EM MIM

 

Não há como viver o cristianismo pelos nossos próprios esforços. A única forma de vivermos de acordo com a vontade de Deus e os princípios cristãos é pela própria vida de Cristo em nós.

 

A Bíblia mostra claramente que o propósito de Deus é que sejamos semelhantes a Jesus Cristo:

 

“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”, Rm 8.29.

 

Deus quer que sejamos conformes à imagem de seu Filho, e fica claro que não é a imagem física mas a espiritual.

 

O Apóstolo Paulo ajuda a colocar o conceito em prática:

 

“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”, 1Co 11.1.

 

Na prática podemos examinar nossas palavras e atitudes, para ver se são condizentes com o que Jesus ensinou.

 

Notem que há a realidade espiritual que o nosso velho homem já foi crucificado e Cristo vive em nós; há também a nossa participação, imitando a Cristo no nosso viver.

 

Será uma grande revolução na nossa sociedade quando todos aqueles que se dizem cristãos, começarem a se considerarem mortos para o pecado, e permitirem que Cristo viva sua vida neles.

 

III. ESTA VIDA É PELA FÉ EM CRISTO

 

No final do texto a Bíblia afirma que A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. 

 

A única forma de termos esta vida crucificada com Cristo e vivermos como Ele viveu. É pela fé. Este conceito somente pode ser aplicado em nossa vida pela fé.

 

A fé agrada a Deus, e evidencia sempre a nossa dependência dele. A fé elimina o impossível, e elimina nossas desculpas de não conseguir ter esta qualidade de vida.

 

Sem duvidas, pela fé podemos ter uma vida santa, ter as atitudes e o caráter de Cristo. E isto é o que Deus espera de todo aquele que se diz cristão.

 

CONCLUSÃO

 

A verdadeira vida cristã é o nosso EU crucificado, e Cristo vivendo em nós pela fé.