SERMÃO 2 - PORQUE PRECISAMOS DE UM AVIVAMENTO ESPIRITUAL

Pr. Edison Queiroz

 

José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO

 

Crise sempre será uma oportunidade para avivamento espiritual.

 

I. PORQUE A NOSSA VIDA PESSOAL ESTÁ EM CRISE

 

Por isso é importante pedir ao Espírito Santo que envie o avivamento, e que nos traga convicção de pecado.

 

O salmista disse:

 

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”, Sl 139.23.

 

Vejam os instrumentos de Deus: sondar, conhecer e provar. Note o campo de trabalho do Espírito Santo: meu coração, meus pensamentos, meus caminhos.

 

Se Deus colocar a sua luz poderosa nos nossos corações, pensamentos e caminhos, com certeza seremos quebrantados, nos arrependeremos experimentaremos o perdão de Deus e um poderoso avivamento espiritual.

 

II. PORQUE A FAMÍLIA ESTÁ EM CRISE

 

“16 Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. 17 “Não tenho marido”, respondeu ela.Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido". 18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”, Jo 4.16-18.

 

A família está em crise, em todas as partes do mundo. Os casais não tem mais diálogo, e quando conversam é para brigar, cada um defendendo o seu ego.

 

Pais e filhos não tem mais comunicação. Os pais abandonando seus filhos e entregando aos cuidados do mundo da carne e do diabo. Filhos rebeldes desrespeitam a autoridade dos pais.

 

Consequentemente desrespeitam as demais autoridades. Os vícios, pecados, libertinagem estão invadindo nossos lares. Os pais perderam o controle.

 

Há mães que dizem às filhas: faça o que você quiser, só não volte pra casa grávida! Pais levam os filhos adolescentes para prostíbulo com a ideia de fazê-los homens de verdade.

 

Como consequência temos famílias disfuncionais. O divórcio, separação e adultério tem avançado de uma forma sem precedentes em nosso país.

 

Há alguns que conhecem os princípios da Palavra de Deus sobre família, fazem renovações dos votos, tentam consertar, mas parece que há um poder maligno que os leva de volta ao seu pecado.

 

Mas qual a solução? Psicologia? Filosofia? Sociologia? Avanços Tecnológicos? Não!  Nada disso pode resolver o problema. Precisamos fazer um diagnóstico e constatar que o verdadeiro problema está na vida espiritual.

 

Somente uma volta para Deus e sua Palavra trarão conserto e restauração das famílias. Além disso as futuras famílias também serão alcançadas por esta volta a Deus, de tal forma que teremos uma nação abençoada e vivendo em paz.

 

Quando vier o avivamento, e eu creio que virá, então veremos as famílias restauradas, porque o Espírito Santo, além de convencer dos nossos erros e pecados, também nos dará poder para vencermos todos os obstáculos que impedem que nossas famílias vivam no centro da vontade de Deus.

 

III. PORQUE A IGREJA ESTÁ EM CRISE

 

“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo”, Gl 1.6-7.

 

Liderança comprometida com o pecado: Os lideres tem a responsabilidade de viver uma vida santa, pois são modelo para o rebanho.

 

Pregação para agradar homens: Pregações para agradar homens com o propósito de ter um auditório cheio.

 

Cultos shows: Cultos para atrair pessoas e não a presença de Deus.

 

Estratégias de Marketing: Igrejas substituindo a presença do Espírito Santo por estratégias de marketing para buscar pessoas.

 

Mercadejando a Palavra: Quantas igrejas vendendo bênçãos para aumentar as finanças.

 

Tolerância ao pecado: Parece que não ha mais disciplina nas igrejas e os próprios lideres vivendo em pecado.

 

IV. PORQUE A NAÇÃO ESTÁ EM CRISE

 

“19 “Mas, se vocês se afastarem de mim e abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei, e prestarem culto a outros deuses e adorá-los, 20 desarraigarei Israel da minha terra, que lhes dei, e lançarei para longe da minha presença este templo que consagrei ao meu nome. Farei que ele se torne objeto de zombaria entre todos os povos. 21 E todos os que passarem por este templo, agora imponente, ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o SENHOR fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo?’ 22 E a resposta será: ‘Porque abandonaram o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, que os tirou do Egito, e se apegaram a outros deuses, adorando-os e prestando-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda esta desgraça’”, 2Co 7.19-22.

 

No v.19 aparecem os três perigos que vamos analisar e comparar com a nação brasileira:

 

1. O perigo de se afastar de Deus:

 

“Se vocês se afastarem de mim” diz o Senhor.

 

Eis uma lista de situações que indicam este afastamento: Falta convicção de pecado, quebrantamento, arrependimento, confissão e restituição; Indiferença para com a Palavra de Deus; Negligência à oração; Falta de apetite espiritual; Falta de frutos; Indiferença, apatia, displicência, comodismo; Mais desejo de prazeres do que da casa de Deus.

 

Você consegue encontrar algumas dessas situações em sua vida? Talvez seja um sinal de um afastamento de Deus.

 

2. O perigo de abandonar a Palavra de Deus:

 

“Abandonarem os decretos e os mandamentos que lhes dei”, diz o Senhor.

 

Quando colocamos nossas circunstâncias, desejos pessoais, vantagens pessoais, algum lucro, algum prazer acima da Palavra de Deus a estamos abandonando.

 

3. O Perigo da Idolatria:

 

“E prestarem culto a outros deuses e adorá-los”, diz o Senhor.

 

A nação brasileira é idólatra. Infelizmente o Brasil apesar de afirmar que o governo é laico, aceita abertamente Aparecida como a protetora do Brasil, e muitas pessoas na nossa nação se submetem a este tipo de crença.

 

Além disso a nação brasileira inventa diversos outros deuses: Padre Cícero, Frei Damião, Irmã Dulce, etc.

 

A Bíblia é muito clara quando afirma que há um só Deus, criador e controlador de todas as coisas.

 

4 Afirma ainda que o nosso Deus não divide sua Glória com ninguém:

 

“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor”, Is 42.8.

 

CONCLUSÃO

 

As situações de crise, sempre serão oportunidade para avivamento.

 

A única solução para nossa vida pessoal, nossas famílias, nossas igrejas e nossa nação é um poderoso avivamento espiritual.