SERMÃO 6 – OS RESULTADOS DO AVIVAMENTO

Pr. Edison Queiroz

 

José Antônio Corrêa

 

 

INTRODUÇÃO

 

Quando Deus envia um avivamento espiritual, acontecem mudanças em diversas áreas. Vamos ver os resultados:

 

I - RESULTADOS DO AVIVAMENTO NA VIDA PESSOAL

 

“Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente”, Jo 10.10b.

 

O avivamento produzirá muitos resultados na sua vida. Muitas coisas acontecerão, porque teremos a vida do próprio Senhor Jesus em nós. Eu separei algumas para que provoquem em nós mais desejo de busca por este avivamento.

 

1. Andar dia a dia com Deus.

 

Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”, Mt 8.22.

 

Algumas pessoas quando se despedem dizem: “Vai com Deus”. Sem dúvida é excelente desejo para a outra pessoa. Mas o que realmente significa andar com Deus? Significa seguir a Deus.

 

A palavra seguir tem a ideia de andar junto no mesmo caminho. Jesus nos chama para andar com Ele, em comunhão diária, numa amizade profunda, como filhos segurando na mão do Pai.

 

Esta é a vida cristã normal. Vivendo e andando dia a dia com Jesus, aprendendo Dele e crescendo na vida. O tempo, o propósito e os planos de Deus governarão o dia.

 

2. Menos da carne e mais do Espírito Santo.

 

“19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. 25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”, Gl 5.19-25.

 

As transformações na vida pessoal decorrentes do avivamento estão descritas claramente nestes versos. O Cristão cheio do Espírito Santo, será liberto das obras da carne, que significa menos do EU e menos do pecado, e terá a vida de Cristo manifestada através do fruto do Espírito.

 

3. Definição do chamado.

 

“1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, Rm 12.1-2.

 

Um dos sinais claros do avivamento espiritual é o desejo de fazer a vontade de Deus, e um impulso interior de que outros também experimentem aquilo que o Senhor tem feito em nossas vidas.

 

Neste caminhar com Jesus, e nesta nova arrancada na espiritualidade, Deus começará usar-nos para abençoar outros e mostrará o que, onde e como Ele vai fazer isso . Onde estivermos seremos instrumentos para abençoar outras vidas. A Boca falará do que está cheio o coração. Alguns receberão direção de Deus para irem a lugares diferentes, outros ficarão no seu lugar, mas todos seremos usados por Deus.

 

4. Direção de Deus para a vida.

 

Nesta caminhada teremos também a direção do Senhor. Claro, a partir do momento que experimentamos este avivamento espiritual, abrimos mão da nossa vontade, o EU foi crucificado com Cristo, e agora vivemos sob a Sua direção, em todas as áreas da vida. No dia a dia, nas decisões, nas atitudes, nos pensamentos em tudo ouviremos a voz especial do Espírito Santo:

 

“E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”, Is 30.21 (RC).

 

A grande necessidade dos cristãos nestes dias é um avivamento espiritual. Teremos todas estas bênçãos e muitas outras para a Glória de Deus.

 

II - RESULTADOS DO AVIVAMENTO NA FAMÍLIA

 

Com a chegada do avivamento, nossa vida espiritual fica mais profunda, e começamos a crescer em maturidade espiritual.

 

Uma das áreas que será mais afetada positivamente pelo nosso crescimento espiritual é a família.

 

O fato de vivermos juntos provoca tensão pela necessidade dos ajustes nos relacionamentos. A convivência familiar sempre nos colocará em situações onde necessitaremos profundamente da vida de Cristo e o conhecimento dos princípios da Palavra.

 

1. Com avivamento há mais amor.

 

Uma das marcas mais evidentes do avivamento espiritual é o amor. “Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte”, 1Jo 3.14.

 

Haverá uma renovação no amor entre os cônjuges, entre pais e filhos. Existem muitos testemunhos de transformação no relacionamento familiar, porque houve uma restauração do amor na família.

 

2. Com avivamento há mais compreensão.

 

Tempos de oração, produzem mais entendimento na vida familiar, porque torna as pessoas mais sensíveis às necessidades dos outros. O texto de Fp 2.3-4 - “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros”, será uma realidade.

 

3. Com avivamento há mais paz.

 

“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz”, Rm 8.6.

 

A pessoa controlada pelo Espírito Santo tem mais da vida e paz de Cristo. Em nossos lares, teremos mais vida espiritual, consequentemente mais paz. Quantos lares vivem em contendas, inimizades, onde não há comunhão e os relacionamentos estão quebrados. Só um avivamento espiritual poderá colocar as coisas em ordem nas famílias.

 

4. Com avivamento há mais unidade.

 

A Bíblia ensina que no casamento os cônjuges se tornam uma só carne: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”, Gn 2.24. Porém com o passar do tempo as emoções parecem diluir esta realidade, mas com o avivamento há uma renovação do amor e os dois começam a sentir uma nova unidade familiar. A vida de Cristo em nós provocará uma unidade no pensar, no amor, no espírito e nas atitudes: “Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude”, Fp 2.1-2.

 

As estatísticas demonstram que os divórcios têm crescido de forma assustadora em nossa nação. A família tem sido atacada e colocada em segundo plano. Somente um poderoso avivamento espiritual poderá mudar esta situação.

 

III - RESULTADOS DO AVIVAMENTO NA IGREJA

 

1. A Instituição mais abençoada pelo avivamento espiritual é a igreja.

 

Jesus prometeu enviar o poder do Espírito Santo para que a igreja seja efetiva nas suas ações:

 

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”, At 1.8.

 

2. A Igreja será cheia do poder do Espírito Santo.

 

Haverá um poder sobrenatural na vida dos membros da igreja e quando ela se reunir, este poder se manifestará, levando-os a maturidade espiritual e sendo mais efetivos no seu serviço a Deus.

 

3. A igreja fará novos discípulos.

 

Jesus disse que vamos receber o poder e seremos suas testemunhas. No poder do Espirito Santo, as vidas serão abençoadas, santificadas e viverão os princípios da Palavra de Deus. Além disso o avivamento espiritual provocará uma grande colheita de almas e consequentemente teremos um crescimento no numero de novos discípulos de Cristo. Os crentes começarão a testemunhar no poder do Espirito Santo, os corações já estarão preparados para receberem a Palavra de Deus. Haverá muitas conversões.

 

4. A Igreja terá um grande avanço missionário.

 

Jesus foi claro quando disse que a igreja no poder do Espirito Santo fará novos discípulos e apresentou também os locais onde isto acontecerá: Jerusalém, Judeia, Samaria e Confins da Terra.

 

Vejam o avanço missionário equilibrado. A Igreja fará muitos discípulos na cidade, no seu estado, na sua nação e no mundo todo.

 

Isto aconteceu no livro dos Atos dos Apóstolos. O avivamento chegou, no capítulo 2 e a partir daí começamos a ver uma grande quantidade de pessoas entregando suas vidas a Cristo, na cidade de Jerusalém. Mas parte da igreja começou a sair da cidade e alcançar outros lugares. De repente o evangelho estava alcançando outros países, e hoje a igreja de Cristo esta em quase todos os cantos do nosso Planeta. Aleluia.

 

“Mas ainda há povos que não ouviram as boas novas, portanto a igreja precisa completar sua tarefa de pregar este evangelho em testemunho a todas as nações, então virá o fim”, Mt 24.14.

 

5. Mais diferença na sociedade.

 

“13 Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. 14 Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”, Mt 5.13-16.

 

Sal e luz são dois elementos que fazem uma grande diferença na natureza. O Sal em contato com os elementos, dá sabor, conserva e transforma. A luz elimina as trevas, e seu calor transforma.

 

Jesus utiliza estes dois elementos para mostrar que a igreja deve fazer uma grande diferença na sociedade. Os crentes cheios da vida de Cristo, influenciarão e transformarão as pessoas, pela qualidade de vida que tem e por suas palavras e ações.

 

Quando vem o avivamento a vida dos membros da igreja é santificada e ungida e eles serão instrumentos de Deus para manifestar seu poder transformador.

 

IV - RESULTADOS DO AVIVAMENTO NO MUNDO

 

“Esses homens, que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui”, At 17.6.

 

Quando vem o avivamento espiritual o mundo é perturbado: Acabe foi ao encontro de Elias. Quando viu Elias, disse-lhe: “É você mesmo, perturbador de Israel?”, 1Rs 18.16-17.

 

O mundo está apoiado no maligno e suas influências e sistemas têm levado muitas vidas à desgraça, miséria, pecado e destruição.

 

Satanás tem escravizado muita gente nos vícios e no pecado e muitos estão buscando uma saída. Apesar de todo o avanço científico, o mundo não consegue dominar a violência, maldade e não elimina o mal da sociedade.

 

Mais do que nunca há necessidade de uma interferência divina sobre a terra e somente um avivamento espiritual poderá trazer o homem aos pés de Cristo, experimentando libertação.

 

No avivamento, há um senso de uma santa presença, que provoca a convicção de pecado. Quando a santidade de Deus é manifesta, os pecados mais ocultos vêm à tona.

 

O avivamento produz um desejo da busca de Deus. O povo começa reconhecer o quanto estamos distante do Todo-Poderoso e reconhece que é tempo de voltar para Deus.

 

O avivamento produz um abalo do poder das trevas. Satanás e seus demônios entram em desespero quando veem o povo orando, se humilhando e buscando a Deus.

 

Por conta do avivamento, o povo ora e adora a Deus em qualquer lugar. Pessoas se ajoelham nas ruas, nas praças buscando a Deus. O assunto predominante é a volta para Deus. Jesus Cristo se torna a manchete dos Jornais.

 

Eu tive o privilégio de pregar no congresso “Consciência Cristã” em Campina Grande, PB. E vi no Jornal da televisão local a seguinte manchete: “O Povo de Campina Grande troca carnaval de rua por reunião evangélica.” Aleluia! É possível haver mudança na sociedade.

 

Alguém disse: O mundo está para ver o que Deus pode fazer com um homem totalmente entregue em suas mãos.

 

Os Estados Unidos da América estavam passando por uma guerra civil acompanhada de uma recessão econômica e queda dos padrões morais, e Deus usou um homem para transformar a história daquela nação. Abaixo eu transcrevo o Decreto de Abraham Lincoln Presidente dos Estados Unidos da América em 1863.

 

Considerando que o Senado dos Estados Unidos, reverentemente reconhece a suprema autoridade e o Justo Governo de Deus Todo-Poderoso em todos os negócios dos homens e das nações, pediu, mediante uma resolução, ao Presidente para designar e estabelecer um dia para oração e humilhação nacionais.

 

E considerando que é o dever das nações bem como dos homens reconhecerem a dependência do poder soberano de Deus, confessar seus pecados e transgressões, em humilde tristeza, contudo com esperança garantida, de que o arrependimento sincero conduzirá à misericórdia e perdão; e reconhecer a verdade sublime, anunciada nas Sagradas Escrituras e provadas por toda a história, que somente as nações cujo Deus é o Senhor são abençoadas:

 

E porque sabemos que, pela sua divina lei, tanto nações como indivíduos são sujeitos à punição e aos castigos nesse mundo, não devemos nós merecidamente temer que a terrível calamidade da guerra civil, que agora assola a terra, seja uma punição infligida sobre nós por causa dos nossos pecados presunçosos, com o fim necessário da reforma nacional como Povo no todo?

 

Nós temos sido os destinatários das generosidades mais seletas do céu. Temos sido preservados, nesses muitos anos, em paz e prosperidade. Crescemos em número, riqueza e poder como nenhuma outra nação jamais cresceu. Porém, nos esquecemos de Deus. Nós esquecemos a mão misericordiosa que nos preservou em paz, nos multiplicou, nos enriqueceu e nos fortaleceu; e temos imaginado em vão, no engano de nossos corações, que todas essas bênçãos foram produzidas por nossa própria sabedoria e virtude superiores. Intoxicados pelo sucesso constante, temos nos tornado demasiadamente autossuficientes para sentir a necessidade da graça redentora e preservadora, orgulhosos demais para orar ao Deus que nos fez!  É conveniente então nos humilharmos diante do Poder ofendido, confessar nossos pecados nacionais e orar por clemência e perdão.

 

Agora portanto, em conformidade com o pedido, e plenamente concordando com os pontos de vista do Senado, eu faço, por meio desta minha promulgação, designo e separo a quinta-feira, dia de 30 de Abril de 1863, como o DIA NACIONAL DE HUMILHAÇÃO, JEJUM E ORAÇÃO. E por meio desse solicito a todo o povo que se abstenha nesse dia de suas tarefas seculares ordinárias e para se unirem em seus diversos locais de adoração pública, e respectivas casas, em guardar o dia santo ao Senhor e devotar ao humilde cumprimento dos deveres religiosos apropriados para essa ocasião solene.

 

Feito tudo isso em sinceridade e verdade, deixa-nos então descansar humildemente na esperança autorizada pelos ensinamentos divinos que o clamor unido da nação será ouvido no céu e respondido com bênçãos, nada mais nada menos que o perdão dos nossos pecados nacionais, e restauração do nosso ora dividido e sofrido país, à sua condição antes feliz de unidade e paz.

 

Em testemunho disso assino o presente documento e ordeno que seja afixado o selo dos Estados Unidos. Feito na cidade de Washington no dia treze de março, no ano do nosso Senhor de um mil oitocentos e sessenta e três, e no ano octogésimo sétimo da Independência dos Estados Unidos. Abraham Lincoln.

 

(Biblioteca do Congresso, Apêndice Número 19, Vol. 12, de UNITED STATES AT LARGE citado em Derek Prince, SHAPING HISTORY THROUGH PRAYER AND FASTING (Old Tappan; NJ: Fleming H. Revel Company, 1973), pp.5-8. Para proclamações por George Washington, John Adams, e James Madison, veja-se pp. 138-147).

 

Você crê que é possível acontecer isto na nossa nação e em outros países? Se nos humilharmos com jejum e oração, Nosso Deus, rico em misericórdia ouvirá dos céus e trará o avivamento espiritual que fará da nação brasileira uma benção para seu povo e outras nações.

 

V - O AVIVAMENTO VIRÁ

 

“Até que sobre nós o Espírito seja derramado do alto,e o deserto se transforme em campo fértil, e o campo fértil pareça uma floresta”, Is 32.15.

 

“Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”, Lc 24.49.

 

Os dois versos acima estão baseados na esperança e expectativa de que Deus cumprirá suas promessas. “Até que...”

 

Precisamos estar conscientes de que Deus está interessado em enviar um avivamento espiritual. Se a igreja é o agente transformador da sociedade e noiva de Cristo, Deus quer que ela seja santa, irrepreensível, cumprindo sua função e preparada para as Bodas do Cordeiro. Por isso devemos estar firmes na esperança de que Deus fará, “Até que...”

 

Devemos manter esta esperança e expectativa em constante oração para que Deus envie o avivamento. Não podemos ficar somente nestes 40 dias de Jejum e Oração. Devemos manter a chama da oração e busca acesa. Devemos manter e ampliar a nossa vida de comunhão com Deus, “Até que...”.

 

Não vamos parar por aqui. Continuaremos crescendo espiritualmente, sempre procurando subir a um nível mais elevado na vida cristã. Jamais esteja contente com sua vida cristã. Resista ao pensamento de que já cheguei lá. Deus tem muito mais a fazer através das nossas vidas. Continue crescendo espiritualmente, “Até que...”

 

A Bíblia nos ensina fazer um bom uso do nosso tempo:

 

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus”, Ef 5.15-16.

 

Devemos usar corretamente o tempo que Deus nos dá, colocando as prioridades em ordem. Buscando em primeiro lugar o Reino, crendo que as outras coisas serão acrescentadas (Mt 6.33). Investindo tempo na oração, no conhecimento da Palavra de Deus e ganhando vidas para Cristo, “Até que...”.

 

Com certeza o avivamento virá. Haverá uma grande corrida do povo para as igrejas. O povo começará buscar a face de Deus. Haverá quebrantamento arrependimento e uma volta para Deus.

 

Com certeza veremos o povo proclamando: SÓ O SENHOR É DEUS.

 

CONCLUSÃO

 

Devemos manter a nossa oração, clamando a Deus por um avivamento espiritual que transforme vidas, famílias, igrejas e nações para a Glória de Deus.