AS CINCO DESCULPAS DE MOISÉS

http://www.adventistas.com/

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO

 

A vida de Moisés não começou em Hebreus 11, o “Quem é Quem da Fé”. Ela se iniciou junto a um arbusto ardente, em conversa com Deus. Moisés não disse ousadamente: - “Sim, Senhor, que Tua vontade seja feita”.

 

A conversa foi mais ou menos como: - “Senhor, não podes enviar outra pessoa?”.

 

A imagem poderosa de um príncipe egípcio, profeta e chefe militar que libertou milhões de pessoas da escravatura é aquela que nos vem das histórias de nossa infância. Víamos a figura de um caráter supra-real e pensávamos:- “Puxa!!! Eu nunca poderia ser como ele”. Mas uma leitura acurada da narrativa bíblica nos ajuda a ver Moisés sob luz mais realista.

 

Ë essa a imagem, sem diminuir o impacto que ela teve na história do mundo e da salvação, nos dá esperança, coragem e fé.

 

Moisés cresceu como um príncipe do Egito, mas fugiu de Faraó depois de se Ter interposto numa briga entre um hebreu e um egípcio e matado essa último. Tendo ficado exilado no deserto por cerca de 40 anos, Moisés, com 80 anos a essa altura da narrativa, estava pastoreando ovelhas próximo ao monte Horebe, quando viu algo estranho.

 

Chamas subiam de um arbusto, mas esse não se queimava. Ao Moisés aproximar-se do arbusto, ouviu uma voz chamando-o pelo nome. A voz identificou quem falava:

 

“Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó” (v.6). Deus, então, participou Seu plano a Moisés:

 

Ele tinha ouvido os clamores de Seu povo por causa da opressão da escravidão egípcia, e viera para resolver a situação. O Senhor queria que Moisés se unisse a Ele na libertação do povo (Êxodo 3:7-10)

 

Nesse ponto, Moisés começou a apresentar uma série de desculpas, algumas das quais podem parecer familiares a você.

 

Vejamos em Êxodo 3:

 

DESCULPA Nº 1

 

“Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel”? (v.11).

 

Boa pergunta. Moisés tinha estado apascentando ovelhas durante 40 anos, e o pensamento de um pastor, a quem os egípcios desprezavam (Gn 46.34), ir falar com um rei era contrário ao protocolo usual.

 

A resposta de Deus:

 

“Eu irei contigo; e isto te será por sinal de que Eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte”, (v.12).

 

Deus não somente prometeu Sua presença, Ele também deu a Moisés a certeza de que sua missão seria bem sucedida. Mesmo na presença de um rei terrestre, ele não tinha razão para temer ou sentir-se inferior. Contudo, Moisés não entendeu a coisa dessa maneira.

 

DESCULPA Nº 2

 

“Eis que quando for aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o Seu nome? Que lhes direi?” (v.13).

 

Outra boa interrogação. Se você for dizer a centenas de milhares de pessoas que foi convidado a comandar sua libertação, seria bom ter o nome da pessoa de quem você recebeu tal autoridade. Também, os nomes eram muito importantes para a mentalidade semita, porque descreviam o caráter do indivíduo.

 

A resposta de Deus: 

 

“Eu Sou o que Sou” (v.14).

 

Nas Escrituras, depois de Deus Se ter revelado a Seu povo, eles frequentemente O descreviam de uma nova maneira, à medida que O iam conhecendo (ver, por exemplo, Sl 140.7, “meu forte libertador”, Sl 71.5, “minha esperança”, 2Co 1.3, “Deus de toda consolação”).

 

Os judeus sempre reconheceram Eu Sou como o nome que distinguia o Deus verdadeiro dos deuses falsos. Não havia engano sobre quem enviava Moisés em sua missão. Deus não apenas disse quem Ele era, mas também exatamente a quem falar, o que dizer, e lhe deu a garantia de que eles o ouviriam. Agora Moisés está pronto para sua missão. Bem , ainda não!.

 

DESCULPA Nº 3

 

“Mas sei que não crerão” (Êx 4.1).

 

Notemos isso: Deus acabara de assegurar a Moisés que os líderes do povo o ouviriam. Está ficando bem claro que Moisés não era um sujeito bem disposto. Contudo, Deus sabia que a fé de Moisés ainda precisava ser fortalecida.

 

A resposta de Deus:

 

Assim Ele operou através dele para transformar uma vara numa cobra (vs.3,4) para tornar sua mão leprosa e depois curá-la (vs.6,7) e transformar água em sangue (v.9).

 

Não gostaríamos, por vezes, que Deus nos mostrasse sinais sobrenaturais, e então prometeríamos confiar nEle e obedecê-Lo? Sua Palavra parece não ser suficiente.

 

Egito: eis que chegamos ao destino! Bem, não exatamente.

 

DESCULPA Nº 4:

 

“Ah, Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao Teu servo, porque sou pesado de boca, e pesado de língua“ (v.10).

 

À luz do que estava acontecendo – Deus lhe prometera Sua companhia, assegurou-lhe do êxito de sua missão e forneceu-lhes sinais miraculosos – e relutância de Moisés não era um sinal de humildade ou reconhecimento da própria incapacidade. Ele revelou incredulidade na capacidade divina.

 

Quando recusamos a nos unir a Deus em Sua obra, estamos revelando falta de confiança em Sua habilidade de operar em nós. A Palavra de Deus é cheia de promessas e garantias de Sua presença e competência de agir em nós e por nós.

 

Precisamos aprender a tomá-Lo pela Sua Palavra.

 

Houve tempos quando cheguei a perguntar a Deus:

 

- “Por que o Senhor me deu esta incumbência? Há tantas outras pessoas que não têm as fraquezas que eu tenho. Por que o Senhor não as usa”?

 

Mas então vem a resposta:

 

- “A Minha graça te basta porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9).

 

Se nos sentimos fracos, limitados, ou inadequados, somos o melhor instrumento mediante o qual o poder de Deus pode operar.

 

Isso não significa que Deus nos queira manter sob Sua tutela como fracos. Ele Se ocupa do crescimento das pessoas. Deseja que sejamos confiantes e tenhamos um forte senso de valor próprio.

 

Contudo, em lugar de nossa confiança e sentimentos de valor virem de coisas ou de outras pessoas, eles devem ser o resultado de nosso relacionamento com Ele.

 

A resposta de Deus:

 

“Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não Sou Eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e Eu serei com tua boca, e te ensinarei o que hás de falar” (vs.11,12).

 

Aparentemente, Moisés não tinha compreendido bem que o Deus que criou sua boca, ouvidos e olhos era plenamente capaz de fazê-los funcionar. Por vezes nos esquecemos de que estamos lidando com o Criador do Universo.

 

Agora, Deus ordena que Moisés vá e promete estar com ele. Está Moisés pronto?

 

DESCULPA Nº 5

 

“Ah, Senhor! envia por mão daquele a quem Tu hás de enviar” (v.13).

 

Em nossa tradução tais palavras soam como uma queixa, mas no original hebraico repercute como rudeza:

 

“Por favor, envia por mão daquele a quem tu hás de enviar”. Em outras palavras: “Não gostaria de dar essa informação a uma pessoa que vai aceitar o encargo?”.

 

Quando Deus contestou todas as desculpas de Moisés, seus motivos secretos foram revelados; Ele não queria a designação. Acho que Moisés queria unir-se a Deus em Sua obra – apenas tinha dificuldade em crer que Deus poderia torná-lo suficientemente capaz para o trabalho.

 

O mesmo que sucede com muitos de nós. Quando somos relutantes em obedecer a Deus, não é que não queremos. É que não nos sentimos suficientemente capazes. Mas é aí que precisamos tomar a Deus em Sua Palavra. Precisamos confiar nEle o bastante para crer que Ele é capaz de nos qualificar para a obra à qual nos chama. E quando estamos dispostos a avançar pela fé e a obedecê-Lo, vamos sentir a Deus como nunca antes.

 

A resposta de Deus:

 

“Que tal teu irmão Arão?” (v.14).

 

Deus estabeleceu um relacionamento com Moisés. Ele desejava que Moisés se unisse a Ele na obra em favor de Seu povo. Assim o Senhor estava disposto a encontrar-Se com Moisés justamente onde esse se achava. Infelizmente, o poder que Deus prometeu a Moisés não lhe foi suficiente. Ele somente aquiesceu quando a ajuda de uma criatura finita lhe foi oferecida. Moisés falaria mediante Arão e isso o limitava em sua obra.

 

CONCLUSÃO

 

O que acontece com você? Tem você se valido de qualquer das desculpas de Moisés no diálogo com Deus?

 

Está tendo dificuldades de confiar que Ele é capaz de qualificá-lo para o trabalho ao qual o chamou?

 

Se Deus quisesse criaturas perfeitas para cooperar com Ele, poderia ter usado anjos. Mas, em vez disso, Ele nos escolheu. Se permitirmos que o Senhor trabalhe por nosso intermédio, tornar-nos-emos uma evidência inquestionável de Seu poder. Pela obediência, Moisés tornou-se um líder poderoso – poderoso o suficiente para mudar o curso da história. Ainda mais importante: ele se tornou um possante homem de fé, que participou com Deus da história da salvação e que foi ressuscitado e levado para o céu porque Deus o considerou “Seu amigo” (Êx 33.11).

 

Você está em boa companhia! - Bonita J. Shields (Colaboração enviada por leitor).