AVIVAMENTO E A CONQUISTA DE ALMAS

RM 1.15-16, 1CO 9.16.

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

1. Muitas Igrejas que não aceitam avivamento e proíbem tudo: Reuniões de oração, jejuns, vigílias. Porém, tais Igrejas, incentivam piniques, passeios, festas, etc.

 

2. Outro grupo é o grupo extremista, fanático, que acha que avivamento é barulho, arrancar a placa da Igreja, dividir, fazer confusão, etc.

 

3. Ainda temos o grupo que fica no Monte da Transfiguração, mas não desce ao vale necessitado. Não se interessa pelo renovar do povo de Deus. São egoístas.

 

4. Qual seria o caminho certo para um avivamento na casa de Deus.

 

"VEJAMOS NESTA NOITE, QUAIS OS PASSOS PARA QUE SE TENHA UM AVIVAMENTO VERDADEIRO":

 

I. UM AVIVAMENTO VERDADEIRO DEVE DEPENDER DO PODER DO ESPÍRITO SANTO

 

1. At 1.8, "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".

 

2. O Avivamento é uma “Dinamite”, uma explosão, onde o Reino de Deus se expande de uma forma fantástica.

 

II. UM AVIVAMENTO VERDADEIRO DEVE SAIR EM BUSCA DAS ALMAS PEDIDAS

 

1. Quando o Poder de Deus, é derramado sobre uma Igreja, resulta em muitas almas convertidas ao Senhor. Veja o que ocorreu no livro de Atos.

 

a) At 2.41, '"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações".

 

b) At 2.47, "louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos".

 

c) At 4.4, "Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil".

 

d) At 5.14, "E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor".

 

e) At 6.1, "Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária".

 

f) At 14.1, "Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos".

 

g) At 16.5, "Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número".

 

h) At 21.20, "Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei".

 

2. Um exemplo de um avivamento verdadeiro está na Igreja de Antioquia, que cresceu tanto, que Deus separou líderes para que saíssem para a obra de missões,

 

At 11.19-26, “19 Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. 21 A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor. 22 A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. 23 Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. 24 Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. 25 E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; 26 tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.

 

At 13.1-3, “1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram”.

 

3. A história da Igreja é repleta de exemplos de avivamentos verdadeiros:

 

a) Savanarola. A cidade de Florença foi envolvida num mover de Deus, que mudou sua vida e centenas de pessoas foram salvas pelo poder de Deus.

 

“O povo de toda a Itália afluía, em número sempre crescente, a Florença. A famosa Duomo não mais comportava as enormes multidões. O pregador, Jerônimo Savanarola, abrasado com o fogo do Espírito Santo e sentindo a iminência do julgamento de Deus, trovejava contra o vício, o crime e a corrupção desenfreada na própria Igreja. O povo abandonou a leitura das publicações torpes e mundanas, para ler os sermões do ardente pregador: deixou os cânticos das ruas, para cantar os hinos de Deus. Em Florença, as crianças fizeram procissões, coletando as máscaras carnavalescas, os livros obscenos e todos os objetos supérfluos que serviam à vaidade. Com isso formaram em praça pública uma pirâmide de vinte metros de altura e atearam-lhe fogo. Enquanto o monte ardia, o povo cantava hinos e os sinos da cidade dobravam em sinal de vitória”.

 

b) Lutero. A salvação nos dias de Lutero, atingiu cidades inteiras.

 

c) Moravianos. Enviaram missionários pelo mundo todo.

 

d) Jonatan Edwards. Pregou um sermão como título de: "Pecadores Nas Mãos de Um Deus b onde mais de quinhentas pessoas foram salvas por Cristo. Estas vidas rolavam nos chão, sentindo o peso de seus pecados.

 

e) John Wesley. Milhares de ingleses foram convertidos pelo seu ministério.

 

f) Moody. Ganhou mais de 500.000 almas para Cristo.

 

g) Finney. Ganhou também, mais de 500.000 vidas para Cristo.

 

III. UM AVIVAMENTO VERDADEIRO É SEMPRE ASSIM

 

1. Reavivamento com rendimento de almas é o caminho certo. Sem isto, pode ser tudo, menos avivamento.

 

2. O fogo do Espírito Santo nos enche de paixão pelos perdidos. O teste infalível do Poder do Espírito Santo em nós é o número de almas que ganhamos para o Senhor:

 

a) Quantas almas você tem ganhado para Jesus?

 

b) Precisamos agonizar em oração pelas almas perdidas. João Knox certa vez disse: "Senhor, dá-me a Escócia, senão eu morro".

 

c) Devemos derramar lágrimas, não por novelas, futebol, mas pelas almas que caminham perdidas para o inferno.

 

d) Devemos interceder pela nossa Pátria, por um grande avivamento, que liberte as almas dos vícios, da macumba, da feitiçaria, das drogas, do sexo errado, etc.

 

CONCLUSÃO

 

1. At 1.8, "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra".

 

2. Não pode haver avivamento verdadeiro sem o Poder do Espírito Santo. Quando este Poder é manifesto na vida de uma Igreja, ele redunda em muitas almas convertidas para o Reino de Deus, sendo que o Reino é aumentado de forma visível.