UM CORAÇÃO COM DESEJO DE DEUS

At 13.13-22

Pr. Aldenir Araújo

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução

 

A Bíblia diz no Sl 10.4 que os incrédulos não costumam pensar em Deus. Eles não têm tempo para Deus: não há espaço para Ele em suas vidas, mesmo diante dos problemas ou tragédias graves. Infelizmente, se formos honestos, nós cristãos somos só um pouco melhor. Ao observar a história antiga de Israel, há uma pessoa que se destaca entre todos os reis de Judá e Israel, Davi. 

 

Em At 13.22 lemos que Deus levantou Davi para ser rei de Israel, e deu testemunho acerca de Davi, dizendo: "Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade”. 

 

Você e eu precisamos de um coração como o de Davi, um coração com um desejo de Deus.

 

I. Nós precisamos de um coração que deseja andar com Deus. Salmo 27:4.

 

A. Sl 53.2-3, "Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um”. 

 

B. Rm 3.10-12, "como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só". 

 

C. Esaú em alguns aspectos tipifica a busca dos homens por Deus. Hb 12.17 nos diz que mesmo depois de vender seu direito de primogenitura, ele quis herdar a bênção, mas foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou com lágrimas. O problema foi que Esaú desejava as bênçãos de Deus, mas ele não queria Deus. Ele lamentou o que tinha feito, mas ele nunca realmente se arrependeu de suas ações. 

 

D. Os homens querem as bênçãos de Deus, mas eles não querem Deus. Eles desejam os dons de Deus, o conforto de Deus, a cura física de Deus, as bênçãos materiais de Deus ao invés de ter o desejo de um relacionamento íntimo pessoal com o Deus da Eternidade. 

 

E. No Sl 73 Asafe olha para o estilo de vida daqueles que vivem sem Deus. Ele os vê prosperar e fica com inveja do que parece um estilo de vida fácil. Por um momento ele tirou os olhos do eterno e fixou no temporal, até que, como vemos no v.17, ele foi para a igreja e pôs os olhos de volta no eterno. Ele viu aqueles que acreditavam em Deus e caminhavam com Deus, apesar de suas provas. Ele entendeu e pesou o destino eterno de quem não tem tempo para Deus contra a grandeza e a glória de Deus e de ter um relacionamento com ele. 

 

F. Sl 73.25, "A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti”. 

 

G. De todas as coisas que eu poderia ter nesse universo, eu tenho Deus! O que no mundo poderia superar isso! Ele é tudo que eu preciso. Se eu o tenho, o que mais importa? 

 

H. Qual é o seu desejo mais ardente? 

 

I. Davi disse no Sl 42.1-2a: "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo". 

 

J. Sl 27.4, "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo”. 

 

II. Precisamos de um coração que despreza o pecado e ama a santidade

 

A. 2Tm 3.1-5, "Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses”. 

 

B. Paulo pinta um retrato dos últimos dias em que vivemos, onde temos atenuado as linhas e permitido o mundo paganizar nosso cristianismo com compromisso e indiferença para com o pecado. 

 

C. Por que muitos cristãos escolhem o pecado, em vez de escolher o que eles sabem que Deus quer que eles façam? Quatro respostas são comumente apresentadas. 

 

1. Alguns apontam para Rm 8.16 e explica que muitos cristãos que voluntariamente pecam, se esquecem da sua verdadeira identidade como "filhos de Deus". Embora seja verdade que os cristãos podem se esquecer de quem são e pecar, como resultado, mas, os cristãos também podem estar bem cientes de quem são e pecar assim mesmo. 

 

2. Alguns dizem que os cristãos escolhem pecar, porque eles perderam de vista o que Deus fez por eles. 2Pe 1.9 indica que os cristãos podem estar "cegos, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados".

 

3. Alguns sabiamente afirmam que os cristãos conscientemente escolhem pecar, porque eles se esquecem de que Deus vai disciplinar severamente os crentes desobedientes. 

 

4. Alguns dizem que os cristãos que conscientemente pecam, perderam o foco no futuro. Estes cristãos se esqueceram de que Deus recompensará no céu apenas aqueles que viveram com fidelidade a Ele aqui na terra (1Co 9.24). Os cristãos que não conseguem manter a eternidade em mente, muitas vezes pecam aqui e agora. 

 

D. Sl 101.2-4, "Portar-me-ei sabiamente no caminho reto. Oh, quando virás ter comigo? Andarei em minha casa com integridade de coração. Não porei coisa torpe diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; isso não se apagará a mim. Longe de mim estará o coração perverso; não conhecerei o mal". 

 

E. Sl 119.104b, "aborreço todo caminho de falsidade" 

 

F. Sl 51.10, "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto".

 

G. Sl 119.2, "Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, que o buscam de todo o coração”. 

 

III. Precisamos de um coração que está determinadamente dedicado a obedecer a Deus e fazer a Sua vontade

 

A. Sl 119.10, "De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos”.

 

B. Sl 119.34, "Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração”. 

 

C. Sl 40.8, "Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. 

 

D. Davi instruiu seu filho Salomão, em 1Cr 28.9 dizendo: "E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre". 

 

E. Ef 5.6b, “fazer a vontade de Deus de todo o teu coração" 

 

F. 2Cr 16.9, "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é perfeito para com ele...”. 

 

IV. Precisamos de um coração que se deleita na adoração e estar envolvido na igreja

 

A. Sl 138.1, "Eu te louvarei com todo o meu coração...”. 

 

B. Sl 122.1, "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor". 

 

C. Sl 111.1, "Louvai ao Senhor. De todo o coração darei graças ao Senhor, no concílio dos retos e na congregação”,

 

D. Devemos oferecer a Deus o melhor louvor que temos para oferecer. Nosso louvor deve expressar a nossa adoração e amor a Deus. Qualquer coisa menos é inaceitável. 

 

E. Cl 3.16, "A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações”. 

 

Conclusão

 

Nós precisamos de um coração que deseja andar com Deus, precisamos de um coração que despreza o pecado e ama a santidade, precisamos de um coração que está determinadamente dedicado a obedecer a Deus e fazer a Sua vontade e precisamos de um coração que se deleita na adoração e estar envolvido na igreja.