A Bíblia e a Bebida Alcoólica
Por Gary Fisher
Pr. José
Antônio Corrêa
Às
vezes parece difícil saber ao certo que postura o cristão deve tomar diante das
bebidas alcoólicas. De um lado, acham-se muitos textos que parecem incentivar a
abstinência, mas, por outro lado, há trechos em que Jesus transformou a água em
vinho, bebeu vinho etc. Qual é o ensino das Escrituras acerca do uso do álcool?
Para entendermos esse assunto corretamente, é necessário começar com uma
postura adequada. Devemos descartar as idéias preconcebidas e não procurar
encaixar as Escrituras à força na posição que preferimos ou já concluímos ser a
mais correta. Precisamos tratar da questão com a mente aberta e tentando apenas
descobrir o que a Palavra de Deus ensina sobre o assunto. Este artigo tratará
de vários aspectos das Escrituras e, somente após de analisarmos vários textos
e conceitos, chegaremos em uma conclusão sobre o cristão e as bebidas
alcoólicas. Quando ler esses trechos que mencionaremos, procure entender cada
um por vez, mas aguarde para só no fim do estudo formular uma conclusão que
leve em conta todos os aspectos em questão.
Analise vários textos
Esses
textos serão citados com poucos comentários. Estude cada um e analise com
cuidado o seu significado. "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte,
alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios
20:1). O sábio mostra que há um perigo no vinho e que ele é enganador.
"Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração. Não
estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o
beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o
homem" (Provérbios 23:19-21). "Para quem são os ais? Para quem, os
pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem
causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho,
para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se
mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo
morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas
esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no
meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e
não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e
beber" (Provérbios 23:29-35). Que cena patética a do homem que se deixou
vencer pelo álcool. "Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe
ensinou sua mãe. Que ti direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que ti direi,
ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos,
às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos
reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e
se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte
aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito; para que bebam e se
esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lembrem mais"
(Provérbios 31:1-7). O vinho não serve para os reis, mas sim para os que não
têm nada por que viverem. "Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a
bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!" (Isaías
5:11). "Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar
bebida forte" (Isaías 5:22). "O Senhor derramou no coração deles um
espírito estonteante; eles fizeram estontear o Egito em toda a sua obra, como o
bêbado quando cambaleia no seu vômito." (Isaías 19:14). "Mas também
estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da
bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são
vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na
visão, tropeçam no juízo. Porque todas as mesas estão cheias de vômitos, e não
há lugar sem imundícia" (Isaías 28:7-8). Junto com a vergonha da
embriaguez, as Escrituras geralmente frisam o efeito causado sobre a mente.
Quando sacerdotes, profetas e juizes bebem, eles desviam os homens de Deus. O
texto a seguir ressalta o mesmo pensamento: "A sensualidade, o vinho e o
mosto tiram o entendimento" (Oséias 4:11). "Ai daquele que dá de
beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda
para lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de honra; bebe
tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da
mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória" (Habacuque
2:15-16). "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não
vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem
sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem
roubadores herdarão o reino de Deus." (1 Coríntios 6:9-10). "Ora, as
obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias,
dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a
estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que
não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam" (Gálatas
5:19-21). "Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade
dos gentios, tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras,
orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos,
estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão" (1
Pedro 4:3-4). A embriaguez é um pecado muitas vezes condenado.
Analise a História
A
bebida forte tem um passado sórdido. O justo Noé caiu por causa do vinho:
"Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda"
(Gênesis 9:21). Parece que a bebida alcoólica influencia a pessoa para fazer o
que jamais faria se estivesse sóbria. Quando as filhas de Ló desejaram ter
filhos do pai, elas o embriagaram e depois o procuraram. O álcool em si não
estimulou a concepção, mas elas sabiam que Ló ficaria muito mais passível de
cometer essa imoralidade se estivesse bêbado. "Subiu Ló de Zoar e habitou
no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou
numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça:
Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco,
segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com
ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a
beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que
ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia
seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu
pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para
que preservemos a descendência de nosso pai. De novo, pois, deram aquela noite,
a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que
ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as
duas filhas de Ló conceberam do próprio pai" (Gênesis 19:30-36). Absalão
decidiu matar Amnom enquanto este bebia, talvez por crer que ele seria menos
capaz de se defender se estivesse num estado um tanto inebriado: "Absalão
deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom
estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não
temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes" (2
Samuel 13:28). Um dos pecados de Belsazar, na noite em que viu a mão na parede
e em que seu reino foi tomado, foi o fato de estar bebendo: "Beberam o vinho
e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira
e de pedra" (Daniel 5:4).
Analise a palavra vinho na Bíblia
O termo
vinho na Bíblia tem vários significados. Nos textos acima, está claro que a
palavra se refere à bebida alcoólica. Mas, em outras ocasiões, significa suco
de uva. Examine, por exemplo, Lucas 5:36-38: "Também lhes disse uma
parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois
rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe
vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o
vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em
odres novos." O vinho novo nesse texto diz respeito ao suco de uva fresco.
A idéia é que quando o suco é posto nos odres, ele aumenta durante o processo
de fermentação. Se colocado em odres velhos que já estão esticados, estes se
romperão. É um fato geralmente aceito, como mostra claramente esse texto, que o
vinho na Bíblia nem sempre era alcoólico. Talvez as nossas palavras beber e
bebida possam ser um bom exemplo da mesma duplicidade de sentido. Dependendo do
contexto, beber pode certamente estar relacionado com bebidas alcoólicas ou
apenas significar a ingestão de algum líquido qualquer. É muito importante
lembrarmos desse sentido duplo da palavra vinho. Em João 2, Jesus transformou
perto de
É
também útil entender algumas coisas sobre os vinhos alcoólicos das terras
bíblicas. Naquela época, só havia fermentação natural. Eles ainda não tinham
inventado a tecnologia para acrescentar mais álcool às bebidas fermentadas por
processo natural. Isso significa que o mais alcoólico dos vinhos da Palestina
tinha cerca de 8% de álcool. Pela lei, esses vinhos eram diluídos em água,
normalmente três ou quatro partes de água para uma parte de vinho. Esses vinhos
fracos, enfraquecidos mais ainda pela adição de enormes quantidades de água,
passaram a ser usados como bebidas para acompanhar as refeições. Não eram
usados como bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou uma xícara de
café que se bebe com a refeição. Vários textos bíblicos parecem apontar para
esse uso do vinho --como uma bebida para acompanhar as refeições (observe 1
Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7; Mateus 11:18-19).
Analise algumas conclusões
Provérbios 23, já citado, condena o uso do vinho "vermelho" que
brilha no copo. O tipo de bebidas alcoólicas usado em nossa sociedade é o mesmo
tipo sistematicamente condenado na Bíblia. Jamais fiquei sabendo de alguém que
tomasse um pequeno copo de vinho fraco diluído na proporção 4:1 de água como
acompanhamento de uma refeição. Os vinhos, as cervejas e os licores de hoje
enquadram-se na categoria de bebida forte, e nenhum texto sequer pode ser
encontrado na Bíblia que permita que sejam consumidos por um filho de Deus.
-
Paulo estimulou a Timóteo de modo especial para que tomasse "um pouco de
vinho" por questões de saúde (1 Timóteo 5:23). Às vezes se usa esse texto
para mostrar que é possível beber. Mas, de fato, o que ele faz é justamente o
oposto. Se Timóteo tivesse tido o hábito de beber uma cerveja aqui e ali, por que
precisou que Paulo lhe desse uma permissão especial para usar um pouco de vinho
como remédio? Esse texto nos leva à conclusão de que o uso de álcool pelo
cristão deve ser uma exceção, não uma regra. Muitos remédios de nossos dias
contêm álcool ou outras drogas intoxicantes. O discípulo de Cristo deve ser
muito cuidadoso com eles e usá-los apenas com muita moderação. O fato de que
uma exceção precisou ser dada para permitir o uso de remédios com teor
alcoólico sugere que é errado beber por prazer.
O
servo de Cristo deve sempre analisar o efeito de seus atos sobre o próximo:
"É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa
com que teu irmão venha a tropeçar" (Romanos 14:21). Mesmo que o cristão
pudesse beber moderadamente, de qualquer modo esse texto ainda o estaria
proibindo na maioria dos casos. A bebida alcoólica leva tantos cristãos a cair,
que aquele que tenta ajudar o seu irmão a não tropeçar certamente não lhe dará
o exemplo, bebendo diante dele.
-
A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (leia com cuidado 1
Tessalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1Pedro 4:7; 5:8). Entre as primeiras
conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o enfraquecimento do
autocontrole, a falta de juízo. Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa
começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente
etc. O diabo está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas
tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo
tempo.
Embora
não fosse possível afirmar, com base nas Escrituras, que ingerir qualquer
quantidade de álcool por qualquer motivo é sempre pecado, parece claro que o
servo de Deus não será alguém que simplesmente bebe canecas de cerveja ou taças
de vinho. O beber socialmente que vemos hoje em dia é o tipo condenado em
muitos textos das Escrituras. "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte,
alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios
20:1).