CASAMENTO
GN 2.18SESS
Pr. José Antônio Corrêa
O cerimônia
de casamento é a primeira e mais antiga cerimônia do mundo. O casamento foi
celebrado no começo perante o criador, sendo Ele ao mesmo tempo Ministro,
Convidado e Testemunha, e o que foi antes é também agora. O Matrimônio nunca
deixou de existir, pois sobreviveu ao Paraíso e tem sido mantido até hoje pelo
próprio Deus, muito embora a sociedade tem procurado destruí-lo através de
armas perniciosas e contrárias à vontade soberana de Deus. A família ajustada,
sempre foi, e sempre será o futuro de nossa sociedade, e destruí-la, é destruir
o próprio homem. Por esta razão, o casamento deve ser uma união permanente,
enquanto vivermos neste mundo. "O que Deus ajuntou, não separe o
homem".
INTRODUÇÃO:
1. No texto
que lemos, temos o registro do primeiro casamento. O palco para que este
primeiro casamento fosse realizado foi montado pelo Criador, que foi a
"ponte de ligação" entre o primeiro homem e a primeira mulher. Podemos
dizer que o casamento de Adão e Eva, foi realmente um "casamento no
Senhor", usando a expressão de Paulo aos Coríntios, 1Co 7:39
"A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o
marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor".
2. Um
casamento nos dias de hoje para ser bem sucedido, deve ser realizado também "no
Senhor". Este é o princípio básico de todo e qualquer casamento.
Quando encontramos a pessoa certa de acordo com a vontade e aprovação de Deus,
seremos abençoados. Caso contrário amargaremos sérias dificuldades em nosso
relacionamento a dois. Nesta noite, a partir do texto lido, queremos ver "ALGUNS
PONTOS DE DESTAQUE":
I. O HOMEM NECESSITAVA DE UMA
COMPANHEIRA
Vs. 18, "Não é bom que
o homem esteja só".
1. Como
Criador, Deus sabia que o homem não podia ser feliz sozinho, uma vez que foi
criado para viver em sociedade. A tentativa de Deus para que o homem achasse
companhia entre os animais nos mostra este fato, Vs. 19-20, "19
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a
ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que
Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes
a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem
não se achava ajudadora idônea".
2. A criação
da mulher viria complementar o homem no sentido amplo. Ela seria sua
companheira, em todos os sentidos e não somente uma criada, ou objeto para
procriação da raça. A palavra usada aqui é "ajudadora" (hebraico
"rze" - `ezer – aquele que ajuda, que presta socorro). Daí, podemos
dizer que a companheira seria "ponto de apoio", alguém a quem o homem
poderia recorrer quando estivesse em dificuldades, ou se sentisse solitário.
II. ESTA COMPANHEIRA TERIA ORIGEM
EM SEU PRÓPRIO CORPO
1. Vs.
21.22, "21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e
este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. 22 E a
costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha
trouxe".
a) O verbo
transformar ("transformou-a numa mulher"), vem do hebraico "hnb"
- banah, e nos traz a ideia de "construir", "estabelecer",
"fazer", etc. A matéria prima desta construção não foi o barro, como
no caso da criação de Adão, mas foi uma das suas costelas.
b) O fato
que vem em nossa mente é o porquê Deus não fez a mulher com um osso da cabeça
de Adão, ou com um osso de seu pé, mas exatamente com um osso de sua costela.
Isto nos sugere que Eva foi criada não para ser o cabeça de Adão e nem para ser
pisada por ele, mas para estar ao seu lado.
2. 1Co
11.8, "Porque o homem não foi feito da mulher, e sim a mulher, do
homem". A ideia em destaque aqui, novamente é a origem da mulher que veio
do homem para ser igual com ele, a não ser na questão de autoridade, onde a
Bíblia ensina que mulher deve ser submissa ao seu esposo, Cl 3.18,
"Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no
Senhor".
3. Olhando
para o verso Vs. 23 de Gn 2, Temos: "Será chamada varoa, porquanto
do varão foi tomada".
a) A palavra
varoa (hebraico – "hva" - ‘ishsnah, significa "mulher",
"o sexo feminino", "esposa"; a palavra varão (hebraico –
"vya" - ‘iysh), significa "homem", "marido",
"o sexo feminino".
b) Tal fato
nos mostra que o único casamento reconhecido por Deus é o casamento entre um
homem e uma mulher. Deus abomina a união homossexual, Lv 18:22,
"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação".
III. ESTA COMPANHEIRA FORMARIA COM
O HOMEM UMA NOVA FAMÍLIA E TERIA COM ELE UMA LIGAÇÃO MUITO FORTE
1. Vs.
23,24, "23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e
carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Por
isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só
carne". No casamento rompem-se os laços com a família paterna, para
criar-se um nova família totalmente independente. Quando esta ligação não
ocorre da forma prescrita por Deus, o novo lar terá problemas.
2. Mc.
10.7-8, "7 Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua
mulher, 8 e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são
dois, mas uma só carne". Vemos aqui Jesus confirmando os ensinos do
Criador.
3. Paulo
compara esta ligação com a ligação que Cristo em com Sua Igreja, Ef 5.23-33,
"23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da
igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está
sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu
marido. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si
mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por
meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja
gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem
defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio
corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a
própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a
igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que deixará o homem a
seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só
carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Não
obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e
a esposa respeite ao marido".
CONCLUSÃO:
1. Diante
destes fatos bíblicos, devemos contrair o casamento, como algo bom e que foi
dado por Deus ao homem e à mulher, no sentido de que um de complementar o
outro, em todas as áreas de relacionamento humano.
2. O homem
sem a mulher é incompleto; a mulher sem o homem é incompleta. Porém esta
complementação deve estar ligada aos princípios bíblicos que envolvem o casamento.
Assim sendo a felicidade é total.
CERIMÔNIA
II. AO NOIVO
___________, você recebe a ___________
como tua legítima esposa? Promete, diante de Deus e destas testemunhas, cuidar
dela, amá-la, defendê-la, e ser-lhe um esposo fiel e verdadeiro, enquanto Deus
te conceder vida?
III. À NOIVA
___________, você recebe o ___________,
como teu legítimo esposo? Prometes diante de Deus e destas testemunhas, unir-te
a ele por toda a vida, em qualquer circunstância, e ser-lhe uma esposa fiel e
amorosa, até que a morte os separe?
IV. ENTREGA DAS ALIANÇAS
As alianças,
normalmente são construídas com o mais precioso metal, e tem com símbolo o
Pacto que hoje vocês fazem, de viverem um para o outro. sendo ele um círculo,
não apresenta fim, e representa a união que vocês se propõem a ter a partir de
hoje e até que a morte os separe.
V. PRONUNCIAMENTO
Em nome de
Jesus Cristo, e diante destas testemunhas, eu ministro de Deus e de sua
Palavra, os declaro marido e mulher.
VI. ORAÇÃO