CASADOS E SOLTEIROS UNIDOS EM AMOR
FRATERNAL
1 CO 7
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
Quando Paulo escreveu 1 Coríntios, ele não estava casado, o que fez com
que muitos estudiosos da Bíblia levassem a questão instigante, se Paulo era
solteiro, ou viúvo.
2.
Contudo devemos notar que pelos argumentos de Paulo, ele é alguém que conhecia
o casamento com uma boa sobra de experiência.
I - PROBLEMA NÚMERO UM: SEXO É
PECADO
1.
É evidente que o problema aqui começou com os celibatários inveterados. Para
estes cristãos, o sexo é algo mal de que todo cristão espiritual devia fugir
(concepção filosófica dualista dos gregos antigos), que ensinavam que as coisas
materiais eram más e as espirituais boas.
2.
Eles pesavam realmente que o corpo humano era o lado baixo e pecaminoso de
homens e mulheres e que suas almas eram puras e por esta razão os crentes não
poderiam deixar-se atrair pelo sexo, um dos prazeres do corpo.
3.
Na sua opinião, quem era solteiro, não deveria se casar, e os que já estivessem
casados deveriam fazer o "voto fraternal", e viver em conjunto como
irmãos e não como casados.
II - PROBLEMA NÚMERO DOIS: SER
SOLTEIRO É PECADO
1.
Por outro lado, os crentes judeus, atacavam a idéia de que o sexo é pecado. A
possibilidade de alguém ficar sem casar, para os judeus, era tão remota, que no
V.T. não aparece a palavra solteiro.
2.
Para os judeus, a vida incluía não só o casamento, como também a criação de
filhos, a tal ponto que a esterilidade era considerada uma maldição de Deus.
(Sara, Ana, Raquel, etc.).
3.
Na opinião deste grupo, o pecado era "não se casar".
III - O PRINCÍPIO: O QUE É BÁSICO
NO CASAMENTO CRISTÃO- QUATRO ASPECTOS
a.
Primeiramente ele diz: "É bom que o homem não se case", Vs. 1,
o que o coloca do lado dos celibatários,
b.
Porém logo acrescenta: "Porém, porque existe tanta imoralidade, cada homem
deve ter a sua própria mulher e cada mulher o seu próprio marido", isto o
coloca do lado dos casados,
c.
O sexo é puro e tem o seu lagar no casamento. Mesmo, Paulo mostrando sua
preferência por ficar solteiro, ele disse que o caminho normal de qualquer
pessoa que não tem o dom de ficar solteiro, é o casamento, 1 Co 7.9.
d.
Sem o casamento, ninguém tem o direito ao sexo. O casamento dá aos homens e
mulheres este direito. Contudo, devemos atentar para a responsabilidade solene:
"Os votos do casamento, implicam no marido e na mulher a perda do direito
sobre o seu corpo, para compartilhá-lo completamente com seu companheiro",
1 Co 7.4.
e.
Desde que a prática do sexo seja dentro dos princípios da Palavra de Deus, não
é algo sujo. esta idéia de que o sexo é sujo, já arruinou muitos casamentos.
f.
O celibato, não é superior ao casamento, apesar de ter algumas vantagens
práticas. Nem o celibato, nem o casamento tem influência sobre o nível
espiritual da pessoa. Há crentes solteiros espirituais e carnais, assim como há
crentes casados tanto carnais, como espirituais.
a.
Não há dúvidas de que o ideal no casamento, é que os dois sejam crentes, porém,
torna-se difícil esta prática, quando alguém já casado se converte.
b.
Quando duas pessoas assumem o compromisso de viverem juntas, para fundar um
lar, elas são para Deus, marido e mulher e não importa se são crentes, ou não,
o que não daria o direito do crente casado abandonar sua mulher, e vice versa,
em razão do outro não ser crente.
c.
Deus quer que os casamentos durem até o fim da vida. Não importa quem sejam as
pessoas. Jesus falou dos laços matrimoniais nos seguintes termos: "O que
ajuntou Deus, não separe o homem", Mc 10.9.
d.
Em que ponto fica aqui o divórcio de crentes? Apesar do divórcio ser permitido,
Mc 1, não significa que não seja pecado.
e.
E um novo casamento? A situação tornar-se mais difícil, uma vez que a Palavra
de Deus, apesar de dar margem para o divórcio, não permite de forma alguma um
novo casamento.
3.
O Poder do Casamento, 1 Co 7.12-16.
a.
Em vez de deixar sua família, os crentes deveriam sempre estar se esforçando
para conquistar seus ente queridos para o Senhor. Quando a fé entra num lar
pagão, ela deve ser a fonte de novas bênçãos e não de novas desavenças.
b.
Em certa forma, a esposa, ou o marido não crente, é trazido para mais perto de
Deus, por viver com um crente na mesma casa, 1 Cor 7.14. O casamento
pode ser um instrumento poderoso de Deus para salvar vidas. Isto muda de
cultura para cultura. Em muitas culturas o homem é o líder inconteste do lar.
Quando este se converte, o resto da família, normalmente o segue em pouco
tempo. Vejamos três exemplos:
a.
O Carcereiro de Filipos, At 16.31, "Crê no Senhor Jesus e serás
salvo, tu a e tua casa",
b.
Em 1 Pe 3.1-2, lemos a atitude amorosa de uma esposa cristã, pode fazer
muito mais efeito do que qualquer número de palavras,
c.
Filhos que tem um ou dois pais crentes tem uma vantagem muito grande sobre os
que se criam em lares não crentes, 1 Co 7.14. Isto não quer dizer que o
fato dos pais serem crentes, que os filhos serão crentes automaticamente.
4.
O Privilégio da Castidade, 1 Co 7.17-40:
a.
Em alguns casos, Deus concede o Dom de Celibato, 1 Co 7.7. Se é dom,
entendemos que seja do espírito Santo. Não devemos achar nada de errado, um
crente, ou uma crente solteirões. Uma pessoa casada, "cuida das coisas do
Senhor". Um homem casado, precisa se preocupar com assuntos deste mundo,
porque quer agradar sua esposa e isto o puxa em duas direções opostas, 1 Co
7.32. Do mesmo modo, as mulheres, 1 Co 7.34.
b.
Será que isto quer dizer que a Igreja Católica, está certa em exigir o celibato
dos sacerdotes e freiras? O próprio fato de Pedro ser casado, os deixa em uma
situação desconfortável. Vejamos a afirmação de Paulo em 1 Tm 3.2-5, "O
bispo seja,... esposo de uma só mulher,... e governe bem sua casa...".
IV - CINCO APLICAÇÕES PRÁTICAS:
1.
Levar o Dom do Celibato à sério, para aqueles que possuem este dom, 1 Co
7.8.
2.
Se você não tem o Dom do Celibato, case-se. Se não o fizer, logo você vai ter
problemas, 1 Co 7.2. Isto não quer dizer que você deve casar-se com a
primeira pessoa que lhe apareça. Deixe a escolha para Deus.
3.
Se você está para se casar, certifique-se de que seu marido, ou esposa seja
crente. Paulo diz que as viúvas que querem casar, devem casar-se no Senhor, 1
Co 7.39.
4.
Se você está casado com um incrédulo, faça todos os esforços necessários para
manter o casamento. Honre seus votos matrimoniais. É muito provável que você
ganhe sua esposa, ou seu marido para Cristo, 1 Co 7.16.
5.
Você deve ter a consciência do dever que tem para com seu cônjuge, 1 Co 7.4.