CASAMENTO

Gn 2.24 

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

1. O Casamento foi instituído por Deus e a Palavra de Deus afirma que "digno de honra é o matrimônio", Hb 13.4.

2. Ele deve ser contraído com reverência e temor do Senhor, considerando os fins para os quais foi ordenado: Companheirismo, apoio e consolo, que marido e mulher devem tributar-se reciprocamente.

3. O casamento foi ordenado para continuar a sagrada instituição da família e para que os filhos sejam criados na piedade e retidão do Senhor. ele contribui para o bem-estar da família e da sociedade.

4. Temos que tomar cuidado com os rumos que nossa sociedade tem tomado em relação ao casamento. Vejamos os deveres da esposa e do esposo dentro da Palavra de Deus:

 

I - DEVERES DA ESPOSA

 

1. Amar seu marido, Tt 2.3-4, "3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, 4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos".

Somente o amor pode fazer um lar feliz. O amor compartilha dos problemas um do outro, mostra afetuosidade, demonstra interesse pelas atividades do cônjuge".

2. Reverenciá-lo, Ef 5.33, "Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido. Temos aqui a palavra "fobew" - phobeo no grego, que traz a idéia de "temor", porém não significa "ter medo", mas "reverência", "respeito".

3). Ser-lhe Fiel, 1 Co 7.10, "Todavia, aos casados, mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido". Fidelidade no relacionamento.

4. Obedecer-lhe, 1 Co 14.34-35, "34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. 35 E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja".

5. Ser-lhe Submisso:

a. Ef 5.22-24, "22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos".

b. 1 Pe 3.1, "Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres."

O marido é a autoridade do lar. Esta autoridade foi-lhe outorgada por Deus. A quebra da autoridade do marido, é a quebra da autoridade de Deus. Insubmissão é rebeldia.

6. Permanecer Com Ele Toda Vida, Rm 7.2, "Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido".

 

II - DEVERES DO MARIDO

 

1. Respeitar Sua Esposa, 1 Pe 3.7, "Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações".

Temos aqui a palavra grega "aponemw" - aponemo, que significa "mostrar honra", "demonstrar respeito", "tratar com dignidade". O Cristianismo elevou a posição da mulher. Espiritualmente, hoje ela é vista em igualdade com o homem, Gl. 3.28, "Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus".

2. Amá-la:

a. Ef 5.25, "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela."

b. Cl 3.19, "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente".

c. Amá-la Como a Si Mesmo, Ef 5.33, "Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido".

3. Considerá-la como a si mesmo, Gn 2.23, "Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada".

4. Ser-lhe Fiel, Ml 2.14-16, "14 Todavia perguntais: Por quê? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 15 E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade".

5. Viver Com Ela Toda a Vida:

a. Gn 2.24, "Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne".

b. Mt 19.3-6, "3 Aproximaram-se dele alguns fariseus que o experimentavam, dizendo: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? 4 Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, 5 e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? 6 Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem".

 

CONCLUSÃO:

 

1. Se vocês aplicarem estes princípios bíblicos, certamente vosso lar será uma benção e Deus será o centro dele. Haverá paz, alegria e amor.

2. Não permitam que o Diabo os leve a desprezar estes princípios da Palavra de Deus e vocês venham ter o vosso lar destruído.