HARMONIA SEXUAL

RELACIONAMENTO FÍSICO DO CASAL

O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE SEXO

Pr Celso Buzzo - Bebedouro

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

A Bíblia fala abertamente sobre assuntos sexuais.

Relações sexuais proibidas, 2 Co 12.21, "Receio ainda que na minha próxima visita o meu Deus me humilhe diante de vocês e que eu tenha de chorar por muitos de vocês que continuam a cometer os mesmos pecados que cometiam no passado e não se arrependeram da sua imoralidade sexual, nem das relações sexuais proibidas, nem de outras coisas indecentes que faziam".

Com animais, Êx 22.19, "Quem tiver relações sexuais com um animal será morto". Lv 18.23, "Ninguém, homem ou mulher, deverá ter relações com um animal; isso é uma imoralidade, e a pessoa fica impura".

Com parentes, Lv 18.6-18, "6 O Deus Eterno deu as seguintes ordens para os homens de Israel. Não tenha relações sexuais com uma mulher que seja sua parenta. 7 Não tenha relações com a sua mãe; isso seria uma vergonha para o seu pai e também para a sua mãe. 8 Não tenha relações com qualquer outra mulher que pertença ao seu pai. 9 Não tenha relações com a sua irmã, seja por parte de pai e de mãe ou somente por parte de pai; e não importa que ela tenha sido criada na mesma casa ou em outra. 10 Não tenha relações com a sua neta; isso seria uma vergonha para você. 11 Não tenha relações com a sua irmã por parte somente de pai, pois ela é irmã mesmo. 12 Não tenha relações com a sua tia, seja por parte de pai ou por parte de mãe. 13 Não tenha relações com a sua tia, seja por parte de pai ou por parte de mãe. 14 Não tenha relações com a mulher do seu tio por parte de pai, pois ela é sua tia. 15 Não tenha relações com a sua nora. 16 Não tenha relações com a sua cunhada; isso seria uma vergonha para o seu irmão. 17 Não tenha relações com a filha ou a neta de uma mulher com quem você já teve relações; é possível que ela seja sua parenta, e isso seria uma imoralidade. 18 Não case com a sua cunhada, irmã da sua esposa, enquanto esta estiver viva. Isso criaria inimizade entre as duas irmãs. Ez 22.10-11, "10 Outros têm relações sexuais com a mulher do seu próprio pai… 11 Cometem adultério e seduzem as suas noras ou as suas meio-irmãs".

No período menstrual, em parte, Lv 18.19, "Não tenha relações com uma mulher durante as regras". Ez 22.10, "…Outros ainda obrigam mulheres que estão menstruadas a terem relações com eles. Lv 15.24, "E o homem que tiver relações com a mulher durante as regras ficará impuro sete dias; e qualquer cama em que ele se deitar ficará impura".

Com esposa de outro, Lv 18.20, 24-30, "20 Não tenha relações com a mulher de outro homem; isso torna você impuro. 24 E Deus disse ao povo de Israel: - Não façam nenhuma dessas coisas, pois vocês ficarão impuros, como ficaram impuros os povos que eu vou expulsar da terra que vai ser de vocês. 25 Os pecados daqueles povos fizeram que a terra onde eles moravam ficasse impura; por isso eu castiguei aquela terra, e ela está expulsando os seus moradores. 26 Mas vocês todos, tanto os israelitas como os estrangeiros que vivem no meio de vocês, obedeçam às minhas leis e aos meus mandamentos e não cometam nenhuma dessas imoralidades. 27 Pois foram esses os pecados que os homens que moravam naquela terra cometeram, e por isso ela ficou impura. 28 Portanto, que não aconteça que vocês façam a terra ficar impura e que ela os expulse, como fez com os povos que moravam lá. 29 Quem cometer um desses pecados será expulso do meio do povo de Israel. 30 Obedeçam a todos os meus mandamentos e não imitem os costumes imorais dos povos que moravam naquela terra antes de vocês. Não se tornem impuros. Eu sou o Eterno, o Deus de vocês".

Homossexualismo, Lv 18:22, "Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso. Lv 20:13, "Se um homem tiver relações com outro homem, os dois deverão ser mortos por causa desse ato nojento; eles serão responsáveis pela sua própria morte". Rm 1:26 "Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza". Rm 1:27, "E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros".

Por questões religiosas, Êx 19.14-15, "14 Então Moisés desceu do monte e mandou que o povo se preparasse para adorar a Deus. E todos lavaram as suas roupas. 15 Então Moisés disse:- Fiquem prontos para depois de amanhã e até lá não tenham relações sexuais".

Forçadas, 2Sm 13:14, "Mas Amnom não quis ouvir o que Tamar dizia. E, como era mais forte, ele a forçou e teve relações com ela". 1 Co 7.3-5, "3 O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa. 4 A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa. 5 Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicarem à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar".

O V.T. registra os pecados sexuais de vários indivíduos como no caso de Ló, Davi e Bate-Seba, e a prostituição da esposa de Oséias.

Cantares de Salomão, provavelmente foi escrito para descrever o amor conjugal e especialmente a relação física no casamento.

O Novo Testamento aprova e também fala abertamente sobre assuntos de sexo. Jesus fala francamente em várias ocasiões sobre os perigos do sexo fora do plano de Deus.

Em 1 Co 7.1-5 O apóstolo Paulo aborda os direitos conjugais do marido e da esposa, e algumas instruções claras para a pessoa que quer abster-se, com um propósito espiritual. "1 Agora vou tratar dos assuntos a respeito dos quais vocês me escreveram. Vocês dizem que o homem faz bem em não casar. 2 Mas eu digo: Já que existe tanta imoralidade sexual, cada homem deve ter a sua própria esposa, e cada mulher, o seu próprio marido. 3 O homem deve cumprir o seu dever como marido, e a mulher também deve cumprir o seu dever como esposa. 4 A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa. 5 Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicarem à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar".

Em 1 Ts 4.1-8, o apóstolo Paulo exorta a prática da santidade no relacionamento fraternal. A vontade de Deus é a santificação e o abster-se da prostituição. Ele exorta que é em santificação e honra que o homem deve conseguir esposa. "1 Finalmente, irmãs e irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradarem a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais. 2 Pois vocês conhecem os ensinamentos que demos pela autoridade do Senhor Jesus. 3 O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. 4 Que cada um saiba viver com a sua esposa de um modo que agrade a Deus, com todo o respeito 5 e não com paixões sexuais baixas, como fazem os incrédulos, que não conhecem a Deus. 6 Nesse assunto, que ninguém prejudique o seu irmão ou a sua irmã, nem desrespeite os seus direitos! Pois, como nós já lhes dissemos e avisamos, o Senhor castigará duramente os que fazem essas coisas. 7 Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. 8 Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo".

Em Hb 13.4, a Palavra de Deus confirma que o casamento é digno de honra, e que o leito matrimonial deve ser sem mancha. "Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério".

Com estes exemplos nós vemos que a Bíblia trata do sexo honesta e francamente. Ela não está super preocupada com o sexo mas também não se envergonha dele. A Bíblia tem uma atitude positiva para com o sexo, como parte da criação de Deus. Mas como nas outras coisas da criação, o sexo também pode ser distorcido pelas criaturas imperfeitas. A expressão sexual é uma força poderosa para o bem ou o mal dependendo de como o homem escolhe expressá-la. Portanto Deus estabeleceu um guia para a sexualidade humana.

 

O PROPÓSITO DO SEXO NO CASAMENTO

Quando Deus criou o homem e a mulher o registro de Gn diz "...eis que tudo era bom...", Gn 1.31. Conforme o desígnio e a sabedoria de Deus, a nossa sexualidade foi ordenada para a procriação da raça humana dentro do contexto do relacionamento do casamento. É óbvio que Deus nos criou sexuais não somente para a procriação, mas também para ser um meio de comunicação, unidade, prazer. A Palavra de Deus nos dá a melhor perspectiva sobre o sexo. Não a perspectiva distorcida e negativa, a da filosofia puritana, nem a da "Nova Moralidade" que deixa de lado o padrão de Deus sobre a moralidade e prega uma liberdade completa de expressão dos desejos sexuais. Nossa sexualidade é para o bem estar do homem e da mulher e é o propósito de Deus que entendamos o Seu plano para a nossa vida nessa área.

O sexo é para ser desfrutado no casamento, Gn 4.1; 2.24; Mt 19.6; Mc 10.7-10; Hb 13.4; 1 Ts 4.3-7; 1 Co 7.1-5

O sexo revela nossa identidade com o Criador - Procriação, "Sede fecundos, multiplicai-vos", Gn 1.28.

O sexo é um meio de comunicação:

- Gn 2.24, "tornando-se os dois uma só carne".

- Gn 4.1, "coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu a luz".

O sexo é para o prazer conjugal, Pv 5.1-23; Cantares de Salomão:

- Prazer que alimenta, Pv 5:18a. Já está comprovado cientificamente que o sexo alimenta a auto-estima e ajuda a prevenir ou regredir o nível de estresse no organismo humano. É sempre oportuno lembrar: o relacionamento sexual dentro do casamento proporciona saúde mental, física e espiritual.

- Prazer que alegra, Pv 5:18b. O autor de Provérbios dá dicas de como alegrar-se com a companheira. O intercurso sexual descrito ali está estreitamente relacionado com a alegria e não com o cumprimento de uma tarefa enfadonha, rotineira ou imposta por um contrato matrimonial. Também Ct 7:1-13 descreve tal alegria e prazer.

Prazer que sacia: Pv 5:19b.

- A expressão em todo o tempo prescreve como inadequada as limitações de idade, de períodos da vida e de horários, respeitadas as devidas proporções relacionadas com o ciclo de maturação fisiopsicológico do ser humano bem como circunstâncias sociais de cada casal.

- Segundo o texto bíblico, estar saciado, satisfeito, é o objetivo a ser perseguido.

- Nisto, o Autor das Escrituras não se envergonha de focalizar o aspecto lúdico, alegre e estimulante do amor entre esposo e esposa.

Prazer que embriaga: Pv 5:19c. A participação da mulher no intercurso sexual é mencionada de modo ativo e não, simplesmente paciente (e isto no contexto do Antigo Testamento). O texto destrói a possibilidade do relato se referir a uma relacionamento sexual com uma prostituta, mas sim, com a esposa legítima.

O sexo é uma experiência de dar-se, 1 Co 7.1-5

- O marido e a esposa têm necessidades sexuais e emocionais que devem ser satisfeitas no casamento v.1-2

- O direito e a dívida do marido e esposa. Cada parte é responsável em colocar como prioridade as necessidades sexuais do outro, Vs. 3-4.

- "Não vos priveis uns aos outros", Vs. 5:

"Mútuo consentimento",

"Por algum tempo",

"para vos dedicardes a um propósito" - a oração

"Novamente vos ajuntardes"

o perigo - "para que Satanás não vos tente por causa da incontinência".

 

PROBLEMAS DE AJUSTAMENTO SEXUAL

1 Co 7.1-5 leia!

- Conflitos no relacionamento sexual entre marido e esposa.

- Problemas e conflitos no namoro e noivado que são transferidos para o casamento.

- Conflitos na "Lua de mel" - maus entendimentos nas primeiras experiências sexuais.

- Coisas que um não gosta no outro, tais como idéias, atitudes, hábitos e sentimentos de competição que bloqueiam.

- Conflitos em outras áreas como, muita diferença de idade, diferença de educação, comparação com mãe, pai ou irmãos.

- Mania de criticar.

- Raiva e ressentimentos recalcados.

- Fracasso na comunicação.

- Falta de confiança no companheiro ou em si mesmo.

- Insegurança quanto a aparência física.

- Fazer o papel de espectador durante o ato sexual.

- Não enfatizar o valor do sexo.

- Sexo previsível, mecânico.

- Falta de sensibilidade.

- Ausência de contato físico não sexual.

- Excesso de televisão.

 

Problemas pessoais do marido:

- O marido, pelos fortes desejos sexuais, tende a ser egoísta na sua busca para a satisfação sexual.

- Em geral, um marido inseguro é um marido dominante. Se o marido começa a dominar a sua esposa, esta insegurança pode prejudicar o seu relacionamento.

- Suas experiências sexuais no passado, seja masturbação ou relacionamento com outras mulheres.

- O próprio medo de incapacidade sexual, ou não poder satisfazer sua esposa.

 

Problemas pessoais da esposa:

- A esposa pode ter medo do sexo por causa da falta de instrução adequada pelos pais no passado.

- Muitas moças pensam que o sexo não é espiritual.

- Às vezes, moças entram no casamento com sentimentos de culpa das experiências sexuais que tiveram no passado.

- Ou, às vezes, entram no casamento com sentimentos de insegurança e inferioridade. Esses sentimentos bloqueiam uma vida sexual bem ajustada.

- Às vezes, o período de ajustamento sexual muito longo, faz com que ela esfrie e tenha dificuldade em ter uma vida sexual normal e com satisfação.

- Às vezes, a esposa é feliz com as coisas como são. Ela queria um lar, um marido e um nenê. Simplesmente negligencia a sua própria vida física.

Outros problemas gerais:

- Problema físico - deve ser corrigido por um médico de confiança.

- Falta de conhecimento sobre sexo.

- Falta de asseio corporal.

- Falta de lugar sossegado.

- Falta de tempo na relação sexual.

- Alguns casais pensam que o sexo vai ser fácil, rápido e automático e com 100% de satisfação. Quando isto não acontece, desenvolve medos.

Toda mulher casada pode experimentar o orgasmo se...:

- Tiver um bom relacionamento com o marido.

- Não tiver um problema biológico que bloqueia orgasmos.

- Tiver saúde razoável.

- Não tiver perturbações mentais ou emocionais.

 

CICLO DO IMPULSO SEXUAL SEXO FORA DO CASAMENTO

 

Sexo fora do casamento é contra a vontade de Deus expressa em sua Palavra. A Bíblia usa duas palavras:

- Fornicação:– Relação sexual entre duas pessoas não casadas.

- Adultério:– Relação sexual entre uma pessoa casada e outra que não seja legalmente seu cônjuge.

 

Outros pontos:

- O sexo fora do casamento desvaloriza a pessoa.

- O sexo fora do casamento prejudica sua vida conjugal.

- O sexo fora do casamento distorce o relacionamento.

- O sexo fora do casamento traz medo e culpa ao relacionamento.

- O sexo fora do casamento cria confusão nos sentimentos de um para com o outro.

- O sexo fora do casamento corta as linhas de comunicação.

- O sexo fora do casamento prejudica o seu relacionamento com Deus.