O JOVEM
CRISTÃO E A AUTODISCIPLINA
Por Pr.
Elinaldo Renovato de Lima
Pr. José
Antônio Corrêa
O verdadeiro cristão deve ser uma pessoa disciplinada, no
genuíno sentido do termo. No meio eclesiástico a visão do que é disciplina tem
sido distorcida, a ponto de se entender que uma pessoa disciplinada é alguém
que cometeu algum pecado ou erro, e que necessita de punição. Na verdade,
porém, uma pessoa disciplinada é uma pessoa correta, que obedece a princípios e
normas, de modo consciente. O universitário cristão precisa ser, antes de tudo,
autodisciplinado, para que dê bom testemunho em qualquer lugar, ocasião ou
situação, visto que a universidade é ambiente relativista, liberalista e materialista,
dominado por filosofias humanas que se opõem à revelação bíblica.
1. CONCEITOS
1.1. DISCIPLINA
O termo disciplina vem do latim, disciplina, e tem o sentido de
"instrução", "treinamento", "disciplina"
propriamente dita. A palavra pode indicar um modus vivendi, de acordo com a
observância de normas, conduta, requisitos; pode indicar tipos de vida
ascética, mortificação; a vida monástica, na Idade Média, exigia um tipo de
disciplina que usava açoites para disciplinar a carne, a vontade; tem o sentido
de punição aos que deixam de cumprir certas normas; na vida militar, indica o
preparo do indivíduo para a execução correta das atividades da caserna; no meio
acadêmico, disciplina equivale a uma matéria a ser estudada.
1.2. AUTODISCIPLINA
Indica a disciplina aplicada ao indivíduo por ele próprio, de
modo consciente e voluntário, com a finalidade de atender a determina padrão de
conduta, aceito como válido. No presente trabalho, aceitamos o conceito de
autodisciplina como a disposição pessoal do jovem universitário de viver os
princípios cristãos, como "sal da terra" e "luz do mundo",
de modo consciente e voluntário, sem que haja a necessidade da interferência de
terceiros. É a obediência à Palavra de Deus em qualquer lugar ou situação,
principalmente no meio acadêmico.
2. FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA
2.1. NO ANTIGO TESTAMENTO
No AT, a disciplina era vista como meio de correção ou de
instrução. A palavra musar, no hebraico, em correlação com moser, significa
"laços" ou "algemas". A lei mosaica era parte integrante da
"disciplina do Senhor" (Dt 11.2). O sistema de punições no AT visava
o cumprimento dos mandamentos de Deus (ver Dt 4.36; Êx 20.20). O homem ímpio
não valorizava a disciplina (Sl 50.16,17), enquanto o filho fiel não rejeita a
repreensão (disciplina) do Senhor (Pv 3.11). O que ama a correção (disciplina)
ama o conhecimento (Pv 12.1). A disciplina tem por base o amor de Deus (Pv
3.12).
2.2. NO NOVO TESTAMENTO
No NT, o sentido de disciplina é mais positivo, pois está mais
associado à instrução, ao ensino, mas também à punição. No grego, a palavra
disciplina é paideia, que está ligada ao treinamento e instrução de crianças, e
também à correção para que se imponha uma conduta correta. A palavra paideo
significa educar, instruir, disciplinar ou punir de alguma maneira. Em Hb
12.6-11, vemos que Deus corrige (disciplina) aquele a quem ama, indicando que
por trás da disciplina está o amor de Deus, dirigindo a pessoa para o bem, para
a salvação (Ap 3.19).
3. A AUTODISCIPLINA DO JOVEM CRISTÃO
Com base no que vimos acima, a disciplina deve ser entendida no
sentido positivo. Uma pessoa disciplinada deve ser vista como uma pessoa bem
instruída, educada, treinada, tendo em vista os propósitos da vida cristã. A
autodisciplina deve ser exercida dentro de uma visão positiva da vida cristã e
não como um mero cumprimento de normas sem sentido e sem razão. O universitário
cristão vive todo o tempo, na academia, a ter sua fé e conduta desafiados pelos
conceitos materialistas. Precisa adotar por si próprio uma disciplina que
fortaleça o seu testemunho no meio universitário, entre colegas e professores.
O JUGO NA MOCIDADE
A Bíblia diz: "Bom é para o homem suportar o jugo na sua
mocidade; assentar-se solitário, e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs
sobre ele" (Lm 3.27,28). Nesse texto, podemos ver:
4. EXEMPLOS DE JOVENS QUE SOUBERAM EXERCER A AUTODISCIPLINA
1) JOSÉ,
Gn 39.7-9.
Ele manteve a autodisciplina ante a sedução do pecado sexual. No
meio universitário, há campo largo para o pecado nessa área; é necessário
vigilância e oração (Mt 26.41); é preciso considerar o corpo templo de Deus (1Co
6.19,20); fugir dos desejos da mocidade (2Tm 2.22).
2) DANIEL E SEUS 3 COMPANHEIROS, Dn 1.3-5, 8,9. Não se
contaminaram com o "manjar do rei"; Dn 3.15-17). Foram lançados no
fogo, mas não se encurvaram diante da estátua de Nabucodonosor. Tinham
autodisciplina.
3) TIMÓTEO.
O jovem discípulo de Paulo foi
instruído a ter autodisciplina (2Tm 3.10-17).
5. UMA SUGESTÃO PARA A AUTODISCIPLINA NA UNIVERSIDADE:
CONCLUSÃO
O mundo atual tem várias características bem definidas, que o
distinguem do que foi nos tempos passados. Uma delas é a indisciplina,
principalmente no meio da juventude em geral. Embora não seja característica do
jovem, ele assimila a indisciplina como um modo de viver, para se expressar.
Exemplo disso é a música jovem, caracterizada pela falta de ordem,
principalmente no Rock, na lambada, no reggae, etc.
O jovem cristão precisa ser exemplo de autodisciplina nesse
mundo escorregadio da indisciplina. Hoje, garotas e meninos de 12 anos já se
prostituem, já fumam maconha, cocaína, e isso em escolas e ambientes das
chamadas classes média e alta. É a indisciplina moral e falta de valores
espirituais.
O jovem cristão precisa enfrentar de pé a onda de falta de Deus,
de moralidade e seriedade, como o fizeram José, Daniel, Sadraque, Mesaque,
Abdênego, Ester, Débora, Eunice, Loide, Maria e tantos outros.