A MÚSICA, SUA PROCEDÊNCIA E INSPIRAÇÃO

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

 

1. A música pode ser de inspiração satânica, humana ou divina.

2. Por esta razão, precisamos ter cuidado como tipo de música que estamos ouvindo, ou ainda cantando na Igreja de Cristo. "VEJAMOS ALGUMAS VERDADES SOBRE A MÚSICA":

 

I - MÚSICA DE INSPIRAÇÃO DIVINA.

1. Quase todos concordamos que a música é algo divino e que sua origem, está no próprio Deus. Ela esteve presente na organização e coordenação do universo e esteve também presente em toda a história bíblica.

2. Davi, Hemã, Asafe, Jedutum, foram por Deus inspirados para escreverem belas canções e poesias. Deus deu especialmente a Davi a sabedoria para criar muitos instrumentos musicais, I Cr 23.5; II Cr 29.25-26 ( No tempo de Ezequias).

 

II - MÚSICA DE INSPIRAÇÃO HUMANA.

1. O ser humano, no ardor de seu amor na apreciação da natureza, permite brotar em si mesmo lindos cânticos, poemas e melodias. Não são sacros, mas são puros e lindos.

2. Algumas músicas de procedência humana, entraram na hinologia evangélica. Um exemplo disto é o hino 6, que é o Hino Nacional da Inglaterra. Outro hino é o Hino Nacional da Escócia.

3. A Palavra de Deus, fala do homem como criador da música não sacra, Gn 4.21.

 

III - MÚSICA DE ORIGEM SATÂNICA.

1. Lúcifer vivia numa posição ímpar diante de Deus. Ele é entendido em música, Ez 28.13. Se Satanás viva no meio da música, ele pode se utilizar de algo que conhece muito bem, para atrair adeptos.

2. Sabemos que muitos grupos musicais de nossa era, tiveram inspiração satânica, implantando costumes novos e novas maneiras de viver. Um exemplo disto são Os Beathes, Os Rolling Stones, que através do Rock, influenciaram uma geração inteira.

3. E a música de hoje? o Rock Metálico? E os grupos musicais evangélicos?

4. Associados a estas músicas, há a proliferação de drogas e difusão do lesbianismo e homossexualismo.

5. Voltando ao texto de Ez 28.13, notamos que Deus criou a música e os instrumentos musicais, para Lúcifer. A procedência foi divina, mas, com todo o seu ser degenerado, Satanás, agora se utiliza da música como recurso próprio para escravizar as pessoas.

6. Vamos ver quais sãos as finalidades para as quais Satanás utiliza a música:

a. Êx 32.25. A música utilizada por Satanás, serve para promover a imoralidade. A adoração do ídolo trouxe uma espírito de imoralidade no meio do povo. Veja o slogan: "Sexo, drogas, Rock In Roll".

b. 2Sm 15.10. A música utilizada por Satanás, leva as pessoas a rebelião. O som da trombeta anunciava que Absalão era o Rei. Ele usurpara o Trono de seu pai Davi, num golpe de estado. As trombetas que podiam convocar o povo para adorar ao Senhor, estavam agora sendo usadas para convocar o povo à rebelião contra o Rei. Filhos rebeldes, insubmissos à autoridade, são frutos da geração do Rock.

c. Ap 18.22-23. A música satânica leva as pessoas à feitiçaria. A grande Babilônia, possui características bem conhecidas. Em meio à música, as nações serão seduzidas à feitiçaria. Não é o que acontece hoje? A música afro-brasileira, cantada em terreiros de macumba e espiritismo, são cantadas por astros da música popular brasileira.

d. Ez 32.17-19. A música satânica leva as pessoas à idolatria, Dn 3.5. Envolvido pela idolatria, o povo cantava e dançava. São muitas as músicas que promovem a idolatria. Música em homenagem a "santos".

 

CONCLUSÃO:

1. Devemos ter cuidado com a música que estamos cantando. Podemos estar promovendo o reino de Satanás.

2. Até mesmo na Igreja precisamos ter cuidado, pois podemos estar sendo enganados em nossa música e ao invés de adorarmos a Deus, podemos estar dando vazão a nossa carne e agradando Satanás