AS CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO LOUVOR

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Tem havido em nossos dias um movimento na Igreja de Cristo, direcionado para o louvor a Deus, com um música com um ritmo um pouco estranho aos nosso ouvidos. É preciso zelar pela música oferecida a Deus, para não sermos achados como que oferecendo "fogo estranho", sobre o Altar de Deus, Lv 10.1-3.

2. O que fazer para não sermos envolvidos por um "fogo estranho", que ao invés de adorar a Deus, o provoca à ira? É preciso que os dirigentes de louvor, bem como os adoradores, tenham profunda consciência do Deus Vivo, e principalmente oferecer o que O agrada de fato, Jo 4.23-24.

3. Hoje, queremos falar sobre o verdadeiro louvou e suas características mais importantes: "AS CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO LOUVOR":

 

I - O VERDADEIRO LOUVOR, TRAZ A GLÓRIA DE DEUS PAR O MEIO DE SEU POVO.

1. Um dos fatos notáveis do V.T., era a manifestação da Glória de Deus no meio de seu povo, através da Coluna de Nuvem no deserto, Êx 13.21-22;16.10.

2. Deus hoje, deseja manifestar sua Glória ao seu povo. Uma das formas desta manifestação da Glória de Deus, é através de um louvor e adoração autênticos. Vejamos:

a. II Cr 5.11-14. Aqui, o ambiente era propício para a manifestação da Glória de Deus.

b. Sl 22.3. "Deus faz o seu trono, o seu tabernáculo no meio dos louvores".

3. E hoje? Será que Deus estaria com sua Glória em nossos cânticos? em nossos atos de adoração?

 

II - O VERDADEIRO LOUVOR, TRAZ GRANDES VITÓRIAS EM TEMPOS DE LUTAS E CONFLITOS ESPIRITUAIS.

1. Devemos aprender a eficácia do louvor e adoração para vencermos os conflitos espirituais nos quais somos envolvidos. Este princípio é visto na experiência do apóstolo Paulo: "Em tudo dai graças...", I Ts 5.18.

2. Exemplos bíblicos:

a. II Cr 20.21-22. Temos aqui um exemplo de uma guerra ganha sem lutas corporais. Somente foi ganha através do louvor a Deus.

b. At 16.25-26. As cadeias de Paulo e Silas, foram quebradas, abertas através do louvor.

c. Sl 138.1, "Na presença dos poderosos".

3. Ao entrarmos num período de luta espiritual, devemos lança mão do louvor a Deus, para recebermos vitórias. Deus pelejará por nós.

 

III - O VERDADEIRO LOUVOR TESTEMUNHA OS FAVORES DE DEUS A NÓS, SEU POVO.

1. Ao recebermos os favores de Deus, não devemos ficar calados, mas sim abrirmos os nossos lábios para louvá-lo, pela benção recebida.

2. Vejamos exemplos na Palavra de Deus:

a. Moisés, Êx 15.1ses.. Temos aqui Moisés contando as proezas de Deus através de um cântico.

b. Miriã, Êx 15.20-21. Com o uso não somente da voz, mas também de outros instrumentos, Miriã elaborou um cântico de Vitória ao Senhor.

c. Sl 105.1-2, Vs. 2, "...Cantai-lhe salmos, narrai todas as suas maravilhas".

d. Sl 103.1-5.

3. Devemos através de nossos cânticos, narrar todas as bênçãos que temos recebido das mãos do Senhor. Isto abrirá caminho para o recebimento de outras bênçãos.

 

IV - O VERDADEIRO LOUVOR, GLORIFICA A DEUS.

1. Qualquer cântico que não exerce glorificação ao nome de Deus, não pode ser chamado de "louvor". Poder ser qualquer coisa, menos um ato de louvor a Deus:

2. Exemplos:

a. Sl 50.23, "Aquele que me oferece sacrifício de louvor, me glorificará".

b. Hb 13.15, "Sacrifício de Louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o teu nome".

3. Devemos ter em mente, que os nossos atos de culto, devem ser dirigidos unicamente para a glorificação do nome de Deus.

 

CONCLUSÃO:

1. Como tem sido o seu louvor a Deus? Ele tem obedecido aos ensinos da Palavra de Deus, ou você O tem louvado displicentemente, sem a observância dos princípios básicos visto nesta noite?

2. Quando exercemos o verdadeiro louvor, trazemos a glória de Deus para o nosso meio, vencemos grandes lutas e conflitos espirituais e ainda testemunhamos os feitos de Deus em nossas vidas.