CHAMADO DE DEUS
1 PE 2.9-10
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
Desde o início, Deus tem chamado o homem para realizar tarefas especiais:
2.
O primeiro chamado de Deus, foi em Adão, Gn 3.9, "E chamou o Senhor
Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?" Este chamado foi para cobrar-lhe o
fato dele ter falhado em sua tarefa.
3.
Deus sempre chamou o homem para a realização de tarefas específicas. Este
chamado exige fé, obediência e disposição para autonegação, para confrontação
com lutas e necessidades.
4.
Há duas palavras usadas que se referem a chamado: A palavra "kaleo",
que significa "chamado", e a palavra "klesis",
que significa "vocação".
"VAMOS FALAR SOBRE VOCAÇÃO NO
V.T. E VOCAÇÃO NO N.T.":
I - A VOCAÇÃO NOS PROFETAS, V.T.
a.
Deus o escolhera antes de seu nascimento, Vs. 5.
b.
Jeremias tenta demonstrar sua incapacidade, Vs. 6.
c.
Argumento não aceito por Deus, Vs. 7.
d.
Deus o capacita para a obra, Vs. 8-9.
a.
Não era profeta, nem filho de profeta, Vs. 14.
b.
Porém, era lavrador e boiadeiro, Vs. 14.
c.
Com sua chamada teve que abandonar seu ofício, para cumprir a determinação
divina, Vs. 15-16.
a.
Aparentemente Ezequiel estava morto como o resto de seu povo. Estava envolvido
em pecados, Vs. 1. Porém, foi revitalizado, Vs. 2.
b.
Deus lhe deu a missão, Vs. 3-4.
c.
Sua missão deveria ser cumprida a qualquer custo, Vs. 5-7.
d
Deus o capacita, Vs. 8. Ver também Ez 3.3, "E disse-me:
Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo
que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel".
4.
Com o chamado, o profeta, tinha que romper com sua vida antigo, de tal forma
que nenhum dos laços sociais subsistiam, Am 7.14-15, "14 E
respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta,
mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. 15 Mas o Senhor me tirou de
seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e profetiza ao meu povo
Israel".
5.
O vocacionado, saia da sociedade, abandonava as garantias econômicas e sociais
para depender de Yaweh, sem nenhuma outra segurança. Este quadro é bem visto em
Jr 15.17, "Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me
regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de
indignação".
II - VOCAÇÃO NO N.T.
1.
Deus dá sempre o primeiro passo, o que faz parte da característica de Deus em
sempre tomar a iniciativa em benefício do homem, II Tm 1.9, "Que
nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas
segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes
dos tempos dos séculos".
2.
O chamamento, sempre se refere a Deus ou a Cristo:
a.
Fp 3.14, "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de
Deus em Cristo Jesus".
b.
Rm 11.29, "Porque os dons e a vocação de Deus são sem
arrependimento".
3.
Sendo santo aquele que vocaciona, 1Pe 1.15, "Mas, como é santo
aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de
viver", a vocação é também qualificada de:
a.
Santa, 2 Tm 1.9, "Que nos salvou, e chamou com uma santa
vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e
graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos".
b.
Celestial, Hb 3.1, "Por isso, irmãos santos, participantes da
vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da
nossa confissão".
c.
Soberana, Fp 3.14, "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da
soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".
d.
Todos estes atributos apontam para Deus, que em Jesus Cristo é o único autor da
vocação.
5.
Esta vocação, não é apenas pessoal, mas também, comunitária, Cl 3.15, "E
a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos
corações; e sede agradecidos". Devemos trabalhar na edificação do corpo de
Cristo, Ef 4.11-12, "11 E ele mesmo deu uns para apóstolos,
e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e
doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do
ministério, para edificação do corpo de Cristo".
a.
Quer nas relações humanas entre irmãos, Gl 5.13, "Porque
vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar
ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor".
b.
Quer no ministério da Igreja, sob todas as formas que Deus instituiu, 1Pe
4.10, "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons
despenseiros da multiforme graça de Deus".
c.
Não podemos nos esquecer do mundo para o qual somos enviados, pois é nele que
nossa vocação deve tomar forma, dependentes inteiramente de Deus.
d.
O Vocacionado passa a pertencer a um povo estrangeiro e peregrino sobre a
terra, Hb 11.13, "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as
promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que
eram estrangeiros e peregrinos na terra", que deve manifestar nele sua
condição tanto através do comportamento individual, como também social, I Pe
2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa,
o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das
trevas para a sua maravilhosa luz".
7.
Na carta 1 Pedro:
a.
A vocação se dá para o cumprimento do dever para os cidadãos do novo Reino,
1 Pe 2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação
santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou
das trevas para a sua maravilhosa luz".
b.
Estes cidadãos, são chamados a uma vida de peregrinação, 1 Pe 2.11-12, "11
Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das
concupiscências carnais que combatem contra a alma; 12 Tendo o vosso
viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como
de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em
vós observem".
c.
Devem ser testemunhas de Cristo através do comportamento diário, 1 Pe 2.12,
"Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que
falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação,
pelas boas obras que em vós observem".
d.
1 Pe 1.3-9, "3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva
esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 Para
uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada
nos céus para vós, 5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de
Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, 6 Em
que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário,
que estejais por um pouco contristados com várias tentações, 7 Para que
a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado
pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; 8
Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas
crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; 9 Alcançando o fim da
vossa fé, a salvação das vossas almas". Temos aqui dois principais
conceitos:
a.
Os benefícios que temos, Vs. 3-5.
b.
O que a vocação acarreta para nós, Vs. 6-9.
CONCLUSÃO:
1.
Nós somos vocacionados por Deus, para realizarmos o seu trabalho:
a.
Fortalecendo o Corpo de Cristo.
b.
Dando crescimento espiritual e físico ao Corpo de Cristo.
2.
Nem todos possuem chamados especiais, mas todos somos chamados para realizar
sua obra. O que você tem gasto nesta obra? Sua Vida? Seu dinheiro?
3.
Há dois tipos de chamada:
a.
A chamada para salvação.
b.
A chamada especial para uma missão especifica no Reino de Deus.