CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO TRABALHO MISSIONÁRIO

AT 19.1-20

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Quando se fala em missões, muitos não entendem de maneira correta o que é fazer missões.

2. Aqueles missionários que são enviados aos campos, são detentores de uma mensagem viva que precisa ser pregada em todo o mundo. Esta mensagem transformará o mundo. Vejamos as principais características de um verdadeiro trabalho missionário:

 

I - INSTRUIR CORRETAMENTE AQUELES QUE RECEBEM UMA MENSAGEM DISTORCIDA

Vs. 1-7, "1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, 2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. 5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. 7 E estes eram, ao todo, uns doze homens".

1. O campo de ação era a cidade de Éfeso, a cidade mais importante da província romana da Ásia. Havia em Éfeso, uma magnífica estrada com vinte dois metros de largura, que atravessava a cidade até o porto. esta estrada era ladeada por colunas em toda a sua extensão. Éfeso era um importante centro comercial. Havia na cidade um Teatro, bibliotecas, mercados e suas ruas principais eram calçadas de mármore. Em Éfeso, ficava o templo para a adoração da deusa napolitana da fertilidade, e mais tarde tornou-se o templo da deusa Artemis, At 19.27, "E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram".

2. Quando Paulo chegou a esta cidade, encontrou ali alguns discípulos que conheciam apenas o batismo de João, e que nunca tinham ouvido falar no Espírito Santo, Vs. 1-3.

a. Parece que naquele tempo, havia uma seita paralela ao cristianismo, que seguia os ensinos de João Batista, desprezando o fato de que João foi apenas o precursor de Cristo, Lc 3.3-6, "3 E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados; 4 Segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. 5 Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão". É possível que João possuísse discípulos, e é provável que eles tenham continuado sua obra, Jo 1.35, "No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos".

b. O que nos leva a crer que esta seita continuou ativa são dois textos no livro de Atos:

a. At 19.1-7, "1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, 2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. 5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. 7 E estes eram, ao todo, uns doze homens".

b. At 18.24-25, "E chegou a Éfeso certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras".

3. João Batista falava sobre Jesus, mas pregava uma mensagem incompleta. Pregava apenas o batismo de arrependimento. Isto era insuficiente. Entretanto, ensinou que após ele viria alguém (Cristo), que seus discípulos deveriam seguir, Jo 1.29-34, "29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. 31 E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. 32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 33 E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34 E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus". Eles precisariam crer naquele que haveria de vir, Vs. 4, "Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo".

4. Paulo cuidou para que aqueles discípulos fossem instruídos corretamente, Vs. 5-7, "5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. 7 E estes eram, ao todo, uns doze homens".

a. Foram batizados em nome de Jesus, Vs. 5, "E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus".

b. Foram cheios do Espírito Santo, pela imposição das mãos, Vs. 6, "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam".

5. Um exemplo deste evangelho anunciado de forma distorcida, é no nosso País.

6. O trabalho missionário visa corrigir estas distorções, apresentando um evangelho puro, sem misturas, sem contradições. Um evangelho que é a essência da Palavra de Deus.

 

II - ROMPER COM OS IMPEDIMENTOS

Vs. 8-10, "8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. 9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de certo Tirano. 10 E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos".

1. Inicialmente, Paulo começou a pregar na sinagoga da cidade, procurando atingir os judeus, Vs. 8. Esta era uma tática de Paulo,

a. At 13.5, "E, chegados a Salamina, anunciavam a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador".

b. At 13.13-14, "13 E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se".

c. At 14.1, "E aconteceu que em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos".

2. Pregou durante três meses dissertando e persuadindo a respeito do Reino de deus, Vs. 8.

3. Contudo houve depois uma reação contrária, Vs. 9:

a. alguns se endureceram e não quiseram obedecer a Palavra. O preconceito e a tradição destes homens impediram a recepção da Palavra de Deus,

b. Começaram a falar mal do cristianismo (caminho). Quantos falam mal daquilo que não entendem?

4. Foi neste ponto que Paulo quebrou os impedimentos, Vs. 9:

a. "Apartou-se deles, juntamente com os discípulos". Não há como continuar a pregar quando os incrédulos rejeitam a Palavra de Deus. Isto é o que Jesus chamou de "dar o que é santo aos cães e atirar pérolas aos porcos", Mt 7.6, "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem". Outro Exemplo, At 18.6, "Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios".

b. "Foi ensinar na escola de certo Tirano". Provavelmente, esta escola ensinava matemática, filosofia ou outra matéria, tal como "falar em público".

5. "Ali permaneceram por dois anos", Vs. 10. Talvez tenha sido a cidade onde Paulo mais permaneceu durante suas viagens missionárias - "Todos os habitantes da Ásia ouviram a Palavra de Deus".

6. Quantas barreiras surgem no trabalho missionário? Porém, em nome de Jesus, as barreiras são quebradas. Ninguém pode impedir a obra de Deus:

a. Is 43.13, "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"

b. Lc 10.19, "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum".

 

III - DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS

Vs. 11-16, "11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. 12 De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam. 13 E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. 14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. 15 Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? 16 E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa".

1. "E Deus pelas mãos de Paulo fazia milagres extraordinários". Não queremos nos ater aqui aos milagres realizados, mas sim, sobre o fato de que tudo quanto Paulo realizava, era em razão de sua dependência de Deus.

2. Sobre esta dependência que Paulo tinha do Senhor, podemos citar Fp 4.11-13, "11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. onde há uma explanação ampla".

3. Quando não há dependência de Deus, a coisa pode até complicar. Exemplo - Exorcistas Judeus, Vs. 13-16.

4. O trabalho missionário não pode ser abençoado quando não há uma dependência total de Deus, naqueles que pregam a Palavra.

 

IV - EXERCER INFLUÊNCIA NA VIDA DAS PESSOAS

Vs. 17-20, "17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. 18 E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. 19 Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. 20 Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia".

1. "Houve um grande temor entre todos os habitantes de Éfeso", Vs. 17. Este temor é uma predisposição para o recebimento da Palavra de Deus.

2. "Muitos creram confessando as coisas ruis que praticavam", Vs. 18. O verdadeiro arrependimento e confissão chega quando a Palavra de Deus é anunciada com poder e autoridade. Vidas são transformadas totalmente.

3. O verdadeiro arrependimento leva o homem à ação, Vs. 19:

a. Livros de magia foram queimados em praça pública. Os livros queimados eram provavelmente cópias da "Efesia Gramata", os "Escritos Efésios", que eram grandemente conhecidos no mundo greco-romano, como compêndios de artes mágicas,

b. Eles representavam um grande valor (50.000 denários). Um denário equivalia ao valor pago por um dia de trabalho, Mt 20.1-2, "1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. 2 E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha".

4. A mensagem missionária, visa transformar vidas, levando a um compromisso com Deus. Paulo Alista alguns pontos de relevância sobre esta mensagem:

a. Rm 1.16, "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego". A palavra "salvação", vem do grego "sotéria"- salvação, saúde, segurança, libertação.

b. 2 Co 5.17, "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". Este texto nos mostra a mudança acorrida na vida, daquele que recebe Cristo e sua Palavra.

5. Com a chegada de Paulo e a mensagem do Evangelho em Éfeso, mudanças radicais ocorreram na população:

a. As tradições caíram,

b. Obras do Diabo foram esmagadas,

c. Vidas foram salvas e transformadas.

 

CONCLUSÃO

1. O mundo carece da mensagem missionária. Muitos jovens têm gasto suas vidas em países distantes, longe da família, de suas Igrejas, para que outros venham conhecer a Palavra de Deus.

2. O que temos feito na retaguarda? Três coisas podemos fazer:

a. Ir,

b. Contribuir,

c. Orar.

3. Esta mensagem é para você nesta noite. Deus quer salvá-lo, transformá-lo, arrancá-lo das garras do inimigo. Receba a Palavra de Deus nesta noite.