MISSÕES NA IGREJA

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

I - Antes de qualquer ponto, devemos nos lembrar da promessa de Deus feita a Abraão

1. "Em ti serão benditas todas as famílias da terra", Gn 12.3. A palavra que é traduzida por "família", vem do termo hebraico "hxpvm" - mishpachah, e significa "nação", "clã", "família", "tribo", "povos". Com esta palavra Deus estava dizendo a Abraão que ele deveria ser uma bênção para todos os povos da terra.

2. Sabemos que o povo de Israel não pode cumprir o propósito de Deus, pelo menos por dois motivos:

a. Seu exclusivismo nacionalista, visto em Jonas quando foi enviado por Deus para pregar em Nínive.

b. Seu afastamento de Deus e a rebelião à sua Palavra.

 

II – como a nação de Israel falhou, Jesus transmitiu o mandamento de fazer missões à sua Igreja

1. Mt 28.19, "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". A expressão "fazer discípulos", tem como sentido "instruir alguém", "fazê-lo seguidor", "torná-lo aluno".

2. Mc 16.15, "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". O Evangelho deve ser universal, sem distinção de cor, raça, sexo, posição, etc. Deve ser para "toda criatura", que está espalhada em "todo o mundo". A mensagem cristão não está restrita a uma determinada área ou nação, mas deve ser comunicada a "todas as nações".

3. Jo 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós". A palavra "envio", vem do termo grego "pempo", e tem como significado principal "enviar, mediante um empurrão".

a. Isto quer dizer que somos "empurrados" por Cristo para esta tarefa e ai daqueles que não obedecem. Um dos principais problemas que motivaram a perseguição sobre a Igreja Primitiva foi a sua estagnação em termos missionários, At 8.1, "E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria".

b. Com a perseguição o propósito de Cristo estava sendo concretizado, At 8.3-4, "3 Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere. 4 Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra". A pregação da Palavra não estava mais restrita à cidade de Jerusalém mas estava acontecendo em "toda a parte".

 

III - Jesus cuidou para que seus discípulos fosse preparados para que o mandamento pudesse ser cumprido

1. Lc 24.49, "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder". O termo "revestidos", tem como significado "ser coberto", "ser dotado", "ser capacitado". Esta capacitação seria dada mediante o agir do Espírito Santo na vida do missionário. Dentro deste conceito, entendemos que o missionário não deve ir para o campo sem esta capacitação, pois se assim agir jamais suportará a pressão de Satanás. É por esta razão que muitos que são enviados aos campos, às vezes voltam frustrados, decepcionados, magoados, tristes.

2. At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". Novamente aqui, Jesus promete que seus discípulos receberiam a "virtude do Espírito Santo", que os capacitaria para ser "testemunhas".

3. At 2.1-4, "1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".

- A palavra grega "omoyumadon" - homothumadon (concordemente) é usada em 12 ocorrências no Novo Testamento e 10 delas no Livro de Atos, o que nos ajuda a entender a singularidade da comunidade Cristã. Esta palavra é uma combinação de duas palavras que trazem o sentido de "pressa em estar junto" e "estar em harmonia". A imagem é quase musical, no sentido de que várias notas embora sejam soadas, de formas diferentes, mas se harmonizam em lance e tom. Como os instrumentos de um grande concerto debaixo da direção de um mestre de concerto, assim o Espírito Santo mistura as vidas dos membros da igreja de Cristo juntos.

 

IV - Cumprimento do mandamento

1. At 8.4, "Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra".

2. At 13.1-3, "1 E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram".

 

CONCLUSÃO:

1. I Pe 2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

2. Vamos delegar nossa responsabilidade. Não foi a Igreja "toda" de Antioquia que foi para o campo, mas aqueles que foram chamados especialmente pelo Espírito Santo de Deus.

3. Grandes são as necessidades do campo!