VIDA DE ABRAÃO
GN 12.1-9
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
Através dos tempos, Deus tem chamado homens específicos para trabalhos
específicos:
a.
Chamou Moisés, para a missão de libertar o seu povo da escravidão egípcia, Êx
3.4, 10, "4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou
Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me
aqui. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu
povo (os filhos de Israel) do Egito".
b.
Chamou Amós, para ministério profético, mudando-lhe toda sua vida, Am
7.14-15, "14 E respondeu Amós, dizendo a Amazias: Eu não sou
profeta, nem filho de profeta, mas boiadeiro, e cultivador de sicômoros. 15
Mas o Senhor me tirou de seguir o rebanho, e o Senhor me disse: Vai, e
profetiza ao meu povo Israel".
c.
Chamou Gideão e o comissionou para a missão de libertar seu povo da escravidão
dos midianitas, Jz 6.14-16, "14 Então o Senhor olhou para
ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas;
porventura não te enviei eu? 15 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que
livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o
menor na casa de meu pai. 16 E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de
ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem".
2.
Lucas descreve o início da obra missionária, como Deus determinou à Igreja de
Antioquia que separasse dois homens, Barnabé e Saulo, "para a obra que
os tenho chamado", At 13.1-3, "1 E na igreja que
estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão
chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o
tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o
Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho
chamado. 3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os
despediram".
3.
Sempre que Deus tem em mente um plano, chama, comissiona homens para execução
de seu plano. Tal verdade, é vista na vida de Abraão, o missionário modelo.
4.
Deus chama o homem para realizar a obra missionária. Esta chamada missionária,
envolve quatro pontos principais:
I - OBEDIÊNCIA INCONDICIONAL A DEUS
1.
Vs. 1, "Disse o Senhor a Abraão... sai"; No Vs. 4,
"Partiu, pois Abraão, como lhe ordenara o Senhor".
2.
aparentemente, a chamada não tinha todos os objetivos claros. Em Hb 11.8, lemos
que "Abraão... partiu sem saber para onde ia". Contudo, isto não
frustrou sua partida.
3.
Quando Deus chama alguém para qualquer missão, deve haver por parte desta
pessoa chamada obediência incondicional à vontade de Deus. Vamos ver alguns
exemplos:
a.
Paulo:
a.1.
At 9.3-6, "3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando
perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4 E,
caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me
persegues? 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou
Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o
Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém
fazer". Novamente Deus não falou sobre seus objetivos.
a.2.
Os objetivos de Deus foram revelados posteriormente a Ananias, At 9.15, "Disse-lhe,
porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o
meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel".
a.3.
Coube a Ananias revelar a Paulo, At 22.14-15, "14 E ele
disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua
vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. 15 Porque hás
de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e
ouvido".
a.4.
Mesmo assim, Paulo obedeceu.
4.
Se Deus te chama, obedeça-lhe!
II - RENÚNCIA DE POSSESSÕES
MATERIAIS E HUMANAS
1.
Vs. 1, "Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu
pai...". Deveria deixar terra, pai e mãe, parentes, etc..
2.
Através das descobertas arqueológicas, sabemos hoje que Ur, a cidade em que
vivia Abraão, foi uma das maiores e mais prósperas cidades da antiguidade. Foi
a mais importante metrópole de seu tempo. A cidade era situada às margens do
Rio Eufrates. Foi um grande centro de instrução, cultura, comercio e religião.
fabulosos tesouros foram descobertos ali.
3.
Ao obedecer a chamada de Deus, Abraão deixou tudo. Deixou o conforto, luxo,
prosperidade e ambição natural. Trocou uma bela casa, parentes e amigos por uma
habitação nômade, uma vida de peregrinação.
4.
Aquele que é chamado por Deus, precisa estar disposto a deixar tudo quanto possui,
Lc 14.33, "Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo
quanto tem, não pode ser meu discípulo". Foi assim com os primeiros
discípulos, Lc 5.27-28, "27 E, depois disto, saiu, e viu um
publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e
disse-lhe:
Segue-me. 28 E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu".
5.
Paulo descreve como deixou tudo por amor ao Senhor, obedecendo-o, Fp 3.4-8, "4
Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar
na carne, ainda mais eu: 5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de
Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 6
Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei,
irrepreensível. 7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por
Cristo. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela
excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda
de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a
Cristo".
5.
Aquele que é chamado por Deus deve estar disposto a "perder tudo".
III - COMUNICAÇÃO DE BENÇÃO OU
MALDIÇÃO PARA AQUELES QUE CRUZAM À FRENTE
1.
Vs. 3, "Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei aqueles que te
amaldiçoarem". Abraão seria uma benção para todos aqueles que recebessem e
aceitassem sua mensagem, mas seria uma maldição para aqueles que não recebessem
a sua mensagem.
2.
Benção é vida com Deus. Maldição é morte sem Deus, Dt 30.19, "Os
céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a
vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu
e a tua descendência".
a.
A condição para se ter vida e benção, é andar no centro da vontade de Deus, Dt
30.16, "Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que
andes nos seus caminhos, e que guardes os seus
mandamentos,
e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o
Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir".
b.
A vida normal já é pré-requisito para se ter a maldição, Dt 30.17-18,
"17 Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos,
e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, 18
Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias
na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a
possuas".
c.
Assim seriam os relacionamentos de Abraão: De benção para alguns e de maldição
para outros.
3.
Hoje também funciona o mesmo princípio divino. O servo de Deus pode levar
benção, ou maldição, quando anuncia a Palavra de Deus. A nossa mensagem, é a
mensagem da cruz. Veja o que esta mensagem provoca:
a.
1 Co 1.18, 23-24, "18 Porque a palavra da cruz é loucura
para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 23
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e
loucura para os gregos. 24 Mas para os que são chamados, tanto judeus
como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus".
b.
2 Co 2.15-16, "15 Porque para Deus somos o bom perfume de
Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 16 Para estes certamente
cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para
estas coisas quem é idôneo?"
4.
Como missionários, ou servos de Deus, ou levamos bênçãos, ou distribuímos
maldições.
IV - RECEBIMENTO DE BÊNÇÃOS
VINCULADAS À PRÓPRIA MISSÃO
1.
Vs. 3, "Farei de ti uma grande nação...". Há quatro partes
importantes aqui:
a.
Através de Abraão, surgiria uma grande nação. Mesmo quando esta promessa foi ameaçada
pelo próprio Deus, quando pediu o sacrifício de Isaque, Abraão creu, não
duvidou, Hb 11.17-19, "17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque,
quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu
unigênito. 18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência,
considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; 19
E daí também em figura ele o recobrou".
b.
Abraão seria abençoado em todos os sentidos:
b.1.
Ele foi chamado "O amigo de Deus", Tg 2.23, "E cumpriu-se
a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado
como
justiça, e foi chamado o amigo de Deus".
b.2.
Foi chamado o "Pai da Fé" de todos os crentes, Gl 3.7-8,
"7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. 8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os
gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão
benditas em ti".
b.3.
Foi interprete da vontade de Deus, Gn 18.17, "E disse o Senhor:
Ocultarei eu a Abraão o que faço".
c.
Seu nome seria grande na terra. De fato Abraão foi grande em todos os sentidos.
Foi "Pai" da Nação de Israel e "Pai" de todos
os crentes,
d.
Seria uma benção para muitos (já comentado).
2.
O homem chamado por Deus, é grandemente abençoado, ainda que tenha que
abandonar muitas coisas, 2 Tm 4.6-8, "6 Porque eu já estou
sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está
próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz,
me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a
sua vinda".
CONCLUSÃO:
1.
Crentes: Como você tem encarado a obra de missões? Você ora, prega e
contribui?
2. Aos chamados: Deus te chama e comissiona nesta noite. Se
você não estiver disposto a obedecer, terá grandes frustrações.
3.
Aos não crentes: Missões significa salvação, benção ou maldição. Vida ou
morte.