MISSÕES TRANSCULTURAIS
JO 20.21
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
2.
Jo 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja
convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós". O verbo "enviar"
no original grego é "apostellô", de onde vem a palavra
apóstolo. O verbo na versão latina desta palavra, como já vimos, é "mittere"
(missione). Portanto, a palavra "missão", significa o ato de "enviar"
alguém para uma determinada tarefa.
3.
Missão é tudo aquilo que fazemos na qualidade de enviados por Jesus, e que
reproduz exatamente aquilo que Ele fez, enquanto esteve entre nós. Nesta noite,
queremos falar sobre "Missões Transculturais", que nada mais é
do que fazermos missões para além das fronteiras de nossa nação.
I - MISSÕES TRANSCULTURAIS NO V.T.
1.
O chamado de Abraão, foi um chamado transcultural, já que ele deveria deixar
seu país e peregrinar num país estrangeiro, Gn 12.1-3, "1
Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de
teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande
nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e
em ti serão benditas todas as famílias da terra".
-
Abraão deveria deixar a terra de seus pais e partir para outra terra. Por meio
dele todos os povos seriam abençoados. Foi neste aspecto que Abrão, teve seu
nome mudado para Abraão (Pai de muitas nações), Gn 17.4-5, "4
Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; 5
E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por
pai de muitas nações te tenho posto".
-
Todos os que abraçam a fé, são filhos de Abraão, Gl 3.6-7, "6
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 7 Sabei,
pois, que os que são da fé são filhos de Abraão".
3.
Porém no transcorrer da História, quando Israel teve que transportar a fé para
outras nações, guardou-a para si e como acontece com toda benção guardada, ela
apodreceu como o maná, guardado para o dia seguinte. Ainda foi pior; Israel
importou de outras nações as suas maldições na forma de ídolos, sistemas legais
e modelo de organização social.
4.
Um dos exemplos clássicos de "missões transculturais" é
chamado de Jonas, Jn 1.1-3, "1 E veio a palavra do Senhor a
Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Levanta-te, vai à grande cidade de
Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E
descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua
passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe
da presença do Senhor".
a.
Israel desenvolveu uma postura de exclusividade em relação a Yavé, como se
fosse propriedade sua. Jonas se constitui no exemplo mais claro desta postura.
Convocado por Deus para levar a mensagem de arrependimento aos ninivitas,
preferiu fugir em direção oposta.
b.
Depois de terríveis desventuras, ele cumpre a ordem divina, porém, em seu
coração, ele acalentava o desejo de que Deus não deveria usar de misericórdia
com aqueles pagãos. Pois, quando Deus perdoa o povo de Nínive, Jonas fica
frustrado:
b.1.
Jn 3.10, "E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau
caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o
fez".
b.2.
Jn 4.1-5, "1 Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele
ficou irado. 2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha
palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para
Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande
em benignidade, e que te arrependes do mal. 3 Peço-te, pois, ó Senhor,
tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. 4 E disse o
Senhor: Fazes bem que assim te ires? 5 Então Jonas saiu da cidade, e
sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à
sombra, até ver o que aconteceria à cidade".
c.
Jonas representa um quadro exato da história do povo de Deus no A.T., que
interpretava as bênçãos divinas como se fosse exclusivamente suas. Isto é um
exemplo de egocentrismo, que anula qualquer empreendimento transcultural.
II - MISSÕES TRANSCULTURAIS NO N.T.
2.
Quando Jesus veio ao mundo, seu povo estava mergulhado no etnocentrismo
(tendência para considerar a cultura de seu próprio povo como a medida de todas
as demais). Um exemplo disto, está claro, quando Ele pregou na Sinagoga de
Nazaré, onde viveu. Quando mencionou algumas bênçãos de Deus a certos gentios
no V.T., houve uma grande revolta de seu povo,
- Lc 4.21-29, "21 Então começou a dizer-lhes:
Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos 22 E todos lhe davam
testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e
diziam: Não é este o filho de José? 23 E ele lhes disse: Sem dúvida me
direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua
pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. 24 E disse: Em
verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. 25 Em
verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando
o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve
grande fome 26 E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de
Sidom, a uma mulher viúva. 27 E muitos leprosos havia em Israel no tempo
do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio 28
E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira. 29 E,
levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que
a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem".
3.
Por esta razão, Jesus insistiu na Grande Comissão dada aos seus seguidores,
todos judeus (os discípulos). Através desta Grande Comissão, o evangelho
deveria ser anunciado a todas as nações, conforme vimos em Mt 28.18-20.
O termo "nação", vem de "étnê", que pode ser
traduzido por "culturas".
4.
Porém o etnocentrismo, era tão forte que nem mesmo os discípulos entenderam o
mensagem de At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo,
que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em
toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".
-
Entenderam que a mensagem era somente para os judeus que viviam espalhados na
face da terra, At 11.19, "E os que foram dispersos pela perseguição
que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia,
não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus".
a.
Foi preciso que Deus desse um empurrão em Pedro, para que fosse à casa de
Cornélio pregar o evangelho, At 10. Após o fato, Pedro foi chamado pela
Igreja a fim de dar explicações, At 11.
b.
O mesmo aconteceu com a primeira Igreja que se desenvolveu entre os gentios, A
Igreja de Antioquia. Havia uma pressão tão forte sobre aqueles irmãos, sobre o
fato de que antes de se tornarem cristãos, eram obrigados a se tornarem judeus,
o que motivou o Concílio de Jerusalém, At 15.
6.
Finalmente eles obedeceram a orientação do Espírito Santo, e o evangelho se
desenvolveu livremente.
CONCLUSÃO:
1.
O risco que corremos hoje, é o mesmo risco do etnocentrismo, ou seja guardar
somente para nós a Palavra da Vida.
2.
At 1.8, deve ser aplicado em todas as regiões ao mesmo tempo.
3.
É preciso orar, enviar e contribuir.