15 anos - Para quem está na aurora da vida

Paulo Rogério Petrizi

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Texto: Eclesiastes 11:9 e 10

 

" (9) Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo. (10) Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade".

O texto, no verso 10, refere-se à "aurora da vida" que em algumas versões bíblicas é traduzida como "adolescência". A aurora é a claridade que precede o nascer do sol, a alvorada, que ocorre na madrugada de todo dia. Por isso é usada pelo autor bíblico para referir-se a este período da vida: um tempo de escolhas, novidades, descobertas, mudanças...

 

1o.) Este é um tempo de escolhas (anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos)

Neste tempo da vida se adquire certa autonomia. A tutela exercida pelos pais é afrouxada. O adolescente pode, de certo modo, impor suas escolhas e quantos, infelizmente, sofrem conseqüências irremediáveis face às suas péssimas escolhas (um coração cheio de malícia, incredulidade, revolta... tenderá a levar o adolescente a escolhas desastrosas).

A Bíblia fala de dois caminhos que uma pessoa pode escolher: o dos ímpios e o dos justos.

a) O caminho trilhado pelos ímpios: Pv 4 nos adverte sobre os perigos deste caminho:

(14) Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. (15) Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. (16) Pois não dormem, se não fizerem tropeçar alguém. (17) Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. (19) O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem no que tropeçam. (24)Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios. (25) Dirijam-se os teus olhos para a frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. (26) Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos. (27) Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

b) O caminho dos justos: O mesmo capítulo usa a figura da aurora para referir-se a ele:

(18) Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (10) Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida. (ESTE É O CAMINHO DA VIDA ABUNDANTE!) (21) Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração. (22) Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.

 

2o.) Tempo de guardar-se da contaminação do mundo. (afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal)

A Bíblia mesmo explica que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus: Tg 4:4, "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus".

O mesmo texto bíblico que relata acerca do caminho dos justos e do caminho dos pecadores recomenda: Pv 4:23, "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas de vida".

O livro de Eclesiastes tem um mandamento que é crucial para o adolescente que pretende seguir nos preceitos de Deus: Ec 9:8, "Em todo o tempo sejam alvos os teus vestidos, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça" (UMA VIDA GUARDADA DA CONTAMINAÇÃO DO MUNDO E CHEIA DO ESPÍRITO SANTO).

 

3o.) Tempo de lembrar-se dos juízos de Deus (por estas coisas Deus te trará a juízo)

O livro de Eclesiastes ensina que o juízo de Deus pode até parecer tardio, isto dando aos ímpios uma enganosa sensação de impunidade: Ec 8:11-13, "11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal. (12) Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dele; (13) ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.

O último capítulo de Eclesiastes também reafirma que todo pecador há de enfrentar o juízo de Deus: Ec 12-13-14 "13 Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. 14 Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau".

 

Conclusão:

Você adolescente ou jovem, meu desejo sincero é que você persevere no caminho dos justos, no qual hoje estamos pela graça de Deus manifesta através de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Que você guarde sua alma de toda contaminação do mundo e permaneça fiel; "que nunca falte o óleo sobre a sua cabeça".

Que este seja o melhor de todos os anos de sua vida até agora e que daqui para a frente cada ano seja melhor (cumprindo a recomendação de Ec 7:10: "Não digas: Por que razão foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta").