DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA
AGRADARMOS A DEUS(2)
GN 22.1-14
Pr. José Antônio Corrêa
"1
E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe:
Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 2 E disse: Toma agora o teu filho, o
teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o
ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 3 Então se
levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou
consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o
holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. 4 Ao
terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. 5 E
disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos
até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. 6 E tomou Abraão a lenha
do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na
sua mão, e foram ambos juntos. 7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e
disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o
fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse
Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim
caminharam ambos juntos. 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e
edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu
filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. 10 E estendeu Abraão a
sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; 11 Mas o anjo do Senhor
lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 12
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada;
porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único
filho. 13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro
detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o
carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. 14 E chamou
Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje:
No monte do Senhor se proverá".
INTRODUÇÃO:
1.
Vimos na semana passada no episódio do Monte Moriá, onde Deus pediu a Abraão o
sacrifício de seu filho Isaque, DUAS DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA AGRADARMOS A
DEUS. São elas:
a.
A disposição de obedecermos a Deus. Vimos que Abraão não procurou questionar o
pedido de Deus. Devemos lembrar que o pedido feito não era um pedido comum, mas
era o sacrifício do filho da promessa, Isaque. Imediatamente Abraão disse a
Deus: "Eis-me aqui". Tal prontidão para obedecer deve ser vista por
nós com um exemplo marcante em nossa vida de obediência ao Senhor. Somos
chamados por Pedro de "filhos da obediência", I Pe 1.14,
"Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis
anteriormente". Temos nós honrado este título?
b.
A disposição para confiarmos em Deus. Abraão confiou no fato de que Deus seria
poderoso até mesmo, para ressuscitar Isaque se tivesse que obedecer indo até as
últimas conseqüências, ou seja o seu sacrifício no topo do Monte Moriá. É isto
que nos fala o escritor da Carta aos Hebreus, Hb 11.17-18, "17
Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera
as promessas ofereceu o seu unigênito. 18 Sendo-lhe dito: Em Isaque será
chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os
mortos o ressuscitar". Temos nós confiado plenamente no Senhor?
2.
Hoje queremos continuar a partir do texto visto, falando sobre mais "DUAS
DISPOSIÇÕES IMPORTANTES PARA AGRADARMOS A DEUS". Vejamos quais são elas:
III - DISPOSIÇÃO PARA AMAR A DEUS
ACIMA DE QUALQUER COISA
1.
Certamente, Abraão amava muito a seu filho Isaque, sendo isto percebido por
Deus, Vs. 1. É o que podemos deduzir da expressão: "Aquele a quem
tu amas", Vs. 2.
2.
Porém, acima do amor que tinha por seu filho, Abraão deveria amar ao Deus
Eterno. Esta era a prova que o Senhor queria ver e realmente Abraão demonstrou
como vemos no Vs. 12, "Então disse: Não estendas a tua mão sobre o
moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me
negaste o teu filho, o teu único filho".
3.
Deus é zeloso em sua Palavra e não admite ser trocado por nada neste mundo:
a.
A resposta de Jesus à pergunta do doutor da Lei, Mc 12.30,
"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de
todo o teu entendimento e de toda a tua força". Nosso amor a Deus deve ser
demonstrado por atos, sendo isto que sugere a palavra "ágape" que
aparece no original. Este amor deve envolver:
-
Nosso coração. Temos no original a palavra "kardia" - kadia que não
somente significava para a cultura dos judeus o coração como órgão físico, mas
também o coração como sendo as "entranhas", a parte mais interior do
homem.
-
Nossa alma. A palavra alma no original é "quch" - psiquê, que envolve
o "sentimento", "desejo", "afeto",
"vontade", "raciocínio", etc.
-
Nosso entendimento. Temos no original a palavra grega "dianoia" -
dianóia, que significa "a mente como uma faculdade de entender",
"sentindo", "desejando", "entendendo".
Daí
podemos concluir o que Jesus queria dizer ao Dr. da Lei. Em nosso amor a Deus
deve haver o envolvimento de toda a nossa personalidade, de todo nosso ser.
b.
A questão dos dois senhores, Mt 6.24, "Ninguém pode servir a
dois senhores, porque há de aborrecer-se de um, e amar o outro; ou se devotará
a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas". A
idéia principal deste versículo está no fato de que Deus não aceita um
"servir dividido". Muitos querem servir a Deus, mas também são servos
do dinheiro, de bens materiais, da televisão, etc. Ou servimos a Deus com tudo
o que temos, ou não o agradaremos com nossa atitude e comportamento.
c.
A questão do mundanismo, 1 Jo 2.15, "Não ameis o mundo. nem
as coisas que no mundo há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está
nele". Quando fazemos opção por amar o mundo e seu conteúdo, estamos
desprezando o amor de deus. Ou amamos Deus e desprezamos o mundo, ou amamos o
mundo e desprezamos a Deus. O amor a ambos é incompatível. Quantas pessoas em
virtude de seu amor ao mundo a muito perderam o amor de Deus. Paulo nos fala de
um homem que procedeu desta maneira nos dias de seu ministério, 2 Timóteo
4:10 "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se
foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia...".
4.
O ensino no Sl 1, "1 Bem-aventurado o homem que não anda
segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se
assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do
Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore
plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas
folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. 4 Não são assim os
ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. 5 Por isso os ímpios
não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. 6
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios
perecerá".
IV - DISPOSIÇÃO PARA CULTUAR A DEUS
1.
Vs. 5, "...havendo adorado voltaremos...". Abraão tinha
consciência de adoração. Ele não subiu aquelas montanhas sem estar consciente
de prestar um culto a Deus.
a.
A palavra adoração vem do hebraico "hxv" - shachah e do grego "proskunew"
proskuneo, que tinha as seguintes conotações:
-
beijar a mão para como um, em símbolo de reverência,
-
entre o Orientais, era cair nos joelhos e tocar o chão com a testa como uma
expressão de reverência profunda,
-
no NT ajoelhando ou prostrando para fazer homenagem para um governante ou
divindade.
-
uso de homenagem mostrada aos homens e seres de grau superior.
b.
Temos ainda no NT para "adoração", a palavra grega "latreia"
- latreia, que originalmente significava "o serviço prestado pelos
escravos ou empregados". Posteriormente, passou a descrever "o
serviço sagrado".
c.
Para prestar adoração a Deus, os servos de Deus devem prostrar-se, manifestando
temor reverente e admiração por aquele que é o Senhor do culto. Um exemplo está
em 1 Cr 29.20, "Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai
ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de vossos
pais todos inclinaram a cabeça, adoraram ao Senhor, e se prostraram perante o
Rei".
2.
Vs. 9, "... Ali edificou Abraão um altar". O altar era o lugar
do sacrifício. No culto e na adoração do V.T., os altares eram fundamentais.
Temos no VT a palavra hebraica "xbzm" - mizbeah, traduzida por
"altar", que significa "o lugar do sacrifício". No
tabernáculo havia dois altares: O "Altar das Ofertas Queimadas"
(coberto de bronze e ficava no Átrio), e o "Altar do Incenso"
(coberto de ouro e ficava no Santo Lugar). No altar dos sacrifícios as ofertas
eram queimadas e no altar do incenso se queimava, como o próprio nome diz, o
incenso (aroma agradável). Abraão construiu muitos altares para sacrificar a
Deus:
a.
Em Siquém, Gn 12.7, "...Ali edificou Abrão um altar ao
Senhor...". Este altar foi erguido quando Abraão saiu em demanda à terra
da promessa para obedecer a Deus.
b.
Em Hebrom, Gn 13.18, "...Levantou ali um altar ao Senhor".
Este altar foi erigido após sua separação de Ló.
3.
Vs. 13, "...Tomou Abraão o cordeiro e o ofereceu em
holocausto...". Esta palavra (holocausto) alude ao sacrifício expiatório.
Ela significa "imolar", "sacrificar". Abraão,
tinha consciência de seus pecados e para tratá-los, a vítima precisava morrer.
4.
Devemos ter disposição para cultuar a Deus em nossos atos de culto:
a.
Somos convidados a adorar, Sl 95.6, "Vinde, adoremos e
prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou".
b.
Devemos adorar com inteligência, Mt 15.8-9, "Este povo
honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram
ensinando doutrinas que são preceitos de homens".
c.
Devemos aprender a adorar a Deus no Espírito, FP 3.3,
"...Nós que adoramos a Deus no Espírito".
CONCLUSÃO:
1.
Quais são as principais lições que aprendemos com a vida Abraão?
a.
A lição da obediência a Deus,
b.
A lição da confiança absoluta em Deus,
c.
A lição do amor absoluto em Deus. Temos nós amado a Deus acima de qualquer
coisa?
d.
A lição do culto verdadeiro e agradável a Deus, Rm 12.1, "Rogo-vos,
pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em
sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional".
Nosso culto o tem agradado?
2.
Não crente: Deus exige também de você obediência e amor, Mc 12.30,
"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração...".