IGREJA DE PÉRGAMO

AP 2.12-17

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Pérgamo era uma cidade da ilustre Mísia. Era devotada à riqueza e à moda. Foi em Pérgamo que o pergaminho foi inventado e lá havia uma destacada fábrica deste produto, que foi muito utilizado na reprodução e conservação de escritos antigos. Havia também ali uma grande biblioteca real.

2. O nome "Pérgamo", estava ligado à "purgos" - purgos, que no grego, que significa "castelo", "torre", "fortificada", "altura ou elevação", "uma estrutura fortificada numa altura considerável; local apropriado para se repelir um ataque hostil ou permitir a um guarda ver em todas as direções" (Bíblia Online).

3. Existia em Pérgamo uma antiga forma de culto ao Diabo e ali também era o centro de um culto antigo de mágicas babilônicas. Tornou-se época do Império Romano, um importante centro de pregação e do culto ao Imperador, que era uma forma de religião falsa, usada pelos poderes demoníacos.

4. Tornou-se, ainda, a sede de quatro dos maiores cultos pagãos, a saber: De Zeus, de Atenas, de Dionísio e de Asclépio. Também, ali foi estabelecido o culto dos magos, de origem babilônica. O sacerdote deste culto, era chamado de "Pontifix Máximus" – "Principal Construtor da Ponte", cuja atividade principal era preencher o vácuo entre o homem e os poderes superiores, os quais se tornavam objeto de adoração.

5. Os habitantes de Pérgamo, eram chamados de "Principais Guardiões do Templo" da Ásia. Daí, podemos perceber que a cidade era altamente mística e diabólica. Por esta razão, ela é descrita em Apocalipse, como sendo o "Trono de Satanás". Vejamos os itens da carta que Jesus endereçou à Igreja que estava erradicada em Pérgamo:

I - IDENTIFICAÇÃO

VS. 12

"Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes".

1. Jesus se identifica como "aquele que tem a Espada Aguda de Dois Fios". Temos aqui um duplo simbolismo:

a. Pode significar o poder de Cristo para proteger os seus, mesmo no meio da perseguição e onde os mártires estivessem caindo;

b. Pode simbolizar o poder do julgamento bem executado. A Igreja estava dando guarida ao erro e Cristo vem com a "Espada de Dois Gumes", que sai da sua boca, para julgar e condenar os falsos doutores.

2. A "Espada de Dois Gumes", é a própria Palavra de Deus:

a) Hb 4.12, "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". A Palavra de Deus não somente é "viva", mas é também poderosa para agir no interior do homem. A palavra "eficaz", vem do grego "energhv" – energes, donde temos a palavra "energia", em português e significa: "atividade", "força", "vigor", "poder de realização".

b) Ef 6.17, "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus"

3. É através de sua Palavra, que Deus julga seu povo e os inimigos de seu povo, 1 Pe 4.17, "Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?"

II - LOUVOR

VS. 13

"Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita".

1. Cristo elogia a Igreja de Pérgamo por sua fidelidade em meio às grandes provações. Os irmãos da Igreja habitavam na cidade onde estava o "Trono de Satanás". No ano 70 d.C., foi erigido na cidade um altar para adoração de Augusto. A cidade fora conservada como centro da religião estatal, e por isso se diz que ali estava localizado o "Trono de Satanás".

2. Outras variações a respeito do que seria este "Trono de Satanás":

a) Poderia ser a colina por detrás da cidade, na qual havia muitos altares a deuses pagãos;

b) Outros acham que é uma referência ao altar dedicado a Zeus Soter, erigido sobre uma base a 240 metros acima do nível da cidade;

c) Poderia ser a adoração a Esculápio, cujo símbolo era a serpente,

d) Ou a própria cidade, em razão do misticismo e demonismo de todos os cultos pagãos.

3. Embora a Igreja estivesse localizada em local tão sinistro, procurou "reter o nome de Cristo, não negando a sua fé". Confessavam que "Cristo é o Senhor", e não "César é o Senhor", que era a grande "SENHA" daquela época. É possível que o Antipas mencionado neste versículo tenha sido um líder, de grande influência na igreja. "Simeão Metafrastes, contava uma história lendária acerca de certo Antipas, bispo de Pérgamo, o qual, nos tempos do imperador Domiciano foi fechado dentro de um boi de bronze, aquecido ao rubro. Seu corpo foi, literalmente cozido. Diz-se que ele terminou seus últimos momentos em louvor e oração" (O Novo Testamento Interpretado – Champlin). É verdade que esta história trata-se de uma lenda, mas é possível, que esta lenda tenha sido baseada em fatos reais. Mesmo com a morte batendo às portas, com o martírio de Antipas, a igreja estava mantendo sua fidelidade.

4. Ser crente fiel, quando tudo está bem ao nosso redor, é muito fácil. Mas, não era isto que acontecia àqueles irmãos. "Reter" o nome de Cristo, significava ser perseguido, e até morto. Pedro fala das provações que podemos sofrer por amor a Cristo, 1 Pe 4.12-16, "12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; 13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. 15 Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; 16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome".

III - QUEIXA

VS. 2.14, 15

"14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. 15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas".

1. Embora uma grande parte da Igreja, permanecesse fiel e disposta a sofrer penalidades por amor ao Senhor, alguns elementos da Igreja permitiram que certas heresias e doutrinas erradas alcançasse livre curso em seu meio.

2. A principal heresia, era a afirmação de alguns ensinos de Balaão. Em Nm 23, lemos que Balaão, desejou extrair lucros materiais do ofício profético, profetizando a preço de dinheiro, contra seu próprio povo. Como a profecia não funcionou, ele incentivou o casamento dos filhos de Deus com as filhas de Moabe, abrindo caminho à imoralidade e ao adultério tanto físico, como também espiritual. no meio do povo de Deus, Nm 25.1-3, "1 Habitando Israel em Sitim, começou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. 2 Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos deuses delas. 3 Juntando-se Israel a Baal-Peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel".

a) Dentro da Igreja de Pérgamo, havia elementos agindo da mesma forma. Cumpriam certos deveres espirituais, com o objetivo de riqueza material. Queriam estar dentro da Igreja e ao mesmo tempo usufruir do lucro das práticas religiosas cristãs ou pagãs, não importando a fonte de onde vinham os lucros, contanto que eles de fato viessem.

b) Um fato digno de nota é que Deus não chama profissionais para o ministério, mas pessoas altamente envolvidas com sua obra e ministério, ainda que tenha que trabalhar de graça. É lógico que o Pastor deve extrair seu sustento do ministério, mas a o ministério nunca deve ser meio de vida, fonte de riqueza, ou fonte de lucro. Dois pontos principais:

b.1) Sobre salário pastoral:

- 1 Tm 5.17-18, "17 Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. 18 Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário".

- 1 Co 9.3-11, "3 A minha defesa perante os que me interpelam é esta: 4 não temos nós o direito de comer e beber? 5 E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 6 Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 7 Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? 8 Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei? 9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa? 10 Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida. 11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?"

- Lc 10.5-7, "5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! 6 Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa".

b.2) Sobre uso errado do dinheiro:

- 1 Pe 5.2, "pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade".

- Jd 11, "Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá".

3. Não podemos nos esquecer que além dos seguidores da "doutrina de Balaão", havia também na igreja, aqueles que defendiam a "doutrina dos nicolaítas". Como já vimos anteriormente, a palavra nicolaítas, vem do grego "Nikolaithv" – Nikolaites e significa "destruição de pessoas". A doutrina dos "nicolaítas", ou "destruidores de vidas", estava ativa em Pérgamo. "Os nicolaítas (que provavelmente eram uma seita gnóstica), faziam da ‘imoralidade’ parte integrante da ética cristã, argumentando que o corpo é uma questão indiferente, podendo os homens abusar do mesmo, a fim de que pudessem ajudar ao sistema mundial na sua tentativa de destruir a matéria, como se isso em nada prejudicasse a alma" (O Novo Testamento Interpretado – Champlin).

IV - AVISO

VS. 2.16, 17a

1. O aviso é no sentido de que aqueles irmãos deveriam se arrepender deste tipo de erro, caso contrário, o Senhor da Igreja, entrará em guerra contra eles. Trabalhar a favor de Deus, já é difícil, imaginem agora, trabalhar contra Deus! Jesus traria a espada contra aqueles irmãos.

2. Quando não há arrependimento por parte de seus filhos, Deus utiliza do julgamento, cuja intensidade, tende-se a aumentar, caso o errado não mude de atitude, ficando na sua intransigência, Hb 12.4-11, "4 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado. 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9 Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça".

V- A PROMESSA,

VS. 2.17b

1. Temos aqui uma dupla promessa:

a) "Dar-lhe-ei a comer o maná escondido". assim como Deus acudira às necessidades físicas de seu povo no deserto, assim também, Deus atenderá seus filhos atuais em tudo. Ele concederá aos vencedores o "maná escondido", um tipo de sustento espiritual, que o mundo não pode ver e nem conhecer. Jesus é o "Pão da Vida":

a.1) Jo 6.48-51, "48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne".

a.2) Jo 6.57-58, "57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. 58 Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente".

b. "Dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito". Que isto significa? Pérgamo ocupava-se da mineração de pedras brancas, comercializando com elas. Uma pedra branca, trazendo um nome escrito nela, tinha vários empregos:

b.1) Era dada esta pedra, a um homem que sofrera processo na justiça e fora absorvido. Levava a pedra como prova de sua inocência;

b.2) Conferia-se esta pedra ao escravo liberto, e que agora se tornava cidadão da província. A pedra era levada para comprovar sua cidadania;

b.3) Era também conferida aos vencedores nas corridas, ou lutas, como prova da vitória sobre seu adversário;

b.4) Finalmente era conferida ao guerreiro, quando voltava da batalha e da vitória sobre seus inimigos.

2. O que importa, é que se na terra, os homens são galardoados quando conseguem feitos importantes, nós como filhos de Deus, somos coroados por Deus, quando vencemos em Nome de Cristo.

CONCLUSÃO

1. Cristo tem uma ação de justiça em relação aos filhos de Deus:

a) Louva aqueles que, mesmo em face das dificuldades e perseguições, não negam o seu nome em hipótese alguma;

b) Repreende e castiga aqueles que não estão dispostos a se arrependerem de suas obras erradas, voltando atrás e corrigindo seus atos errados;

c) Dará aos vencedores o prêmio da vitória:

c.1) Dará do "Maná Escondido" – sustento espiritual;

c.2) Dará uma "Pedra Branca" com um novo nome escrito – comprovante de nosso vitória em Cristo. Em Cristo somos mais do que vencedores, Rm 8.37, "Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou".

Esboço extraído do Livro "A Mensagem do Apocalipse" de Ray Summers, com notas acréscimos e supressões pelo Pr. José Antônio Corrêa.