IGREJA DE PÉRGAMO
AP 2.12-17
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
Pérgamo era uma cidade da ilustre Mísia. Era devotada à riqueza e à moda. Foi
em Pérgamo que o pergaminho foi inventado e lá havia uma destacada fábrica
deste produto, que foi muito utilizado na reprodução e conservação de escritos
antigos. Havia também ali uma grande biblioteca real.
2.
O nome "Pérgamo", estava ligado à "purgos" - purgos, que no
grego, que significa "castelo", "torre",
"fortificada", "altura ou elevação", "uma estrutura
fortificada numa altura considerável; local apropriado para se repelir um
ataque hostil ou permitir a um guarda ver em todas as direções" (Bíblia
Online).
3.
Existia em Pérgamo uma antiga forma de culto ao Diabo e ali também era o centro
de um culto antigo de mágicas babilônicas. Tornou-se época do Império Romano,
um importante centro de pregação e do culto ao Imperador, que era uma forma de
religião falsa, usada pelos poderes demoníacos.
4.
Tornou-se, ainda, a sede de quatro dos maiores cultos pagãos, a saber: De Zeus,
de Atenas, de Dionísio e de Asclépio. Também, ali foi estabelecido o culto dos
magos, de origem babilônica. O sacerdote deste culto, era chamado de
"Pontifix Máximus" – "Principal Construtor da Ponte", cuja
atividade principal era preencher o vácuo entre o homem e os poderes
superiores, os quais se tornavam objeto de adoração.
5.
Os habitantes de Pérgamo, eram chamados de "Principais Guardiões do
Templo" da Ásia. Daí, podemos perceber que a cidade era altamente mística
e diabólica. Por esta razão, ela é descrita em Apocalipse, como sendo o
"Trono de Satanás". Vejamos os itens da carta que Jesus endereçou à
Igreja que estava erradicada em Pérgamo:
I - IDENTIFICAÇÃO
VS. 12
"Ao
anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada
afiada de dois gumes".
1.
Jesus se identifica como "aquele que tem a Espada Aguda de Dois
Fios". Temos aqui um duplo simbolismo:
a.
Pode significar o poder de Cristo para proteger os seus, mesmo no meio da
perseguição e onde os mártires estivessem caindo;
b.
Pode simbolizar o poder do julgamento bem executado. A Igreja estava dando
guarida ao erro e Cristo vem com a "Espada de Dois Gumes", que sai da
sua boca, para julgar e condenar os falsos doutores.
a)
Hb 4.12, "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais
cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de
dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os
pensamentos e propósitos do coração". A Palavra de Deus não somente é
"viva", mas é também poderosa para agir no interior do homem. A
palavra "eficaz", vem do grego "energhv" – energes, donde
temos a palavra "energia", em português e significa:
"atividade", "força", "vigor", "poder de
realização".
b)
Ef 6.17, "Tomai também o capacete da salvação e a espada do
Espírito, que é a palavra de Deus"
3.
É através de sua Palavra, que Deus julga seu povo e os inimigos de seu povo, 1
Pe 4.17, "Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é
chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não
obedecem ao evangelho de Deus?"
II - LOUVOR
VS. 13
"Conheço
o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu
nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu
fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita".
1.
Cristo elogia a Igreja de Pérgamo por sua fidelidade em meio às grandes
provações. Os irmãos da Igreja habitavam na cidade onde estava o "Trono de
Satanás". No ano 70 d.C., foi erigido na cidade um altar para adoração de
Augusto. A cidade fora conservada como centro da religião estatal, e por isso
se diz que ali estava localizado o "Trono de Satanás".
2.
Outras variações a respeito do que seria este "Trono de Satanás":
a)
Poderia ser a colina por detrás da cidade, na qual havia muitos altares a
deuses pagãos;
b)
Outros acham que é uma referência ao altar dedicado a Zeus Soter, erigido sobre
uma base a
c)
Poderia ser a adoração a Esculápio, cujo símbolo era a serpente,
d)
Ou a própria cidade, em razão do misticismo e demonismo de todos os cultos
pagãos.
3.
Embora a Igreja estivesse localizada em local tão sinistro, procurou "reter
o nome de Cristo, não negando a sua fé". Confessavam que "Cristo é o
Senhor", e não "César é o Senhor", que era a grande
"SENHA" daquela época. É possível que o Antipas mencionado neste
versículo tenha sido um líder, de grande influência na igreja. "Simeão
Metafrastes, contava uma história lendária acerca de certo Antipas, bispo de
Pérgamo, o qual, nos tempos do imperador Domiciano foi fechado dentro de um boi
de bronze, aquecido ao rubro. Seu corpo foi, literalmente cozido. Diz-se que
ele terminou seus últimos momentos em louvor e oração" (O Novo Testamento
Interpretado – Champlin). É verdade que esta história trata-se de uma lenda,
mas é possível, que esta lenda tenha sido baseada em fatos reais. Mesmo com a
morte batendo às portas, com o martírio de Antipas, a igreja estava mantendo
sua fidelidade.
4.
Ser crente fiel, quando tudo está bem ao nosso redor, é muito fácil. Mas, não
era isto que acontecia àqueles irmãos. "Reter" o nome de Cristo,
significava ser perseguido, e até morto. Pedro fala das provações que podemos
sofrer por amor a Cristo, 1 Pe 4.12-16, "12 Amados, não estranheis
o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma
coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; 13 pelo contrário, alegrai-vos
na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que
também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 14 Se, pelo nome de
Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o
Espírito da glória e de Deus. 15 Não sofra, porém, nenhum de vós como
assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de
outrem; 16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes,
glorifique a Deus com esse nome".
III - QUEIXA
VS. 2.14, 15
"14
Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a
doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos
de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a
prostituição. 15 Outrossim, também tu tens os que da
mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas".
1.
Embora uma grande parte da Igreja, permanecesse fiel e disposta a sofrer
penalidades por amor ao Senhor, alguns elementos da Igreja permitiram que
certas heresias e doutrinas erradas alcançasse livre curso em seu meio.
a)
Dentro da Igreja de Pérgamo, havia elementos agindo da mesma forma. Cumpriam
certos deveres espirituais, com o objetivo de riqueza material. Queriam estar
dentro da Igreja e ao mesmo tempo usufruir do lucro das práticas religiosas
cristãs ou pagãs, não importando a fonte de onde vinham os lucros, contanto que
eles de fato viessem.
b)
Um fato digno de nota é que Deus não chama profissionais para o ministério, mas
pessoas altamente envolvidas com sua obra e ministério, ainda que tenha que
trabalhar de graça. É lógico que o Pastor deve extrair seu sustento do
ministério, mas a o ministério nunca deve ser meio de vida, fonte de riqueza,
ou fonte de lucro. Dois pontos principais:
b.1)
Sobre salário pastoral:
-
1 Tm 5.17-18, "17 Devem ser considerados merecedores de dobrados
honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se
afadigam na palavra e no ensino. 18 Pois a Escritura declara: Não amordaces o
boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário".
-
1 Co 9.3-11, "
-
Lc 10.5-7, "5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja
nesta casa! 6 Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz;
se não houver, ela voltará sobre vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e
bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Não
andeis a mudar de casa em casa".
b.2)
Sobre uso errado do dinheiro:
-
1 Pe 5.2, "pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por
constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância,
mas de boa vontade".
-
Jd 11, "Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e,
movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta
de Corá".
3.
Não podemos nos esquecer que além dos seguidores da
"doutrina de Balaão", havia também na igreja, aqueles que defendiam a
"doutrina dos nicolaítas". Como já vimos anteriormente, a palavra
nicolaítas, vem do grego "Nikolaithv" – Nikolaites e significa
"destruição de pessoas". A doutrina dos "nicolaítas", ou
"destruidores de vidas", estava ativa em Pérgamo. "Os nicolaítas
(que provavelmente eram uma seita gnóstica), faziam da ‘imoralidade’ parte integrante
da ética cristã, argumentando que o corpo é uma questão indiferente, podendo os
homens abusar do mesmo, a fim de que pudessem ajudar ao sistema mundial na sua
tentativa de destruir a matéria, como se isso em nada prejudicasse a alma"
(O Novo Testamento Interpretado – Champlin).
IV - AVISO
VS. 2.16, 17a
1.
O aviso é no sentido de que aqueles irmãos deveriam se arrepender deste tipo de
erro, caso contrário, o Senhor da Igreja, entrará em guerra contra eles.
Trabalhar a favor de Deus, já é difícil, imaginem agora, trabalhar contra Deus!
Jesus traria a espada contra aqueles irmãos.
2.
Quando não há arrependimento por parte de seus filhos, Deus utiliza do
julgamento, cuja intensidade, tende-se a aumentar, caso o errado não mude de
atitude, ficando na sua intransigência, Hb 12.4-11, "4 Ora, na
vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue 5 e estais
esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não
menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és
reprovado. 6 porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem
recebe. 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois
que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos
se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. 9 Além disso,
tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos;
não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então,
viveremos? 10 Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes
parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos
participantes da sua santidade. 11 Toda disciplina, com efeito, no momento não
parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz
fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça".
V- A PROMESSA,
VS. 2.17b
1.
Temos aqui uma dupla promessa:
a)
"Dar-lhe-ei a comer o maná escondido". assim como Deus acudira às
necessidades físicas de seu povo no deserto, assim também, Deus atenderá seus
filhos atuais em tudo. Ele concederá aos vencedores o "maná
escondido", um tipo de sustento espiritual, que o mundo não pode ver e nem
conhecer. Jesus é o "Pão da Vida":
a.1)
Jo 6.48-51, "48 Eu sou o pão da vida. 49 Vossos pais comeram o maná
no deserto e morreram. 50 Este é o pão que desce do céu, para que todo o que
dele comer não pereça. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele
comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha
carne".
a.2)
Jo 6.57-58, "57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente
eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. 58 Este é o
pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e,
contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente".
b.
"Dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito". Que
isto significa? Pérgamo ocupava-se da mineração de pedras brancas, comercializando
com elas. Uma pedra branca, trazendo um nome escrito nela, tinha vários
empregos:
b.1)
Era dada esta pedra, a um homem que sofrera processo na justiça e fora
absorvido. Levava a pedra como prova de sua inocência;
b.2)
Conferia-se esta pedra ao escravo liberto, e que agora se tornava cidadão da
província. A pedra era levada para comprovar sua cidadania;
b.3)
Era também conferida aos vencedores nas corridas, ou lutas, como prova da
vitória sobre seu adversário;
b.4)
Finalmente era conferida ao guerreiro, quando voltava da batalha e da vitória
sobre seus inimigos.
2.
O que importa, é que se na terra, os homens são galardoados quando conseguem
feitos importantes, nós como filhos de Deus, somos coroados por Deus, quando
vencemos em Nome de Cristo.
CONCLUSÃO
1.
Cristo tem uma ação de justiça em relação aos filhos de Deus:
a)
Louva aqueles que, mesmo em face das dificuldades e perseguições, não negam o
seu nome em hipótese alguma;
b)
Repreende e castiga aqueles que não estão dispostos a se arrependerem de suas
obras erradas, voltando atrás e corrigindo seus atos errados;
c)
Dará aos vencedores o prêmio da vitória:
c.1)
Dará do "Maná Escondido" – sustento espiritual;
c.2)
Dará uma "Pedra Branca" com um novo nome escrito – comprovante de
nosso vitória em Cristo. Em Cristo somos mais do que vencedores, Rm 8.37,
"Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele
que nos amou".
Esboço extraído do Livro "A Mensagem do
Apocalipse" de Ray Summers, com notas acréscimos e supressões pelo Pr.
José Antônio Corrêa.