IGREJA DE TIATIRA, AP 3.18-29
Pr. José Antônio Corrêa
"18
Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem
os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: 19 Conheço
as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as
tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. 20 Tenho, porém, contra
ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa,
não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição
e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. 21 Dei-lhe tempo para que se
arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. 22 Eis
que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram,
caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os seus filhos, e
todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e
vos darei a cada um segundo as vossas obras. 24 Digo, todavia, a vós outros, os
demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram,
como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre
vós; 25 tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. 26 Ao vencedor,
que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as
nações, 27 e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se
fossem objetos de barro; 28 assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei
ainda a estrela da manhã. 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às
igrejas"".
INTRODUÇÃO:
2.
Comercialmente, Tiatira era de grande importância, pois havia ali indústrias de
tinta, roupas, artigos de cerâmica, além de apetrechos de bronze. Mas
politicamente, a cidade não conseguiu se destacar, sendo considerada a cidade
de menor influência política dentre todos as que receberam cartas.
3.
Assim como nas cidades já vistas, havia também em Tiatira templos a vários
deuses, como por exemplo: Apolo, Tirimânios, Artemis, além de um santuário a
Sambate, uma sibila (uma espécie de oráculo ocidental). Embora a igreja cristã
tenha tido progressos em seu início, pouco a pouco o Montanismo (uma seita anticristã,
que dava ênfase à segunda vinda de Cristo, com profecias falsas. Montano, o
fundador do movimento contava com o auxílio de duas profetizas – Prisca e
Maximila), foi ocupando grandes espaços quase chegando a sufocar a igreja. A
igreja de Tiatira desapareceu completamente no século II.
4.
Um fato digno de nota é que a primeira convertida na Ásia foi uma mulher de
Tiatira, Lídia, que provavelmente fosse uma agente da indústria têxtil, uma vez
que nós a vemos em Filipos vendendo suas mercadorias de púrpura, suas lãs
tingidas, At 16.14, "Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de
Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu
o coração para atender às coisas que Paulo dizia".
I – IDENTIFICAÇÃO
1.
Cristo se apresenta à igreja de Tiatira como "O Filho de Deus, que tem
olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente". Ele é
assim infalível (Filho de Deus), onisciente (olhos penetrantes como chama de
fogo) e forte (pés como de latão reluzente) no serviço.
a)
Estes olhos como "chama de fogo" simbolizam o poder que o Senhor
Jesus tem como Deus, para penetrar até mesmo os pensamentos e as profundas
intenções do coração do homem. Os olhos de Jesus aqui simbolizam:
-
O seu poder para penetrar as profundezas de todas as coisas. Nada poderá
escapar aos olhos do Senhor. Ele conhece todas as situações, e nada fica
escondido diante dele. Daniel nos fala deste poder que Deus tem para revelar as
coisas ocultas, "Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que
está em trevas, e com ele mora a luz", Dn 2.22. A palavra
"revelar", vem do grego "apokaluqiv" - apokalupsis, que
significa "descobrir", "fazer conhecido", "descobrir
aquilo que era desconhecido". Diante de Jesus nada pode ficar encoberto.
Seus "olhos como chama de fogo", penetrarão o profundo, o escondido,
trazendo tudo à mais clara luz. Nada fica encoberto aos seus olhos, Hb 4.13,
"E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas s coisas
estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas".
-
O seu poder para julgar. Evidentemente que como humanos podemos até ver
uma determinada situação, mas sem uma capacidade de julgar retamente. Jesus com
seus olhos chamejantes, pode estabelecer juízo reto e verdadeiro sobre todas as
situações humanas, Ap 19.11-12, "11 Vi o céu aberto, e eis um
cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com
justiça.12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas;
tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo".
b)
"...e os pés semelhantes ao bronze polido". Simbolizam seu
julgamento, "E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar
até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios", Ap
14.20. Esta passagem da Escritura mostra o julgamento de Deus contra as
nações na batalha do Armagedom. Os exércitos das nações serão pisoteados pelo
homem dos pés "semelhantes ao bronze polido". Outro fato interessante
neste texto é a figura do lagar (lugar onde as uvas eram pisoteadas para se
extrair o suco). Lembre-se que o vinho é símbolo de sangue! Aqui não é o sangue
de Cristo e sim o sangue das nações, que escorrerá da mesma forma que o suco
escorria quando as uvas eram espremidas pela pressão dos pés.
2.
Portanto, a igreja devia prestar atenção às suas palavras. Ele conhece
perfeitamente as condições da igreja e, por isso, está qualificado para dar sua
opinião e para julgar.
II - Louvor (2:19)
1.
Ele reconhece as virtudes deles para, a seguir, elogiá-los. Conhece:
a)
As obras deles, seus serviços prestados a Deus;
b)
O amor deles, que é a base de suas boas obras, "E ainda que eu distribua
todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo
para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará", 1 Co
13.3;
c)
A fé, a sua fidelidade à religião cristã;
d)
O seu ministério, que revela o amor em atividade, ministério para com os que
estão em necessidade;
e)
A paciência deles e habilidade em conservar o bom ânimo e a paz de que gozam
mesmo sob a pressão da perseguição.
f)
Ainda em acréscimo a isto, louva-os por terem progredido em suas obras —
"as tuas últimas obras são mais do que as primeiras".
2.
Na aparência, pois, trata-se duma boa igreja. Realizam a obra do Senhor com
regularidade e fidelidade, com amor e paciência manifestas. Estavam
"crescendo na graça" à medida que progrediam. Se a carta findasse
neste ponto, poderíamos considerar esta uma igreja ideal. Mas tal não se dá. A
carta prossegue, e vemos que havia nela males que precisavam ser anotados e
condenados.
III - Queixa e Julgamento
(2:20-23)
1.
Queixa-se o Senhor de que a igreja está dando guarida e espalhando a heresia —
"toleras a mulher Jezabel". A verdadeira igreja não é acusada do
crime de heresia, mas havia dentro dela membros que fechavam os olhos para ela.
-
Quanto à mulher Jezabel e ao seu recado, têm aparecido muitas interpretações.
a)
Alguns acham que se trata da mulher do pastor, por aparecer no original a
palavra grega gune - giné, que pode significar "esposa"; isto se dá
muitas vezes em o Novo Testamento. Não há nenhuma outra base para essa teoria,
e por isso parece não satisfazer.
b)
Outros exegetas acham que aqui há apenas uma alegoria para qualificar a
heresia. Parece que o melhor caminho é admitir que havia lá uma mulher
pervertida que dizia haver recebido de Deus alguma revelação mística especial.
O versículo 24 parece sugerir isto.
3.
Podia ser que a mulher se chamasse mesmo Jezabel; mas parece que o escritor dá
esse nome à mulher por causa do caráter dela. O nome "Jezabel" estava
associado à personagem do Velho Testamento, mulher do rei Acabe que foi um
terror para o povo de Deus daqueles dias. Um texto que descreve de maneira
clara o comportamento de Jezabel, mulher de Acabe e figura da prostituição
religiosa do povo de Deus é o seguinte: "25 Ninguém houve, pois, como
Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau perante o SENHOR, porque Jezabel,
sua mulher, o instigava; 26 que fez grandes abominações, seguindo os ídolos,
segundo tudo o que fizeram os amorreus, os quais o SENHOR lançou de diante dos
filhos de Israel".
a)
Esta Jezabel de Tiatira, estava enganando os cristãos e induzindo-os à
fornicação, fosse esta literal, como fruto dos ensinos gnósticos, fosse
espiritual, por ser a quebra de votos feitos a Deus.
b)
Este reflexo duma idéia contida no Velho Testamento, especialmente no livro de
Oséias, parece ser o caso real.
4.
O fato é que a igreja não podia continuar permitindo que aquela mulher
continuasse a causar aquele dano aos crentes.
a)
Caso isto continuasse, a igreja marchava para a ruína, e com ela os seus
seguidores, perecendo no pecado que praticavam, daí a razão dos Vs. 22-23,
"22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com
ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. 23 Matarei os
seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e
corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras".
b)
Isto seria para provar que Deus ainda domina todas as coisas e julga os homens
segundo as suas obras, Vs. 23, "Matarei os seus filhos, e todas as
igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a
cada um segundo as vossas obras".
IV - A Promessa (2:24-29)
1.
O Senhor, aos que vencerem:
a)
promete não sobrecarregá-los com obrigações espirituais maiores do que as que
já têm, nem com deveres adicionais, por meio de revelações gnósticas
especiais, Vs. 24, "Digo, todavia, a vós outros, os demais de
Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles
dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós".
Devem esses cristãos conservar-se fiéis naquilo que ele já lhes deu, Vs. 25,
"tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha".
b)
Promete, ainda, dar autoridade sobre as nações, Vs. 26-27, "Ao
vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre
as nações e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem
objetos de barro". Como cristãos, serão completamente vingados diante
daqueles que agora os perseguem. O "reger com vara de ferro"
simboliza a certeza de sua. justificação e triunfo com Cristo.
c)
Promete ainda, ao vencedor, "a Estrela da Manhã" — sua direção e
liderança na hora escura das tribulações e provações, Vs. 28,
"assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da
manhã". Quem tenha com freqüência observado a beleza e o brilho da Estrela
da Manhã, na hora escura que precede o alvorecer, perceberá a preciosidade
desta promessa. O cristão poderá muitas vezes caminhar nas trevas de inúmeras
provações e perplexidades, mas ser-lhe-á dada a Estrela da Manhã para guiá-lo.
Ele deve recusar ser guiado erradamente pelo gnosticismo, e esperar "a
Estrela da Manhã".
CONCLUSÃO:
1.
De tudo o que vimos, o fato mais grave relacionado com a igreja de Tiatira, é
que ela estava permitindo que o erro doutrinário e a prostituição religiosa
alcançasse vantagem em seu meio. Jezabel e suas heresias tinham livre curso
ali.
2.
Da mesma forma que Jesus recriminou o comportamento da Igreja em Tiatira,
também recriminará qualquer Igreja que não cuide bem da Palavra. Precisamos
defender a qualquer custo "a fé que uma vez foi dada aos santos", Jd
3, e afugentar todos aqueles que em nome de Jesus ficam trazendo falsas
profecias e enganando o povo de Deus.
3.
Não nos esqueçamos que aqueles que forem fiéis, o
Senhor dará a "Estrela da manhã", além de conceder "autoridade
sobre as nações", onde teremos oportunidades para julgarmos aqueles que
perseguiram o povo de Deus, com leis injustas e discriminatórias.
Esboço extraído do Livro "A Mensagem do
Apocalipse" de Ray Summers, com notas acréscimos e supressões pelo Pr.
José Antônio Corrêa.