A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO(2)
AP 1 - II
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
Vimos na semana passada alguns aspectos em relação à visão de João do
"Cristo Glorificado". Pudemos considerar duas coisas:
a.
Sua posição de "Filho do homem". Somente assumindo a forma
humana, o Messias de Deus, poderia ter condições morais, espirituais e legais
para cumprir todas as exigências na salvação humana. É isto que podemos
entender da declaração de Paulo em 1 Tm 2:5, "Porquanto há um só
Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem".
"Jesus Cristo, homem", é enfático. Não devemos nos esquecer de que
Jesus embora tendo-se tornado "homem", nunca deixou de ser também
"Deus".
b.
Sua roupa gloriosa e seu cinto. Sua roupa "talar", aponta para
a sua glorificação como o "Cristo Eterno", exaltado à direita do Pai,
Ef 1.20, "Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os
mortos, e pondo-o à sua direita nos céus". Já o cinto no seu peito, nos
sugeriu a sua posição como Juiz absoluto. Ele julgará os crentes, os moradores
da terra, o reino angelical e satânico, juntamente com todos os poderes do
Diabo e seus seguidores.
2.
Vamos continuar descrevendo a visão de João do "Cristo Glorificado". "QUEREMOS VER NESTA
NOITE, MAIS ALGUNS ASPECTOS DA APARÊNCIA DE CRISTO EM SUA GLÓRIA":
III - SUA CABEÇA E SEU CABELO
V. 14 "A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã,
como neve; os olhos, como chama de fogo".
1.
Sua cabeça e cabelos brancos, simbolizam a pureza absoluta, e a eternidade do
Salvador. Por ser puro, o seu sangue, pode nos limpar da impureza do pecado:
1 Pe 1.18-19, "18 sabendo que não foi mediante
coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil
procedimento que vossos pais vos legaram, 19 mas pelo precioso sangue, como de
cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo". Dois pontos aqui
são importantes:
a.
Seu "precioso sangue". De acordo com os valores humanos, sabemos que
o ouro e a prata significam valores monetários, com os quais adquirimos bens.
Porém mais do que os valores representados pela prata e pelo ouro, foi o custo
de nossa redenção - o precioso sangue. A palavra traduzida em nossa Bíblia por
"precioso", nos traz a idéia de "preciosidade", "de
grande preço". Realmente o sangue é elemento vital no corpo, pois
representa a vida. Jesus deu o seu sangue, a sua vida por nós, 1 Jo 3:16
"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e
devemos dar nossa vida pelos irmãos".
b.
O "Cordeiro sem defeito e sem mácula". As palavras "sem defeito"
e "sem mácula", descrevem a perfeição que deveriam ter os animais
oferecidos em sacrifícios no V.T., Êx 12:5, "O cordeiro será
sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um
cabrito". Desta mesma forma o "Cordeiro de Deus", oferecido em
sacrifício por nós, deveria ser "sem defeito", "sem
mácula". A palavra mácula, vem de um termo grego "aspilov" -
aspilos que significa "sem mancha", "impecável",
"livre de qualquer censura". O Cordeiro de Deus, mesmo sendo homem,
não poderia apresentar as deformações espirituais humanas causadas pelo pecado.
Teria que ser perfeito em todos os sentidos, para cumprir as exigências do Deus
Santo, Hb 4:15, "Porque não temos sumo sacerdote que não possa
compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas,
à nossa semelhança, mas sem pecado".
b.
Realmente a pureza de Cristo é clara em todos os sentidos, tornando-o apto,
capaz para operar a redenção de Deus em favor do homem impuro, contaminado pelo
pecado e incapaz de salvar-se a si próprio.
2.
Daniel teve uma visão semelhante, quando ele viu o "Ancião de Dias", Dn
7.9, "Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião
de Dias se assentou; sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça,
como a pura lã; o seu trono eram chamas de fogo, e suas rodas eram fogo
ardente". Este "Ancião de Dias", não poderia ser outro a não ser
o "Cristo da Glória", que aparece comumente em muitas passagens do
Velho Testamento, também chamado de "O Anjo do Senhor", "O Anjo
de Deus".
3.
Enquanto que para nós, o cabelo branco é sinônimo de velhice, decadência,
morte, aqui, simboliza a eternidade de Deus, isto é, Deus não tem idade, não
morre, é eterno. Em Hb 7.1-3, temos uma descrição perfeita da eternidade
de Deus, representada por Melquisedeque, que é uma figura perfeita do Deus
Eterno: "1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus
Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis,
e o abençoou, 2 para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo
(primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou
seja, rei de paz; 3 sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de
dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhante ao Filho de Deus),
permanece sacerdote perpetuamente".
4.
Sim Jesus é puro e eterno!
IV - SEUS OLHOS DE FOGO
VS. 14; 19.12
"A
sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama
de fogo".
a.
2 Cr 16.9, "Os olhos do Senhor passam por toda a terra".
b.
Pv 15.3, "Os olhos do Senhor estão em todos os lugares".
c.
Jó 34.21, "Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem, e
vêem todos os seus passos".
e.
1 Pe 3.12, "Os olhos do Senhor repousam sobre os justos".
2.
Sabemos que os olhos são os órgãos da visão. É através deles que conseguimos
ver as coisas, diferenciar as cores, observar a natureza, etc. São os olhos
elementos essenciais com o quais entramos em contato visual com o mundo em que
vivemos. No texto, os olhos de Jesus são descritos como "chama de
fogo". Estes olhos como "chama de fogo" simbolizam o poder que o
Senhor Jesus tem como Deus, para penetrar até mesmo os pensamentos e as profundas
intenções do coração do homem. Os olhos de Jesus aqui simbolizam:
a.
O seu poder de penetração. Nada poderá escapar aos olhos de Jesus. Ele
conhece todas as situações, e nada fica escondido diante dele. Daniel nos fala
deste poder que Deus tem para revelar as coisas ocultas, Dn, "Ele revela
o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a
luz". A palavra "revelar", vem do grego "apokaluqiv" -
apokalupsis, que significa "descobrir", "fazer conhecido",
"descobrir aquilo que era desconhecido". Diante de Jesus nada pode
ficar encoberto. Seus "olhos como chama de fogo", penetrarão o
profundo, o escondido, trazendo tudo à mais clara luz. Nada fica encoberto aos
seus olhos, Hb 4.13, "E não há criatura alguma encoberta diante
dele; antes todas s coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem
havemos de prestar contas".
b.
O seu poder de julgamento. Evidentemente que como humanos podemos até
ver uma determinada situação, mas sem uma capacidade de julgar retamente. Porém,
o Cristo Apocalíptico, com seus olhos chamejantes, pode estabelecer juízo reto
e verdadeiro sobre todas as situações humanas, Ap 19.11-12, "11 Vi
o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e
Verdadeiro e julga e peleja com justiça.12 Os seus olhos são chama de fogo; na
sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão
ele mesmo".
a.
Ap 8:7, "O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo
de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça
parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde". O julgamento
aqui descrito e aquele que virá sobre a terra e consequentemente sobre os
homens, no período chamado pela Bíblia de "Grande Tribulação". Neste
tempo coisas espantosas estarão atingindo a humanidade. O "fogo",
será elemento essencial no castigo dos homens sem Deus.
b.
Ap 21:8, "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos
abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a
todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo
e enxofre, a saber, a segunda morte". O fogo será também marcante na
eternidade. O "lago que arde com fogo e enxofre", será a habitação
eterna de todos aqueles que rejeitaram a Palavra de Deus na terra. Quem lá
estiver, será combustível para o fogo, que o queimará pela eternidade a dentro. Um texto semelhante temos em Mt 13.41-42,
"41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino
tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. 42 E lançá-los-ão na
fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes".
c.
Certamente que os "olhos de fogo" do Senhor serão elementos
indispensáveis no julgamento do ímpio.
4.
Quando Cristo estava na terra, os seus olhos eram tenros e amorosos.
Freqüentemente se enchiam de lágrimas por contemplar a miséria e a desolação
humanas:
a.
Mt 15.32, "E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho
compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que
comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo
caminho". Aqui, Jesus olha para a multidão, com olhos de compaixão, por
ver sua carência de alimentos, sua fome.
b.
Jo 11.32-35, "32 Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao
vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não
teria morrido. 33 Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a
acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.34 E perguntou: Onde o
sepultastes? Eles lhe responderam: Senhor, vem e vê! 35 Jesus chorou".
Jesus chorou junto ao túmulo de Lázaro, por contemplar a tristeza pela partida
de um ente querido.
5.
Porém, os olhos que João viu na revelação, não estavam vermelhos de lágrimas,
mas sim, vermelhos de indignação e pronto para estabelecer o justo julgamento
contra os ímpios.
CONCLUSÃO:
1.
O Cristo Glorificado, está hoje aqui hoje Igreja. Abramos os nossos olhos da
fé, para vê-lo.
2.
Não crente: Cristo hoje está
glorificado nos céus, mas um dia, ele foi humilhado, envergonhado, para que
você pudesse ser abençoado com a maior benção de todos os tempos, a benção da
salvação.