A VISÃO DO CRISTO GLORIFICADO(4)
AP 1
Pr. José Antônio Corrêa
Introdução:
1.
Temos considerado aqui no capítulo 1 do Livro de Apocalipse, algumas figuras na
visão que João teve do "Cristo Glorificado". No Domingo passado
analisamos as seguintes:
a.
"Seus pés semelhante ao bronze polido", que para nós representam o
"poder e a autoridade" do Senhor Jesus. Este poder e autoridade foi
transferido aos filhos de Deus para a realização da obra de Jesus na terra.
Jesus declara isto em Mt 28.18-20, 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes,
dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto,
fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e
do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho
ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do
século". Temos o mesmo conceito também em Lc 10.19, "Eis aí vos dei
autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do
inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano".
b.
"Sua voz e sua boca". A voz como "voz de trombeta", ou
"voz como o barulho de muitas águas", nos mostram que a voz do Senhor
será ouvida por todos. Ela é ouvida hoje pelo ministério filhos de Deus,
mediante a ação do Espírito Santo, que usa a nossa boca para falar das
grandezas de Deus aos homens. Porém a voz de Cristo, será ouvida com clareza e
com alto e bom som quando vier em sua segunda vinda para buscar sua igreja e
condenar o mundo de então. A "espada de dois gumes", que saia de sua
boca, é a Palavra de Deus que penetra até "as profundezas do coração do
homem", tanto para salvá-lo como para condená-lo, Jr 23:29, "Não é a
minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?"
2.
Queremos terminar hoje a descrição desta primeira visão. "VAMOS VER NESTA NOITE, MAIS ALGUNS ASPECTOS DA
APARÊNCIA DE CRISTO EM SUA GLÓRIA":
VII - SUA DESTRA
Vs.
1.16-17, 20, "16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe
uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão
direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive;
estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as
chaves da morte e do inferno. 19 Escreve, pois, as coisas que viste, e as que
são, e as que hão de acontecer depois destas. 20 Quanto ao mistério das sete
estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete
estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete
igrejas".
a.
Cristo, após a sua ressurreição e ascensão aos céus, ocupou a posição "à
direita do Pai". Paulo fala isto em Ef 1.20, "o qual exerceu ele em
Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos
lugares celestiais". O mesmo destaque podemos ver em Hb 1:3: "Ele,
que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas
as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos
pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas". Estando à
destra do Pai, Cristo sempre age como seu Pai agiria.
b.
Outro ponto importante é que Cristo mantém à sua direita aqueles que ministram
ao seu povo na terra, Vs. 20, "Quanto ao mistério das sete estrelas que
viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são
os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas". Já
ouvimos dizer: "Esta pessoa é o meu braço direito". Tal expressão,
traz a implicação de que a alguém foi delegada autoridade e que se torna
indispensável.
2.
Como vimos, o apóstolo informa que as sete estrelas na destra de Cristo, são os
anjos das sete Igrejas. O que, ou quem são estas sete estrelas? Vejamos:
a.
Seriam anjos da guarda? Para alguns teólogos e estudiosos da Palavra de Deus
estes "anjos das igrejas", seriam "guardiões", que são
designados por Deus para exercerem ministério em favor dessas igrejas. Porém, é
impossível conciliar esta posição com a advertência e reprovação ocorrida no
texto de Ap 2.1, 4-5: "1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas
diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos
sete candeeiros de ouro: 4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu
primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à
prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu
candeeiro, caso não te arrependas". Devemos notar que Paulo não esta
falando a anjos, mas à uma igreja, e mais especificamente à liderança daquela
igreja.
b.
A interpretação mais comum, é que os anjos das igrejas, sejam os ministros
principais, ou anciãos, pastores, presidentes de uma congregação. É confortante
saber que todos os que servem ao Senhor em posição de responsabilidade, estão
em sua destra, o lugar de possessão e segurança, Jo 10.28-30, "28 Eu lhes
dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29
Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode
arrebatar. 30 Eu e o Pai somos um".
c.
Walter Scott, um pesquisador das Sagradas Escrituras, faz um comentário
importante sobre as "sete estrelas em sua destra": "Declara-se
que as estrelas são anjos, ou representantes das igrejas. O Anjo da igreja, é o
representante simbólico da Assembléia vista naquele que é o responsável por
ela, o que deveras, todos realmente o são. As estrelas como símbolo, são a
expressão de:
c.1.
Multidões incontáveis, Gn 15.5, "Então, conduziu-o até fora e disse: Olha
para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a
tua posteridade".
c.2.
Poderes menores, ou subordinados em geral, Gn 37.9, "9 Teve ainda outro
sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze
estrelas se inclinavam perante mim"; Ap 12.1, "Viu-se grande sinal no
céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa
de doze estrelas na cabeça".
Toda
autoridade da Igreja, todo o ministério e toda a regência espiritual de cada
Assembléia, tem sua autoridade em Cristo. Sua competência para dar ou retirar,
preservar ou sustentar cada ministro de Deus, é a idéia fundamental das
estrelas de sua destra".
c.
Um outro ponto aqui para ser considerado é que a palavra "anjo", vem
do termo grego "aggelos", que significa "mensageiro",
"enviado", "um que é enviado", "um mensageiro de
Deus". Embora a palavra "aggelos" possa nos dar a idéia de
alguém que é enviado, "um missionário", ela também nos sugere alguém
que traz uma mensagem, "um mensageiro". Ora, não são os pregadores e
pastores mensageiros de Deus à frente de seu povo?
VIII - SEU ROSTO COMO O SOL
Vs.
16, "Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada
espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força".
1.
O sol irradia luz. Ele não empresta luz de fonte nenhuma, mas em si mesmo é
fonte de luz e calor. Os planetas que formam o sistema solar, são meros
refletores da luz que recebem do sol. A palavra "sol", vem do grego
"hliov" - helios" e pode significar "o sol", "os
raios do sol", "a luz do dia". Jesus tem uma glória
transcendente e toda sua. Esta glória é acentuada de três maneiras:
a.
Para o mundo, Ele é a Luz, Jo 8.12, "De novo, lhes falava Jesus, dizendo:
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário,
terá a luz da vida". Sabemos que o mundo sem Deus vive em trevas e que a
proposta de salvação outorgada por Deus é libertar o homem das trevas,
reconduzindo-o à "Luz". Foi isso que Jesus fez por aqueles que o receberam.
Compare Ef 5.8, "Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no
Senhor; andai como filhos da luz" com Cl 1.13, "Ele nos libertou do
império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor".
b.
Para Israel, Ele é o Sol da Justiça, Ml 4.2, "Mas para vós outros que
temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas;
saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria". A expressão
"sol da justiça", significa o "brilho da justiça". Um dos
atributos de Deus é "justiça". Este conceito era tão forte para o
salmista que ele chama a Deus de "Deus da minha justiça", Sl 4.1,
"Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens
aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração". Temos neste
salmo um dos nomes de Deus no Antigo Testamento, "Myhla hqdu" -
'elohiym tsedeq (Deus, minha Justiça). Um ponto que não podemos ignorar aqui e
o conceito de justiça a partir do termo hebraico "hqdu", que
significa "o que é reto", "a justa medida", "o que é
devido", etc. A justiça verdadeira não vem pelos tribunais humanos mas
pelo Deus Todo Poderoso.
c.
Para a Igreja, Ele é a Resplandecente Estrela da Manhã, Ap 22.16, "Eu,
Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a
Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã". A expressão
"estrela da manhã" é uma alusão ao planeta Vênus. Esta estrela
simbolizava para os antigos a imortalidade, que de forma contundente é
garantida por Cristo a todos os seus fiéis. No dizer de Pedro, esta estrela
precisa nascer em nossos corações, 2 Pe 1.19, "Temos, assim, tanto mais
confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia
que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça
em vosso coração".
2.
Na sua humilhação, Cristo teve o seu rosto desfigurado, para além da aparência
humana.
a.
Uma vez seu rosto foi coberto por um cuspo vil, Mt 26.67, "67 Então, uns
cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros...".
b.
Porém, agora, seu rosto brilhante, brilha para além do brilho do Sol. Tal foi a
reação de João a esta visão ofuscante, que ele caiu aos pés de Cristo, sendo
tranqüilizado pelas suas palavras, Vs. 17-18, "17 Quando o vi, caí a seus
pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu
sou o primeiro e o último 18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou
vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno".
CONCLUSÃO:
1.
De tudo o que pudemos ver, o Cristo da Glória, é tremendo. Não é somente um
Jesus humilde que viveu entre "nós, fazendo o bem a todos, curando os
enfermos e oprimidos pelo Diabo", At 10.38, "como Deus ungiu a Jesus
de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte,
fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com
ele", mas é o Cristo Poderoso, cheio de glória.
2.
Ao contemplarmos o Cristo glorificado, chegamos à conclusão de que, precisamos
abraçá-lo como todas as nossas forças, vivendo somente para Ele. Hoje somos
representantes do Senhor na terra, somos a sua voz, as suas mãos, os seus pés,
etc., para realizarmos as suas obras, Jo 14:12, "Em verdade, em verdade
vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras
maiores fará, porque eu vou para junto do Pai".
3.
Não crente: O que você pensa do Jesus glorificado? Ou você se coloca ao lado
dele, ou você será pisado pelos seus pés, semelhantes ao bronze polido. Ou você
se coloca ao lado dele, ou você ouvirá o duro Juízo que sairá de sua boca.