O TRONO DE GLÓRIA, AP 4.1SESS.
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
O capítulo 4 de Apocalipse, abra-se com o Arrebatamento de João. Ele vai ao céu
para receber o plano de Deus para o futuro, Vs. 1. Até o capítulo 3,
o Juízo de Deus é sobre a Igreja, 1 Pe 4.17. A partir do capítulo 4,
inicia-se o Juízo sobre a terra e seus habitantes perversos.
2.
No capítulo 4 propriamente dito, não há descrição ainda de qualquer
julgamento, mas João é levado ao céu para conhecer o cenário de onde serão
ordenados todos os Juízos sobre o mundo. Do céu, João contempla em espírito o
que estará acontecendo na terra.
3.
No céu, João tem uma visão tremenda. Ele vê o Trono da Glória de Deus, Vs. 2.
Sobre este Trono, é que vamos falar nesta noite: "VEJAMOS
ALGUMAS FIGURAS E CENAS NO TRONO E DIANTE DO TRONO":
I - O QUE ESTAVA ASSENTADO NO TRONO
VS. 2-3
1.
Trata-se de Deus Pai, o Criador, Ap 5.13. Há uma distinção entre Jesus,
o Filho, o Cordeiro, e aquele que está assentado no Trono. Talvez, João usa a
expressão: "Aquele que estava assentado no Trono", e não o nome de
Deus (Yaweh), exatamente para não pronunciar o nome de Deus.
2.
Aqui, está em evidência a "Shekinah", a Glória de Deus, o que
é a manifestação visível de sua presença, Ap 21.23. Sua aparência é
semelhante a uma pedra de Jaspe e de Sardônio. Em Ap 21.9-11, nós
temos a ligação de tais pedras com a Glória de Deus.
II - ORNAMENTAÇÃO NO TRONO E AO
REDOR DO TRONO
1.
O arco íris, Vs. 3. O arco íris, é um símbolo bíblico, e aponta para
promessas de bênçãos celestiais, após o sofrimento de um Juízo severo, Gn
9.13-16. Ele seria um sinal de que a terra não mais seria destruída pela
água. A cor esmeralda, fala da vida, que Deus compartilha conosco, Jo
5.25-26.
2.
Os relâmpagos e trovões que saem do Trono, Vs. 5. Temos aqui uma descrição
do Poder de Deus. Este mesmo sinal, juntamente com terremotos, acompanham o
partir dos selos do Livro da Condenação, Ap 8.5. Nós os encontramos
também no "soar das trombetas", Ap 11.19. Os relâmpagos e os
trovões indicam o início do Juízo de Deus sobre a terra. A voz de Deus é
comparada ao Trovão, Ap 14.2.
3.
As sete trombetas de fogo, Vs. 5. Aqui há uma evidência do Espírito
Santo, cuja presença se mistura a Glória de Deus ao redor do Trono. O fogo é um
dos símbolos do Espírito Santo na Palavra de Deus.
4.
O Mar de Vidro, Vs. 6. Este mar vitrificado, representa as nações
celestiais, assim como o mar terrestre, representa as nações terrestres, Ap
17.1, 15; 7.9.
III - OS ASSISTENTES DO TRONO
1.
Os vinte e quatro anciãos, Vs. 4. Estes anciãos, são espíritos
angelicais ministrantes, dotados de imenso poder para assistirem ao Deus
Eterno. Esta figura é representativa dos doze patriarcas da antiga aliança e os
doze apóstolos da nova aliança. Eles participam também da ornamentação da
Cidade Santo, Ap 21.12-14:
a.
Eles estavam assentados em vinte e quatro tronos: O termo grego para Trono,
indica "cadeira". Platão, se utilizou deste termo para identificar a
"cátedra" de um professor, uma vez que os mestres antigos ensinava
sentados. Porém, esta palavra, também era usada para indicar o Trono de um Rei,
o que indica autoridade, Mt 19.28.
b.
Estava vestidos de branco. Temos aqui o símbolo de santidade, pureza e
esplendor celestial. Esta roupa caracteriza, como já vimos anteriormente a
vestimenta dos habitantes do céu, Ap 3.4-5.
c.
Estavam com coroas de ouro. Este detalhe, fala da sua exaltação, bem como de
seu elevadíssimo valor. O termo grego usado "stephanos" - stephanos,
indica a coroa da vitória, a coroa de louros ou das flores, que era oferecida
aos vencedores nas competições olímpicas. Aqueles que se assentam no Trono,
terão coroas que simbolizam: Governo, poder e elevada autoridade.
2.
Os quatro seres viventes, Vs. 6-8. São descritos aqui com tento muitos
olhos "oftalmov" – ophthalmos, ou seja "Aqueles que tudo
vêem". Comparar com os Querubins de Ez 10.12. Dotados de muitos
olhos, eles podem exercer uma forte vigilância perante o Trono, visando sua
proteção, bem como a sabedoria geral que a tudo vê. As seis asas parecem
indicar o mesmo tipo de anjo descrito por Isaías em sua visão, Is 6.2.
Digno é nota, é a semelhança que cada um tem: Novilho, leão, homem e águia.
a.
O primeiro semelhante ao leão, representa a bravura.
b.
O segundo semelhante ao novilho, representa a força.
c.
O terceiro semelhante ao homem, representa a inteligência.
d.
O quarto semelhante à águia, representa a ligeireza, ou a velocidade.
Evidentemente
que o conjunto deles, representa os atributos de Deus, mostrando sua eterna
vigilância sobre o seu povo. Deus é ligeiro e forte para vingar o seu povo, Ez
1.5-11.
CONCLUSÃO:
1.
Todo este aparato diante do Trono visa a glorificação do no Todo Poderoso e
Forte de Deus, Vs. 8-11.
3.
Convidamos você para juntar-se aos adoradores do céu, e juntos, céu e terra,
adoremos Aquele que vive pelos séculos dos séculos.