ASA, O REI QUE CONFIOU EM DEUS

2 CR 14.1-12

ESBOÇO EXTRAÍDO E ADAPTADO DE "PONTOS SALIENTES", ANO 1976, 2T, LIÇÃO 9

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Texto: "1 Abias descansou com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi. Em seu lugar reinou seu filho Asa, em cujos dias a terra esteve em paz dez anos. 2 Asa fez o que era bom e reto perante o SENHOR, seu Deus. 3 Porque aboliu os altares dos deuses estranhos e o culto nos altos, quebrou as colunas e cortou os postes-ídolos. 4 Ordenou a Judá que buscasse ao SENHOR, Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento. 5 Também aboliu de todas as cidades de Judá o culto nos altos e os altares do incenso; e houve paz no seu reinado. 6 Edificou cidades fortificadas em Judá, pois havia paz na terra, e não houve guerra contra ele naqueles anos, porquanto o SENHOR lhe dera repouso. 7 Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda está em paz diante de nós, pois temos buscado ao SENHOR, nosso Deus; temo-lo buscado, e ele nos deu repouso de todos os lados. 8 Edificaram e prosperaram. Tinha Asa, no seu exército, trezentos mil de Judá, que traziam pavês e lança, e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos eram homens valentes. 9 Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão de homens e trezentos carros, e chegou até Maressa. 10 Então, Asa saiu contra ele; e ordenaram a batalha no vale de Zefatá, perto de Maressa. 11 Clamou Asa ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 12 O SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e eles fugiram. 13 Asa e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar; e caíram os etíopes sem restar nem um sequer; porque foram destroçados diante do SENHOR e diante do seu exército, e levaram dali mui grande despojo. 14 Feriram todas as cidades ao redor de Gerar, porque o terror do SENHOR as havia invadido; e saquearam todas as cidades, porque havia nelas muita presa".

 

A BÊNÇÃO DA CONFIANÇA EM DEUS:

 

I - Confiança Em Deus Em Sua Maneira de Viver

"Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor", Vs. 2.

 

1. Para se fazer o que é bom, é mister viver retamente. Se o viver é reto, os atos serão bons.

2. Mas ninguém pode ser bom nem fazer alguma coisa boa sem a graça de Deus em sua vida.

 

II- Confiança Em Deus Em Sua Reforma Religiosa

"Removeu os altares... quebrou as colunas, cortou os aserins", Vs. 3.

 

1. Os altares da maldade devem ser banidos do coração dos homens.

2. Não é obra que se consiga por força ou por influência humana. Temos de confiar no poder de Deus para realizá-la.

 

III - Confiança Em Deus No Trabalho de Restauração da Nação

"Mandou a Judá que buscasse ao Senhor", Vs. 4.

 

1. A restauração é o complemento necessário da reforma.

2. Seu êxito depende da obediência fiel aos mandamentos de Deus, que deve estar no coração de qualquer movimento restaurador.

 

IV - Confiança Em Deus Na Preparação Para as Batalhas

"Edificou cidades fortificadas em Judá", Vs. 6.

 

1. Para resistir às astutas ciladas do Diabo, o crente não luta sozinho; ele se fortalece no Senhor e na força do seu poder, quando revestido da armadura de Deus.

2. Ef 6.10-11, " 10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo".

 

V - Confiança Em Deus Nas Horas de Perigo

"Saiu contra eles... um exército de um milhão de homens, e trezentos carros", Vs. 9.

 

1. As forças de Satanás são numerosas e poderosas. Como enfrentá-las?

2. Quanto maior for o perigo que nos rodeia, maior também será a necessidade de nos socorrermos em Deus.

 

VI - Confiança Em Deus Nos Momentos de Oração

"Asa clamou ao Senhor seu Deus", Vs. 11.

 

1. O rei sentiu que o poder de Deus era superior ao das suas cidades fortificadas e de seus homens valentes.

2. As nossas providências não substituem a Providência Divina.

 

VII - Confiança Em Deus Para Ser Vitorioso

"O Senhor desbaratou os etíopes... e os etíopes fugiram", Vs. 12.

 

1. Não nos vangloriemos pelo êxito nas lutas que travamos. Deus deve ser tão real no triunfo como foi na iminência da derrota.

2. Torna-se vã para o homem a vitória que o leva a se esquecer de Deus.

Conclusão:

1. Como Asa enfrentou momentos de tremendas lutas, nós também enfrentamos dificuldades em nossa vida que muitas vezes nos são impostas pelo Diabo. A Palavra de Deus nos diz que ele é o nosso adversário, aquele que faz oposição ao rebanho de Deus.

2. Assim como Asa confiou em Deus e pode sair vitorioso na guerra contra seus inimigos, nós também devemos depositar nossa confiança em Deus, quando nos sentirmos acossados, pressionados pelo inimigo.