AUTORIDADE(1)
RM 13.1SESS
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
Uma expressão comum de muitos crentes é a seguinte: "Se a Igreja é uma
instituição independente do Estado, eu não tenho nada a ver com as leis deste
mundo". Este é um dos argumentos principais dos Testemunhas de Jeová, que
acabam caindo em extremos, chegando ao ponto de não permitir que seus membros
façam serviço militar, que votem ou pratiquem coisa que cheire a
"civismo". Isto é um grande engano!
2.
Devo obedecer, tanto autoridades como também às leis do Estado porque, Deus
assim determinou em sua Palavra. Devo sempre estar disposto a obedecer, não ser
que a lei imposta pelo Estado viole minha comunhão com Deus e me leve a
desobedecer sua Palavra. A Palavra de Deus está acima de qualquer mandamento
legal que os homens possam impor sobre nós. Veja o que Pedro e os demais
apóstolos disseram quando estavam sendo pressionados para não falarem mais
acerca de Jesus: At 5.29, "Respondendo Pedro e os apóstolos
disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens".
3.
Este princípio de obediência à autoridade funciona para qualquer relacionamento
societário humano, pois em qualquer relacionamento humano existe a "cadeia
de autoridade", aprovada por Deus, pois é Deus quem institui as autoridades
que existem tanto no mundo, como também dentro de nossos lares e da Igreja de
Deus. Vamos falar do "Princípio de Autoridade", mais a nível de Igreja. Analisemos
alguns pontos de acordo com o texto lido:
I - É DEUS QUEM INSTITUI AUTORIDADE
VS. 1
1.
Deus estabelece reis, imperadores, presidentes, governadores, etc.. -
"Cada povo tem...".
2.
O mesmo critério foi usado na escolha dos líderes do povo de Deus. Vamos
analisar o critério de escolha de líderes para o povo de Deus , tanto no V.T.,
como no N.T.
A - A ESCOLHA DE LÍDERES PARA O
POVO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO
1.
Para tirar seu povo do Egito, Deus levantou o líder Moisés, Êx 3.1-10, "1
Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de
Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de
Deus. 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio
duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se
consumia; 3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta
maravilha, e por que a sarça não se queima. 4 E vendo o Senhor que ele
se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés!
Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá;
tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. 6 Disse
mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de
Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. 7 Então
disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito,
e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus
sofrimentos; 8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer
subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana
leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do
heveu e do jebuseu. 9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é
vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10
Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu
povo, os filhos de Israel".
2.
Para mudança do governo teocrático para o governo monárquico, Deus escolheu
Saul, um rei segundo o desejo do povo, 1 Sm 8.1-9, "1 Ora, havendo
Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juizes sobre Israel. 2 O
seu filho primogênito chamava-se Joel, e o segundo Abias; e julgavam em
Berseba. 3 Seus filhos, porém, não andaram nos caminhos dele, mas
desviaram-se após o lucro e, recebendo peitas, perverteram a justiça. 4
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, a
Ramá, 5 e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam
nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o
têm todas as nações. 6 Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando
disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor. 7
Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é
a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles. 8
Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o
dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a
ti".
a.
Temos aqui um exemplo do fato de que muitas vezes Deus permite ao povo escolher
seus próprios reis. Samuel representava o governo de Deus sobre seu povo, mas
em razão da corrupção dos filhos de Samuel, o povo não confiou no Senhor e
temeu que eles fossem assumir o comando. Deus permitiu, porém o rei escolhido
não foi segundo o propósito dele o que foi um caos para a nação.
b.
Precisamos confiar no Deus Eterno e deixar a questão de liderança com ele. Se
os líderes não são o que gostaríamos que fossem, confiemos no Senhor, pois ele
ama seu povo melhor do que cada um de nós, e sabe o que é melhor para seu povo.
E se for preciso trocar este, ou aquele, Deus fará isto, pois Ele é soberano e
governa sobre o seu povo.
3.
Com a queda de Saul, o rei segundo o coração do povo, e que foi um verdadeiro
desastre, Deus levantou a Davi, um rei segundo seu coração:
a.
1 Sm 16.1-13, "1 Então disse o Senhor a Samuel: Até quando
terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?
Enche o teu vaso de azeite, e vem; enviar-te-ei a Jessé o belemita, porque
dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. 2 Disse, porém,
Samuel: Como irei eu? pois Saul o ouvirá e me matará. Então disse o Senhor:
Leva contigo uma bezerra, e dize: Vim para oferecer sacrifício ao Senhor: 3 E
convidarás a Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e
ungir-me-ás a quem eu te designar. 4 Fez, pois, Samuel o que dissera o
Senhor, e veio a Belém; então os anciãos da cidade lhe saíram ao encontro,
tremendo, e perguntaram: É de paz a tua vinda? 5 Respondeu ele: É de
paz; vim oferecer sacrifício ao Senhor. Santificai-vos, e vinde comigo ao
sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou para o
sacrifício. 6 E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse:
Certamente está perante o Senhor o seu ungido. 7 Mas o Senhor disse a
Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura,
porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha
para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. 8 Depois
chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a
este escolheu o Senhor. 9 Então Jessé fez passar a Samá; Samuel, porém,
disse: Tampouco a este escolheu o Senhor. 10 Assim fez passar Jessé a
sete de seus filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não
escolheu a nenhum destes. 11 Disse mais Samuel a Jessé: São estes todos
os teus filhos? Respondeu Jessé: Ainda falta o menor, que está apascentando as
ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda trazê-lo, porquanto não nos
sentaremos até que ele venha aqui. 12 Jessé mandou buscá-lo e o fez
entrar. Ora, ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto. Então disse o
Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo. 13 Então Samuel tomou
o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o
Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para
Ramá".
a.1.
Nesta passagem podemos perceber como o homem se engana, deixando-se levar,
muitas vezes pela aparência. Samuel achou que o filho mais velho de Jessé, em
virtude de seu porte físico e de sua aparência seria o rei escolhido por Deus.
Porém suas expectativas foram totalmente contrariadas. Notem que Samuel não era
um qualquer, mas o profeta de Deus que profetizava naquele tempo. Até mesmo os
profetas podem se enganar.
a.2.
Quando todos os filhos haviam passado perante Samuel, foi chamado Davi, que não
tinha nem aparência e nem porte de rei, mas era o escolhido de Deus, que não
olha a aparência exterior de ninguém, mas olha o que está dentro do coração. É
aqui que nós pecamos, pois fazemos o contrário de Deus e muitas vezes, nos
decepcionamos.
b.
At 13.22, "E tendo deposto a este (Saul), levantou-lhes como rei a
Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé,
homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade".
b.1.
A expressão "homem segundo o meu coração", não é uma
referência à vida particular de Davi, mas sim, uma referência ao seu caráter
público. Ele foi um homem segundo o coração de Deus, porque governou o povo de
acordo com a vontade divina. Não permitiu a idolatria e nem procurou exercer
autoridade absoluta. Deixou-se guiar no governo da nação pelas leis de Moisés,
como regra permanente de governo, bem como pelos profetas ou oráculos divinos,
mediante o que Deus lhe dava orientações quanto às exigências particulares.
b.2.
Estas palavras que Paulo citou, concernentes ao caráter de Davi, são uma
combinação das passagens de Sl 89.20-21 e 1 Sm 13.14
b.2.1.
Sl 89.20-21, "Achei a Davi, meu servo; com o meu óleo santo o ungi.
A minha mão será sempre com ele". Deus não prometeu ser com Davi apenas
porque o escolheu, mas porque como Senhor, ele conhece os corações e pode muito
bem falar desta maneira.
b.2.2.
I Sm 13.14, "Agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o
Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado
para ser príncipe sobre o meu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te
ordenou". Antes mesmo de Samuel ir ao encontro de Davi, para o ungir, Deus
já o tinha escolhido para ser rei em lugar de Saul.
B - A ESCOLHA DE LÍDERES PARA O
POVO DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO
1.
Deus estabelece autoridades na Igreja:
a.
Ef 4.11-12, "E ele deu uns como apóstolos, outros como profetas, e
outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o
aperfeiçoamento dos santos, para a obras do ministério, para a edificação do
corpo de Cristo".
a.1.
De acordo com este versículo da Palavra, podemos notar que não é o homem que se
escolhe para o serviço divino, mas é Deus quem o escolhe para ocupar
"posição de serviço", no seu reino. Jesus não chamou
"proprietários", "chefes", mas "servos". Foi
assim que o maior apóstolo de todos os tempos se expressou: Rm 1.1, "Paulo,
servo de Jesus Cristo, chamado para se apóstolo, separado para o evangelho de
Deus".
a.2.
A palavra "servo", vem do termo grego "doulov"
- doulos, que significa "escravo" e traz a idéia de alguém
que cumpre a vontade de seu "dono", ou "senhor",
por necessidade absoluta, sem importar sua vontade ou seus sentimentos
pessoais. O verdadeiro servo de Deus, é aquele que se deixar levar pela vontade
divina, sujeitando-se absolutamente a ela.
b.
At 20.28, "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o
Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que
ele adquiriu com seu próprio sangue". Note a expressão: "...o
Espírito Santo vos constituiu bispos...", o que nos traz a idéia de que o
"bispo", o "pastor", são chamados por Deus,
"constituídos", para executarem o exercício do ministério e jamais
podem ser levantados por si mesmos, pois não agüentariam o "peso", a
"carga", do rebanho.
2.
Mas alguém poderá dizer: "E se tal e tal pastor não foi chamado por Deus,
como fica a situação do povo?" Para que você não fique julgando este ou
aquele pastor, sob o risco de julgar aquele que é verdadeiro e ser punido pelo
Senhor, você deve descansar no Senhor que ele certamente eliminará os falsos
pastores e falsos profetas, tirando da frente de seu povo os que não foram
chamados. Dizia um professor de seminário: "Quem vem para cá sem ser
chamado, vai embora sem ser convidado".
PRIMEIRA CONCLUSÃO
1.
Pelos textos lidos, pudemos observar que na história do povo de Deus do AT, e
na história da Igreja de Jesus no N.T., Deus sempre instituiu os governos, as
autoridades. É ele quem levanta pastores, líderes, profetas. Qualquer pessoa
que se levanta sem a autorização de Deus, não ficará no ministério.
2.
Compete a nós nos colocarmos debaixo de obediência a Deus em relação àqueles
que foram chamados por Deus, sem questionar se foram chamados, ou não, para que
a obra do ministério no corpo de Cristo, seja abençoada por Deus. A não ser que
o "tal" pastor que se diz chamado, esteja produzindo "frutos
malignos", Mt 7.15-16, "Guardai-vos dos falsos profetas, que
vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Pelos seus frutos os conhecereis...". É evidente que uma vida que não
produz frutos dignos, está desqualificada para o ministério de Deus, e nós
estamos desobrigados de obedecer gente assim. Pelo contrário devemos nos "guardar",
nos "proteger", deste tipo de líder. Há muitos deles nos
nossos dias!