AUTORIDADE(2)

RM 13.1SESS.

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. Domingo passado tivemos oportunidade de falar aos irmãos sobre a formação de liderança do povo de Deus tanto no V.T., como no N.T..

2. Vimos que, em qualquer tempo da história, Deus se preocupou em prover liderança ao seu povo. Na nação de Israel Deus levantou líderes, profetas, reis, que eram responsáveis pela condução de seu povo no sentido dele atingir os objetivos traçados pelo Senhor.

3. O mesmo princípio foi usado no N.T.. É Deus quem levanta líderes para conduzir os destinos de sua Igreja. Os apóstolos, os profetas, os pastores, os evangelistas, os doutores, Ef 4.11, são levantados por Deus e jamais podem levantar-se por si próprios, pois quem ousa fazer isto, não poderá prosperar à frente do povo de Deus.

4. Nesta noite, queremos continuar falando sobre a questão Liderança do povo de Deus. Vamos analisar mais alguns pontos:

II - QUEM RESISTE A AUTORIDADE INSTITUÍDA, RESISTE AO PRÓPRIO DEUS

VS. 1-4.

1. "1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; 4 porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal".

2. Exemplo de 1 Sm 8.7-8 "7 Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles. 8 Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a ti".

3. Quem resiste, recebe punição, Vs. 3-4, "3 Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; 4 porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal".

a. Miriã e Arão, Nm 12.1sess. "1 Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés ,por causa da mulher cuchita que este tomara; porquanto tinha tomado uma mulher cuchita. 2 E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. 3 Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. 4 E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Saí vos três à tenda da revelação. E saíram eles três. 5 Então o Senhor desceu em uma coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e os dois acudiram. 6 Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele. 7 Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa; 8 boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? 9 Assim se acendeu a ira do Senhor contra eles; e ele se retirou; 10 também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa. 11 Pelo que Arão disse a Moisés: Ah, meu senhor! rogo-te não ponhas sobre nós este pecado, porque procedemos loucamente, e pecamos. 12 Não seja ela como um morto que, ao sair do ventre de sua mãe, tenha a sua carne já meio consumida. 13 Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: ó Deus, rogo-te que a cures. 14 Respondeu o Senhor a Moisés: Se seu pai lhe tivesse cuspido na cara não seria envergonhada por sete dias? Esteja fechada por sete dias fora do arraial, e depois se recolherá outra vez. 15 Assim Miriã esteve fechada fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu, enquanto Miriã não se recolheu de novo. 16 Mas depois o povo partiu de Hazerote, e acampou-se no deserto de Parã".

b. Coré, Datã, Abirão e mais duzentos e cinqüenta líderes, Nm 16.1-4, "1 Ora, Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Rúben, tomando certos homens, 2 levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, varões de renome; 3 e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a assembléia do Senhor? 4 Quando Moisés ouviu isso, caiu com o rosto em terra". Para finalizar esta história de rebelião, Coré, Datã e Abirão, foram engolidos vivos pela terra, juntamente com suas famílias, Vs. 31-33, "31 E aconteceu que acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu; 32 e a terra abriu a boca e os tragou com as suas famílias, como também a todos os homens que pertenciam a Corá, e a toda a sua fazenda. 33 Assim eles e tudo o que era seu desceram vivos ao seol; e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação". Os duzentos e cinqüenta líderes foram queimados Vs. 35,

c. Barjesus, At 13.6-12, "6 Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam um certo mago, falso profeta, judeu, chamado Barjesus, 7 que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 10 disse: þ filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor? 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor".

d. Êx 22.28, " Aos juizes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador de teu povo".

e. Sl 105.15, "Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas".

4. Quando você resiste a autoridade instituída por Deus, seja no mundo, seja na Igreja, você estará resistindo ao próprio Deus, pois é ele quem levanta reis, retira reis, levanta profetas, retira profetas, levanta líderes, retira líderes, etc. Quando você se levanta contra a autoridade instituída por Deus, você trará sobre a tua vida e a vida de tua família condenação, castigo, punição de Deus.

III - A VERDADEIRA SUBMISSÃO, ESTÁ CONDICIONADA A UMA DISPOSIÇÃO INTERIOR, E NÃO APENAS UMA MANIFESTAÇÃO EXTERIOR

Vs. 5-7.

1. "5 Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. 6 Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. 7 Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra".

2. "Dever de consciência...". A consciência do homem é um atributo do seu espírito, ou seja a parte interna do homem. É aí que se aloja a verdadeira submissão.

3. Quando temos esta "consciência", vamos obedecer sem problemas. Exemplos:

a. Jesus:

Na questão dos tributos, impostos, devidos a César, Mt 22.15-22, "15 Então os fariseus se retiraram e consultaram entre si como o apanhariam em alguma palavra; 16 e enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a dizer; Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens. 17 Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar tributo a César, ou não? 18 Jesus, porém, percebendo a sua malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas? 19 Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um denário. 20 Perguntou-lhes ele: De quem é esta imagem e inscrição? 21 Responderam: De César. Então lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. 22 Ao ouvirem isso, ficaram admirados; e, deixando-o, se retiraram".

b. Igreja:

b.1. Hb 13.17, "Obedecei a vossos pastores, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas, como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil".

b.2. 1 Pe 5.5, "Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes"

b.3. Ef 5.21, "Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo"

4. Devemos obedecer não, por temer as autoridades, mas porque a Palavra de Deus assim nos ensina. A nossa obediência deve ser algo "interior", um produto da "consciência", e não algo apenas de aparência. Não adiante fingirmos que estamos obedecendo, mas mantermos nosso coração rebelde, Mt 21.28-31, "28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. 29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. 30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus".

CONCLUSÃO

1. Pesa sobre nós a ordenança de Deus, para obedecermos autoridades, pois foi Deus quem as instituiu.

2. Quem não as obedece, desobedece a Deus, e estará sujeito às devidas punições. Uma das piores punições a alguém são as conseqüências que virão sobre seus próprios filhos, Êx 20.5, "... porque eu o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".

a. Quando você não obedece à Palavra do Senhor, é o mesmo que você o estar odiando. Deus quer nossa obediência.

c. A palavra "maldade", além de estar ligada à punição de Deus, tem a ver com a mesma modalidade de pecado, ou seja o mesmo tipo de pecado que você praticar, seus filhos também vão praticar. Se você for adultero, seu filho será um adultero, se você for rebelde, seus filhos, também serão rebeldes. É a lei da "semeadura de da colheita", Gl 6.7-8, "7 Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque quem semeia na sua carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna".

3. Existe em muitas vidas um "espírito anti-autoridade", que precisa ser quebrado, destruído, em nome de Jesus. Não mantenha em seu coração um espírito rebelde, desobediente, pois Deus não o abençoará. Deus não se compactua com rebeldes, desobedientes