INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS SOBRE NOSSA MENTE

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

1. O que significa a palavra mente? Em Mt 22.37, "mente", está relacionada às palavras "alma" e "coração". Estas palavras, se referem à áreas de nossa vida conhecidas como "Afeições, vontade, intelecto, personalidade, iniciativa, pensamentos e emoções.

2. Dentro da língua grega, temos as seguintes palavras:

a. Cardia - coração.

b. Psique - alma.

c. Dianóia - mente.

3. "CONSIDEREMOS AGORA OS SEIS GALHOS DA ÁRVORE QUE CRESCE DA RAIZ DE NOSSAS ALMAS, MENTES E CORAÇÕES":

I - AFEIÇÕES

1. No texto já lido, Mt 22.37, e em outros textos semelhantes, verificamos o amor como sendo uma afeição. Esta é uma frase que nos fala que as afeições, são uma expressão do coração (Alma e Mente), Dt 10.12.

2. Afeição é característica que temos de nos apegar as pessoas.

II - VONTADE

JÓ 23.13

1. É uma exemplo que retrata a vontade como sendo uma expressão do coração (Alma e Mente). Este verso, ilustra como o coração esta ligado à vontade: "mas se ele tem a sua mente ligada contra alguém, quem então o desviará".

2. Isto se refere à vontade posicionada numa certa direção e que não quer ser mudada, "Ele está decidido em sua mente", Jr 7.24. A vontade é uma expressão da mente.

III - INTELECTO

1. O intelecto, é o entendimento, o raciocínio, a inteligência. O intelecto também, é visto como sendo uma expressão do coração, mente e alma do homem. Em Mc 5, vemos um homem sobre uma tremenda influência demoníaca. Estava, de fato, sob um controle demoníaco. Quando Jesus expulsou seus demônios, sua mente ficou sã, Vs. 15.

2. Quando o demônio foi expulso, o intelecto foi liberto e o homem voltou a ter uma mente saudável. Sua mente estava presa pelo poder do demônio. Não somente sua mente foi liberta, mas também o foi a sua personalidade. Notem o comportamento dele antes de sua libertação, Vs. 3-5.

3. Ele teria sido considerado um louco hoje em dia. Mas o problema dele era espiritual. No entanto, Jesus o liberto, quando o demônio foi expulso, Vs. 8. Houve uma libertação do intelecto e personalidade.

IV - INICIATIVA

1. É a ação de quem propôs, ou executa alguma coisa antes que outrem.

2. 2 Cr 29-32, nos fala sobre Ezequias e as grandes reformas que ele faz durante seu reinado sobre a nação de Judá. O reavivamento trazido por ele trouxe grandes mudanças na vida da nação. Em 2 Cr 32.21, temos: "Com todo o coração o fez". A Bíblia quer dizer que Ezequias teve muita iniciativa. Ele estava envolvido em fazer a obra com "todo o seu coração". A iniciativa, é uma expressão da mente, do coração e da alma.

3. Quando a mente humana é amarrada por forças satânicas, produz os seguintes resultados: Distorções, afetivas e falta de vontade. Os que são controlados por forças satânicas, são controlados por coisas fora de suas próprias vontades. Fazem o que não querem, seus intelectos ficam prisioneiros, suas personalidade distorcidas, suas iniciativas sufocadas.

V - PENSAMENTOS

1. Em Mt 15.19, temos a idéia de que os pensamentos estão associados com o coração, alma e mente do homem. Os pensamentos que as pessoas tem, são expressões de suas condições espirituais, ou seja eles revelam o grau de escravidão, ou libertação com que estão andando. "Do coração (Mente e Alma), procedem os maus pensamentos".

2. Quando uma influência satânica se estabelece numa vida, esta influência, logo se manifesta "do coração", Mt 15.18-19, "O que sai da boca vem do coração...Porque do coração procede os maus pensamentos...", Pv 4.23.

3. A vida de maus pensamentos de uma mente em escravidão, é a expressão de alguém cujo coração, mente e alma, caíram sob uma influência satânica, ou de maus espíritos.

VI - EMOÇÕES

1. As emoções, estão também associadas ao coração, alma e mente. Em Jo 14.1, Jesus nos ensinou: "Não se turbe o vosso coração". A palavra "turbar-se", significa "ficar emocionalmente perturbado, agitado ou aflito". É isto que a Bíblia chama de aflição.

2. Esta palavra "aflição", não se refere a doenças e sim a "angústias emocionais", Tg 5.13-14. Neste texto, há uma diferença entre "aflição", e doença. para o aflito devemos orar simplesmente; Para o doente, devemos chamar os presbíteros da Igreja. É um outro tratamento.

3. As aflições, são um problema das emoções, do coração, da mente e da alma. Conhecendo isto, Jesus disse: "Não se turbe o vosso coração", ou seja não fique aflito emocionalmente.

4. Em Mt 26.28, notamos que as emoções de Jesus estavam ligadas à sua alma. O impacto emocional de sua luta afetava sua alma.

CONCLUSÃO:

1. A influência dos espíritos malignos sobre a mente, toca, portanto as áreas vitais do homem: Afeição, vontade, intelecto, personalidade, iniciativa, pensamento e emoções.

2. Podemos ser influenciados, ou pelo Espírito de Deus, ou por espíritos malignos e o reino satânico.