COMUNHÃO

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

I - COMUNHÃO COM CRISTO

1. Somos chamados à comunhão com Jesus Cristo, I Co 1.9-10, "9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 10 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer".

2. Condição para que haja comunhão com Cristo: Receptividade espiritual, Ap. 3.20, "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".

II - COMUNHÃO COM DEUS.

a. Enoque, Gn 5.22-24, "22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos; 24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou".

b. Noé, Gn 6.9, "Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus".

c. Josias, 2Rs 23.3, "Então o rei, pondo-se em pé junto à coluna, fez um pacto perante o Senhor, de andar com o Senhor, e guardar os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, de todo o coração e de toda a alma, confirmando as palavras deste pacto, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo esteve por este pacto".

III - O TESTEMUNHO AJUDA À COMUNHÃO.

I Jo 1.3, "sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo".

IV - A COMUNHÃO E AMOR ENTRE OS CRENTES.

1. Sl 133 "1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! 2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; 3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre".

2. Sl 119.63, "Companheiro sou de todos os que te temem, e dos que guardam os teus preceitos".

3. At 2.42, "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações".

4. I Jo 1.7, "mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado".

V - A COMUNHÃO DEVE SER CONFORME A ORAÇÃO DE CRISTO.

JO 17.20-21, "20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste".

VI - ELA DEVE SER:

1. Com Deus, I Jo 1.3, "sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo".

2. Com os Santos no céu, Hb 12.22-24, "22 Mas tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, a miríades de anjos; 23 à universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados".

3. Mutuamente:

a. Gl 2.9, "e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas, deram a mim e a Barnabé as destras de comunhão, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão".

b. I Jo 1.3, "sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo".

VII - DEUS APROVA.

Ml 3.16, "Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome".

VIII - CRISTO ESTÁ PRESENTE.

Mt 18.19-20, "19 Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."

IX - COMUNHÃO NA ADORAÇÃO PÚBLICA E SOCIAL.

1. Sl 34.3, "Engrandecei ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome".

2. Sl 55.14, "Conservávamos juntos tranqüilamente, e em companhia andávamos na casa de Deus".

3. At 1.14, "Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele".

4. Hb 10.25, "não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia".

X - COMUNHÃO ATRAVÉS DA CEIA DO SENHOR.

I Co 10.17, "Pois nós, embora muitos, somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão".

XI - COMUNHÃO NA ORAÇÃO EM FAVOR MÚTUO.

II Co 1.11, "ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito".

XII - COMUNHÃO NA EXORTAÇÃO.

1. Cl 3.16, "A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações".

2. Hb 10.25, "não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia".

XIII - COMUNHÃO EM CONSOLO E EDIFICAÇÃO MÚTUOS.

1. I Ts 4.18, "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras".

2. I Ts 5.11, "Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo".

XIV - COMUNHÃO NA SIMPATIA E BONDADES MÚTUAS.

1. Rm 12.15, "alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram."

2. Ef 4.32, "Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo".

XV - DELEITE NA COMUNHÃO DOS SANTOS.

1. Sl 16.3, "Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres nos quais está todo o meu prazer".

2. Sl 133, "2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; 3 como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre".

3. Sl 42.4, "Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como eu ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa de Deus, com brados de júbilo e louvor, uma multidão que festejava".

4. Rm 15.32, "a fim de que, pela vontade de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar as forças".

XVI - EXORTAÇÃO À COMUNHÃO.

Ef 4.1-3, "1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz".

XVII - OPOSTA À COMUNHÃO DOS ÍMPIOS.

1. II Co 6.14-17, "14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas? 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei".

2. Ef 5.11-12, "11 e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; 12 porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso".

XVIII COMUNHÃO EXEMPLIFICADA.

1. Jônatas, I Sm 23.16.

2. Davi, Sl 119.63.

3. Daniel, Dn 2.17-18.

4. Os Apóstolos, At 1.14.

5. Igreja Primitiva, At 2.42; 5.12.

6. Paulo, At 20.36-38.