RESTAURAÇÃO DO TEMPLO, AG 1.1SESS.
Pr. José Antônio Corrêa
INTRODUÇÃO:
1.
No ano 597a.c., Nabucodonozor invadiu Jerusalém, levando muitos ao
cativeiro, inclusive a nata dos judeus, II Rs 24.14. Nabucodonozor,
levou para a Babilônia o Rei Joaquim e colocou em seu lugar um Rei fantoche,
Zedequias. Zedequias se revoltou conta o Rei da Babilônia, provocando uma nova
invasão em Jerusalém e após um cerco de três anos a cidade foi novamente
tomada, sendo que os filhos de Zedequias forma mortos em sua presença e ele
teve seus olhos vazados, 2Rs 25.1sess., sendo levado para a Babilônia.
2.
O império Babilônico caiu perante o Reino da Pérsia em 539a.c., e no ano
seguinte, o Rei da Pérsia, ordenou o retorno de cerca de quarenta e três mil
israelitas com a permissão para reconstruírem o Templo, sob a direção de
Zorobabel e Josué, Ed 1-3.
3.
Os judeus otimistas deram início à reconstrução de sua pátria, e principalmente
a reconstrução do Templo. Contudo por causa de pressões de seus inimigos, os
samaritanos, a reconstrução foi paralisada por dezoito anos, Ed 4.
4.
Foi no final deste período de dezoito anos de paralisação, já no segundo ano do
reinado de Dario, que os profetas Zacarias e Ageu profetizaram. Suas mensagens
enfocavam a paralisação da reconstrução, e ao mesmo tempo, encorajavam o
reinicio das obras.
5.
O que foi que levou os judeus a paralisarem a reconstrução do Templo? Vejamos o
que nos revelou a Palavra de Deus em relação a paralisação da reconstrução do
Templo:
I - REVELOU O DESÂNIMO DO POVO
VS. 2.
1.
Talvez muitos tentassem justificar o seu desânimo, colocando a culpa em seus
inimigos.
2.
O desânimo é um caos na obra de Deus. Ele pode nos levar a uma indiferença.
3.
Ele é contagioso, Nm 32.1-7.
4.
Uma das exigências de Deus para que Josué pudesse fazer o povo entrar na Terra
de Canaã, era que ele jamais deveria permitir que o desânimo acometesse sua
alma, Js 1.6-9.
5.
O desânimo, é uma arma de Satanás, para impedir o progresso da obra de Deus.
II - REVELOU O EGOÍSMO DO POVO
VS.4.
1.
Eles moravam em casa estucadas, modernas para aquele tempo, mas a Casa de Deus,
estava assolada, deserta, em ruínas. No Vs. 9, o profeta nos informa que
"...cada um se preocupava com sua própria casa e não com a Casa de
Deus".
2.
Um crente que não é dizimista, normalmente é um crente egoísta. Sua casa às
vezes, é bem aparelhada, mas o que importa se a Casa de Deus está caindo aos
pedaços?
3.
Se queremos construir a Casa de Deus, devemos banir o egoísmo de nossas vidas.
Ele é caracterizado quando:
a.
Nós amamos excessivamente a nós mesmos, II Tm 3.2,
b.
Nós nos agradamos a nós mesmos, Rm 15.1,
c.
Nós buscamos somente nossos interesses, Fp 2.21; I Co 10.33.
4.
É incompatível a construção de Santuário de Deus com o nosso egoísmo. Devemos
cuidar de nossa casa, mas muito mais devemos cuidar da Casa de Deus.
III - REVELOU A PROFUNDA MISÉRIA EM
QUE O POVO CAIU
VS. 6.
1.
No Vs. 6, temos alguns pontos importantes:
a.
"Semeadura incompatível com a colheita",
b.
"Alimentos insuficientes para saciar a fome do povo",
c.
"Roupas insuficientes",
d.
"Salário baixo", que não podia atender as necessidades básicas do
povo.
2.
Vs. 9-11. Esta miséria era proveniente da ação de Deus, de retirar suas
bênçãos:
a.
"O pouco soprado", Vs. 9,
b.
"A natureza sendo transtornada", Vs. 10, 11.
3.
Os judeus pensavam em evitar a pobreza, não gastando seus recursos na
construção, guardando o dinheiro para si. Não sabiam que deveriam cuidar
primeiramente da obra de Deus, para serem abençoados depois. A pobreza, pelo
contrário, vem por nós não cuidarmos primeiramente da obra de Deus, Mt 6.33;
Ml 3.10-12.
IV - REVELOU O DESAGRADO DO SENHOR
VS. 8.
1.
Deus seria glorificado somente com a construção em andamento. Com ela
paralisada, estacionada, o Senhor estava triste.
2.
Quando Deus está descontente conosco, retira de nós as suas bênçãos e
consequentemente estaremos sujeitos aos castigos pela desobediência, Dt
28.15sess.
CONCLUSÃO:
1.
Resposta do povo:
a.
Ouviram a voz de Deus, Vs. 12,
b.
Temeram ao Senhor, Vs. 12,
c.
Receberam a presença do Senhor, Vs. 13.
2.
Então o Senhor capacitou os líderes para o início das obras, Vs. 14.