CONVERSÃO, EF 2.1-10.

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO:

Antes de conhecermos a Palavra de Deus, vivíamos sob o comando de Satanás e com súditos de seu reino na terra. Porém graça a atuação de Cristo, mediante o seu sacrifício na cruz do Calvário, nós fomos alcançados pela graça de Deus e passamos por uma mudança real de vida. "VAMOS VER NESTA NOITE COMO ERA NOSSA VIDA ANTES DE CONHECERMOS A GRAÇA DE DEUS E COM PASSOU A SER NOSSA VIDA APÓS ESTA EXPERIÊNCIA COM A PALAVRA DE DEUS E COM O SENHOR JESUS CRISTO"

I - VIDA SEM CRISTO.

1. "Mortos em ofensas e Pecados". Este estado espiritual começou na Queda, Gen.3.1sess. Porém não somente está envolvida a morte espiritual, mas também a morte física, Rm 5.12; 6.23.

2. "Andar segundo o curso deste mundo". Ou sejam seguiam padrões mundanos. A palavra "curso", vem do termo grego "aion" - aion, que indica um "período", ou "era". É uma certa espécie de vida que caracteriza certo período de tempo.

3. "Andar segundo o príncipe das potestades do ar". Evidentemente que este "príncipe", é o próprio Satanás, Jo 12.31; II Co 4.4, "deus deste século". A palavra "potestades", se refere a graduações de espíritos malignos, que vivem sob o comando do Diabo.

4. "Viver no espírito que opera nos filhos da desobediência". O mal aqui, aparece com um ser espiritual maligno. Por traz da desobediência a Deus, há o dedo de Satanás. É o diabo que leva os filhos de Deus à desobediência e à rebelião, 1Sm 15.22-23; Rm 13.1sess.

5. "Andar nos desejos da carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos". Não somente o corpo esta pervertido, mas também a mente, Rm 12.1-2.

6. "Viver como filhos da ira". Por causa do pecado, o ser humano, prova a ira de Deus, Jo 3.18.

7. É esta a vida que você está vivendo?

II - VIDA COM CRISTO.

1. "Ele nos deu vida", Vs. 1, 5); Jo 3.15. Esta vida nos foi dada, "juntamente com Cristo", Cl 2.13.

2. "Provamos a misericórdia e o amor de Deus, Vs. 4. A palavra "misericórdia", traz a idéia de "compaixão", "dó", "simpatia", Rm 6.23.

3. "Temos nossa ressurreição garantida", Vs. 6. As bênçãos de Deus, incluem presente e futuro, I Co 15.51-58.

4. "Temos a salvação que não nos custa nada", Vs. 7, 8, 9.

5, "Fomos feitos novas criaturas", Vs. 10; II Co 5.17. O objetivo principal de ser "novas criaturas", esta no fato de que precisamos, através de nossas "boas obras" , glorificar a Deus, junto ao mundo em que vivemos, Mt 5.14-16.

CONCLUSÃO:

1. Realmente, todos que fomos alcançados pelo Poder Salvador de Deus, provamos uma real mudança em nossas vidas, mudança esta operado pela ação do Espírito de Deus em nosso íntimo, em nosso interior.

2. Você que não é crente em Cristo, não deseja que esta mudança ocorra também em ti? Receba a Palavra de Deus e isto ocorrerá também na sua vida.