IMPERATIVOS NO CONVITE DE JESUS

MT 11.28-30

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Texto: "28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve".

 

INTRODUÇÃO:

 

1. Este trecho da Palavra de Deus relata um dos mais importantes convites de Jesus ao pecador necessitado. Devemos notar dois pontos importantes:

a) Jesus aqui não está chamando o pecador para segui-lo, embora Ele fez isto muitas vezes e embora também, esta idéia possa estar implícita.

b) Jesus também não está chamando o pecador para entrar no Reino de Deus, mas aceitando este convite, o pecador adentra as portas do Reino.

2. Jesus está convidando você, para vir a Ele. Vejamos os três imperativos do convite de Jesus:

 

I - PRIMEIRO IMPERATIVO: "VINDE A MIM TODOS"

 

1. "Todos", implica em universalidade. Isto equivale a dizer que todas as criaturas humanas independentemente de raça, cor, sexo, etc., estão sendo convidadas.

2. O plano de salvação de Deus, foi elaborado para todo ser humano. Em Jo 3.16, temos: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna". Devemos notar no texto a expressão "...para que todo aquele...", que envolve qualquer ser humano.

3. As palavras de Jesus em relação à salvação eram palavras que tinham alcance mundial. Olhando em Jo 6.35-37, vemos: "35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36 Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes. 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". Vejam algumas declarações no trecho:

a) "Aquele que vem a mim, não terá fome", Vs. 35. Qualquer um pode ter a sua fome espiritual saciada. É por esta razão que Jesus se coloca no texto como "Pão da Vida". Devemos lembrar que o pão em toda a Palavra de Deus é símbolo da subsistência necessária, Is 36:17, "até que eu venha e vos leve para uma terra como a vossa; terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas".

b) "Quem crê em mim, nunca terá sede", Vs. 35. Qualquer um pode crer e matar sua sede espiritual. Jesus não somente é "Pão da Vida", mas é também "Água Viva", Jo 4:14, "aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna".

c) "Todo o que o Pai me dá, virá a mim", Vs. 37. Esta expressão só pode ser entendida dentro do princípio da presciência de Deus. O Pai dá a Jesus aquele que Ele vê de antemão.

d) "O que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora", Vs. 37. Qualquer um pode vir a Jesus.

4. Os próprios discípulos pregavam uma salvação universal:

a) João, o evangelista, Jo 1.12, "Todos quantos o receberem, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". A filiação junto à família de Deus, é universal no sentido de que é extensiva a "todos os homens", mas só a conseguem aqueles que estão dispostos a receber o Filho de Deus, como Salvador e Senhor.

b) Pedro e os demais Apóstolos, At 2.6-11, "6 Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas; e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia, o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e a Panfília, o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvimo-los em nossas línguas, falar das grandezas de Deus". No dia de Pentecostes havia uma miscelânea de povos de diversas raças em Jerusalém e todos puderam ouvir as "grandezas de Deus", cada um em sua própria língua, na verdade um sinal de que a salvação de Deus atinge todas as raças e não somente o povo judeu.

c) Pedro, At 2.37-38, "37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". Embora não haja relato de que pessoas gentias tenham aceitado a salvação de Deus, é possível que muitas delas estavam entre a multidão compungida com a pregação do apóstolo, e receberam o batismo, conforme o vs. 41, "Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas".

d) Lucas, fazendo menção ao ministério de Paulo, diz em At 9.15, "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel." Paulo, aqui, foi escolhido pelo próprio Senhor para ser missionário aos gentios, e cumpriu dignamente sua missão conforme vemos no Livro de Atos dos Apóstolos e em suas cartas escritas às igrejas.

5. Esse "todos", inclui você. Jesus te convida nesta noite.

 

II - SEGUNDO IMPERATIVO: "TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO"

 

1. A palavra "jugo", "zugov" – zugos no grego, refere-se a um tipo de canga, um instrumento usado para animais (bois, cavalos), como uma "trela", onde dois animais eram ligados um ao outro, para puxarem carroças, arados, etc. Temos aqui a idéia de unidade e submissão, já que um boi ou cavalo atrelado, tinha que ficar junto de seu companheiro de trela e se submeter ao cocheiro, aquele que conduzia a carroça.

2. A figura do "jugo", é contrastada aqui com o "jugo da lei", imposto pelas tradições da religião judaica. Jesus oferece um "jugo" que se deriva de seu perfeito conhecimento do Pai, conforme vemos no Vs. 27: "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar". Jesus sabia o que o Pai realmente desejava dos homens, bem como o verdadeiro caminho para que os homens pudessem voltar para Deus.

3. Há muitos jugos que estão sobre as pessoas:

a) Jugo do pecado, Jo 8.34, "Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Este jugo leva o homem à morte".

b) Jugo do trabalho, Gn 3.19, "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás". O jugo do trabalho leva o homem à canseira física e mental.

c) Jugo político. Este julgo existe em todos os países, tanto nos países capitalistas, bem como nos países socialistas, comunistas e totalitários, onde, muitas vezes o homem é submetido pelos governantes a escrúpulos, pressões sociais, carga tributária insuportável, leis injustas, etc.

d) Jugo religioso. Tem a ver com a alma do indivíduo. Jesus censurou seriamente os fariseus em razão do jugo que impunham sobre seus seguidores, Mt 23.2-4, "2 Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. 3 Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los".

3. Contudo devemos estar sobre o jugo de Jesus:

a) Ele é suave,

b) Seu fardo é leve.

4. Jesus deseja libertá-lo de todos estes jugos que o mundo tem colocado sobre os teus ombros:

a) Vs. 28, "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" - alívio.

b) Vs. 29, "Encontrareis descanso para as vossas almas" - salvação eterna.

5. Aceite o jugo de Jesus sobre você!

 

III - TERCEIRO IMPERATIVO: "APRENDEI DE MIM"

 

1. Jesus tem muito a ensinar a você. Ele é o supremo e divino mestre. Três coisas o versículo nos sugere, para que aprendamos de Jesus:

a) Aprender sua mansidão, "sou manso..." . Devemos lembrar-nos, de que os mansos herdarão a terra, Mt 5.5, "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra". A mansidão, é um princípio inerente do verdadeiro cristão, Ef 4.1-2, "1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor".

b) Aprender sua humildade, "sou... humilde de coração". É na humildade que vamos penetrar nas profundezas de Deus, Lc 10.21, "Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado". A palavra "pequeninos", nos fala de pessoas humildes, não de orgulhosos ensimesmados em sua sabedoria carnal. Jesus também ensinou que só os humildes em seu espírito, entrarão no Reino de Deus, Mt 5.3, "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus".

c) Aprender a descansar no Senhor, "encontrareis descanso para as vossas almas". Descansar no Senhor é entregar todos nossos cuidados para Ele, sem quaisquer reservas e confiar que Ele cuidará de cada coisa por nós, Mt 6.31-33, "31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

3. Só há verdadeira felicidade, quando você descansa no Senhor, pois este descanso começa aqui e continua na eternidade, Ap 14.13, "Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham".

 

CONCLUSÃO:

 

1. Jesus está te convidando nesta noite e o convite dele abrange dois pontos:

a) Ele te convida para você tomar o jugo que Ele te oferece. Este jugo é leve e suave.

b) Ele te convida para você aprender com Ele. É um aprendizado que começa neste mundo e continua na eternidade.

2. Descanse sua alma nos braços de Jesus, o Deus Eterno. Busque o "Reino de Deus e sua justiça, que as outras coisas te serão acrescentadas", Mt 6.33.